Coisas que os cães percebem nos humanos

Quem é dono de um cão já se perguntou ou já percebeu as coisas que os cães são capazes de perceber nos seres humanos. A intuição dos cachorros é muito forte e eles podem sentir determinadas emoções humanas sem que precisemos dizer palavra alguma.

O cérebro canino reage às emoções humanas

Muitos donos de cães garantem que os seus pets podem perceber o que estão sentindo, mas será que isto realmente faz sentido? De acordo com um estudo realizado por pesquisadores húngaros e que foi publicado na revista Current Biology, o cérebro canino é sensível ao estado emocional do seu dono. Os pesquisadores acreditam que os cães e humanos possuem um mecanismo semelhante para processar as informações emocionais.

Para o experimento, os estudiosos treinaram 11 cães (6 Golden Retrievers e 5 Border Collies) para se deitaram e permanecerem quietos no interior de uma máquina de ressonância magnética, a fim de recolherem dados sobre as atividades cerebrais dos animais. Os cães e um grupo de 22 homens e mulheres ouviram aproximadamente 200 gravações de vozes humanas, sons caninos e outros ruídos, enquanto o aparelho registrava as atividades cerebrais. As imagens mostram a ativação do lobo temporal quando os animais e as pessoas ouviram vozes humanas e os sons carregados de emoção, como choro ou riso, provocavam um padrão de atividade semelhante.

A região do cérebro canino é muito parecida ao da encontrada no cérebro humano, o que é uma descoberta inédita em um não-primata.

Coisas que os cães percebem nos humanos

Foto: Reprodução

Em outro experimento, alguns pesquisadores conseguiram provar que os cães podem diferenciar expressões felizes ou furiosas em rostos humanos. Segundo um estudo publicado na mesma revista, os animais podem ter desenvolvido essa capacidade durante a domesticação pelo homem. Ainda de acordo com a pesquisa, os cachorros possuem a lembrança da aparência dessas expressões e conseguem associá-las às emoções correspondentes.

O experimento foi realizado da seguinte maneira: foram mostrados a 9 Border Collies algumas telas sensíveis ao toque, com rostos humanos bravos e felizes. Um grupo de cães foi treinado para tocar no rosto feliz, enquanto outro foi treinado para tocar no rosto bravo para receber um biscoito. Após o período de treinamento, os animais conseguiram acertar o rosto correto entre 70% e 80% das vezes.

Coisas que os cães conseguem perceber nos humanos

Confira a seguir algumas coisas que os cachorros conseguem perceber nos humanos:

• Humor – Os cães são capazes de perceber qual é o nosso humor. Por isto, é comum que eles fiquem estressados quando estamos nervosos e que não saiam do nosso lado quando estamos tristes;
  • Falta de atenção – Os cachorros sabem quando não estamos prestando em algo;
  • Desigualdade – Os cães percebem quando são tratados de forma diferente em relação a outro cão;
  • Doença – É comum que os cães fiquem por perto quando o dono está doente;
  • Confiança – De acordo com pesquisadores, os cachorros sabem quando alguém está mentindo.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.