Coisas que os cães detectam através do faro

Os cães são conhecidos pela fidelidade, companheirismo e pelo carinho que oferecem aos seus tutores. Além disso, os cachorros têm a fama de terem um faro bem aguçado. Para se ter uma ideia do poder que o focinho deles possuem, os seres humanos possuem cinco milhões de receptores olfativas, enquanto os caninos têm 300 milhões. Por essa razão, o olfato desses animais é altamente sensível e consegue reconhecer cheiros que nós nem imaginamos que existem.

Sendo assim, são utilizados para diversas atividades que auxiliam os humanos, como detectar drogas, pessoas soterradas, explosivos e uma série de elementos que não são perceptíveis pelo olfato dos homens. Neste artigo, vamos conhecer melhor as habilidades dos cães ao que se refere ao poder dos focinhos.

Coisas detectadas pelo olfato dos cães

Coisas que os cães detectam através do faro

Foto: Reprodução/ internet

Doenças

Alguns cães são treinados para reconhecer doenças que afetam o organismo humano, e isso muitas vezes pode ser a salvação dos pacientes, tendo em vista que quanto mais cedo uma doença for descoberta, mais chances de cura ela terá. Levando isso em consideração, os cachorros já podem detectar câncer e diabetes.

No caso de câncer, os peludos conseguem essa façanha pois são capazes de sentir o odor que pessoas com as células cancerígenas exalam pela boca. Já com relação a diabetes, alguns cães podem avisar seus tutores quando os níveis de glicose estão baixos, evitando consequências danosas para os diabéticos. Além disso, cientistas afirmam que o faro desses animais pode ser a chave para explicar como eles conseguem prever crises epiléticas.

‘Ovulação’ bovina

Com o intuito de aumentar o rebanho, alguns produtores de gado utilizam-se da inseminação artificial nas vacas. Entretanto, algumas vezes, o sêmen utilizado é proveniente de touros famosos e, por isso, o valor cobrado por esse elemento é altíssimo. Para não errar o período fértil da vaca e assim não ter que gastar o dinheiro à toa, muitos fazendeiros estão utilizando de cães que consigam prever a ovulação.

Cocô de baleia

O trabalho de farejar cocô de baleia não é um dos melhores, mas os cães que conseguem colocar em prática essa função, desempenham um importante papel no monitoramento da saúde desses mamíferos aquáticos. Os cachorros desempenham esse papel porque, ao contrário do que as pessoas pensam, as fezes das baleias não ficam boiando, elas afundam meia hora depois de liberadas. E os peludos sentem o odor dos dejetos com até 1,5 quilômetros de distância.

Pirataria

Estamos cansados de ver cachorros acompanhando policiais em algumas operações. Entre elas, o combate à pirataria. Veja só como o faro dos cães é apurado: eles são capazes de reconhecer o cheiro de um elemento presente na composição dos DVD’s.

Inimigos

Essa é mais uma forma que os cães mostram o quanto são fiéis ao seus donos. Eles podem reconhecer o inimigo pelo faro, além disso têm a capacidade de descobrir explosivos, armadilhas etc. Por essa razão, são bastante utilizados em guerras.