Como calcular a idade do cachorro?

Você sabe calcular a idade humana de seu cão? Será que é apenas multiplicar por 7? Aprenda

Há uma crença popular sobre como calcular a idade do cachorro. De acordo com o senso comum, para saber a idade do cão em aspectos mais humanos seria necessário multiplicar a idade real do animal por sete. Mas, será que essa técnica está correta? Será que ela realmente oferece um resultado satisfatório?

Para alguns estudiosos, a “idade humana” dos cães não se refere a fatores alheios aos animais, mas sim com relação ao porte que eles vão apresentar na fase adulta. Segundo a BBC Brasil, os cachorros são a espécie mamífera mais diversificada do mundo, pois variam de corpo, pelos, cor e, principalmente, peso, podendo variar de 3 kg até 90 kg.

Portanto, para calcular a idade do cachorro, é preciso levar em consideração o porte do animal e a idade natural que ele apresenta, uma vez que são feitos dois cálculos. A técnica foi desenvolvida pela BBC levando em consideração os dados fornecidos pela Kennel Club do Reino Unido e pela Veterinary Medical Database dos Estados Unidos.

Para saber a idade do cachorro é preciso fazer dois cálculos considerando raça e peso

A técnica da multiplicação por 7 para descobrir a idade humano do cão não é certa (Foto: depositphotos)

Veja como calcular a idade do cachorro

De acordo com o método da BBC, é preciso fazer dois cálculos. O primeiro deve ser elaborado quando o cachorro tiver nos dois primeiros anos de vida, levando em consideração o peso que ele apresenta. Assim, você deve multiplicar da seguinte forma:

Para os dois primeiros anos de vida
Cachorros pequenos Multiplique cada ano por 12,5
Cachorros médios Multiplique cada ano por 10,5
Cachorros grandes Multiplique cada ano por 9

*Considere que:
Cães pequenos = até 9 kg
Cães médios = entre 10 e 23 kg
Cães grandes = mais de 24 kg

Já a partir do terceiro ano de vida do cão, é preciso levar em consideração a raça dele. Isto porque, raças menores tendem a atingir a maturidade mais cedo, porém têm mais tempo de vida adulta. Enquanto que as raças maiores demoram a amadurecerem, mas acabam envelhecendo mais rápido. Por isso, temos:

Cachorros pequenos (multiplicar cada ano por)
Lhasa Apso Multiplique cada ano por 4,49
Shih Tzu Multiplique cada ano por 4,78
Chihuahua Multiplique cada ano por 4,87
Beagle Multiplique cada ano por 5,20
Cocker Spaniel Multiplique cada ano por 5,55
Pug Multiplique cada ano por 5,95
Buldogue Francês Multiplique cada ano por 7,65
Cachorros médios
Labrador Retriever Multiplique cada ano por 5,74
Golden Retriever Multiplique cada ano por 5,74
Staffordshire Bull Terrier Multiplique cada ano por 5,33
Cachorros grandes
Pastor Alemão Multiplique cada ano por 7,84
Boxer Multiplique cada ano por 8,90

Caso o seu cachorro não esteja citado na tabela anterior, tente fazer o cálculo referente a uma raça com características semelhantes. Já com relação aos animais mestiços, a média de vida é de 1,22 ano a mais do que os de raça pura, é o que diz Dan O’Neill, da Petts Wood, responsável por esta investigação em sua pesquisa de PhD para o Royal Veterinary College de Londres.

Para fazer o cálculo de maneira mais fácil, a BBC criou uma calculadora que revela a idade do animal com aspectos humanos, além de expor quantos anos ele teria segundo a teoria do vezes sete e uma prévia expectativa de vida. Para fazer a do seu cão, clique aqui.

Como surgiu a teoria da multiplicação do sete?

Segundo a BBC, nos registros não há ninguém que reivindique a responsabilidade da teoria que multiplica a idade real do cão por sete, para saber a “idade humana” do animal. Acredita-se, porém, que ela tenha surgido através dos livros de matemática, os quais pediam tal operação às crianças e a partir de então as pessoas passaram a acreditar nesta teoria.

Para a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o amadurecimento dos cães é diferente dos humanos e há diferença com relação a fase idosa do animal levando em consideração seu porte.

Em material divulgado pela organização, por exemplo, um cão com um ano de vida tem um amadurecimento semelhante a de um humano com 15 anos e não a de uma criança de 7 anos. “Um cão grande amadurece mais lentamente no início, mas já pode ser considerado um idoso por volta dos 6 anos de idade. Já os cães de raças pequenas são considerados idosos com cerca de 10 anos”, explica a Abinpet.

Receita de bolo de aniversário para cachorros

Por esta razão, quem deseja calcular a idade do cachorro, precisa estar atento ao porte do animal. Além disso, ainda levando em consideração a BBC, é possível que um cão pequeno seja mais velho que um grande quando durante os dois primeiros anos de vida, porém ele pode ficar mais novo aos 5 anos. Isto tudo, devido ao envelhecimento do cães maiores que é mais acelerado que os menores.