,

Cães não gostam de pessoas que ignoram seus donos

Você é daqueles que compartilham da mesma ideia da frase: “Não confio em pessoas que não gostam de cachorro, mas confio totalmente num cachorro quando ele não gosta de uma pessoa”? Se sim, você não vai se surpreender com a notícia de que animais não gostam de pessoas que ignoram os donos deles.

O estudo dirigido pelo professor de psicologia da Universidade de Kyoto Kazuo Fujita, no Japão, comprova o que muitos apaixonados e fãs de cães já sabem, eles realmente são fieis e se doem pelos seus tutores. Mas para quem não acreditava nessa história de que cão não é companheiro, aí vai uma  prova concreta.

Estudo

Um grupo de 54 cães foram colocados observando os seus donos em diferentes situações. No primeiro caso, estão três pessoas em cena, o tutor e outras duas desconhecidas pelo cachorro. O dono pede ajuda a uma das pessoas e é atendido. Já a terceira fica neutra. No segundo caso, o dono repete a ação do lado de outra pessoa, mas desta vez não é ajudado.

Os cães depois de ver a situação, passam por dois testes. A pessoa que ajudou e a neutra oferecem comida ao animal e ele não tem preferencia entre as duas. Em outro momento, a pessoa que não quis ajudar os seus tutores dão comida aos cães, mas em apenas um caso foi aceito.

Para o diretor do estudo, essa é uma prova que os animais reconhecem e fazem análises sociais e emocionais das pessoas independentemente de seus interesses pessoais. Por exemplo, ele não aceitou a comida, mesmo querendo. Só por causa da ação hostil de uma determinada pessoa com seu dono.

Cães não gostam de pessoas que ignoram seus donos

Foto: Reprodução

Companheirismo

Os cães têm uma vida muito curta se comparadas a nossa, por isso já demonstram os seus afetos e carinhos desde cedo. Sempre retribuem com lambidas e afagos o que o dono tenta fazer de melhor para sua vida.

Há maneiras de descobrir se seu cão realmente gosta de você, preste atenção em algumas:

  • Balançando o rabo: Todo mundo sabe que o rabo do cão é quase o sorriso dele. Se quando você voltar para casa, ele o receber com o rabinho balançando, tenha certeza, ele está muito alegre em lhe ver;
  • Seguindo-te: Cães que seguem os donos, demonstram o quanto são grudados neles. Essa é uma forma de aproveitar o máximo de tempo junto que ele tem com você;
  • Lambidas: Podemos chamar de beijos;
  • Pulos: É uma forma alegre de receber o dono em casa. Muitas vezes é uma tentativa de alcançar o rosto para um ataque de lambidas;
  • Dormindo perto de você: Quando dorme, o cão fica vulnerável. Se ele optar por dormir perto de você, é uma prova que ele se sente seguro ao seu lado;
  • Sorrindo: Sim, os cães também sorriem! Se você já teve essa impressão ao brincar com seu amiguinho, saiba que você não estava imaginando coisas, ele provavelmente deveria está feliz com sua presença.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.