Você deixa seu cachorro cheirar tudo em volta?

Em uma caminhada, você deixa seu cachorro cheirar tudo em volta? Se a resposta for positiva, saiba que provavelmente isso pode se tornar um problema no futuro.

Na verdade, deixar o cão cheirar tudo em volta pode ser um problema diante de um possível passeio sem guia. Nessas ocasiões, é necessário ter o domínio sobre o cãozinho e para isso você vai precisar trabalhar adestramento e disciplina.

É claro que nem sempre é aconselhável andar com o cão sem guia. Mas quando ocorrer situações como essa, você precisa estar pronto e em sintonia com o seu animal de estimação.

Por que cachorro cheira tudo?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer como funciona o organismo dos cães. Por exemplo, de acordo com a professora de biologia, Ana Luisa Miranda Vilela, a quantidade de células sensoriais olfativas dos seres humanos é bem inferior a dos cães.

Quando um cão cheira tudo o que quer, ele passa a não atender aos comandos do tutor

É muito comum que os cães parem muitas vezes durante um único passeio para cheirar (Foto: depositphotos)

Enquanto os humanos possuem aproximadamente 20 milhões de células sensoriais, sendo que cada uma tem seis pelos sensoriais. Os cães possuem “mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pelos sensoriais”, explica a bióloga no site Anatomia e Fisiologia Humana (AFH).

Assim, por possuírem uma quantidade superior de células olfativas, os cães tendem a cheirar tudo em sua volta. Com isso, os cheiros chegam ao animal com mais facilidade, despertando o interesse do pet.

Toda essa habilidade do cachorro faz com que ele queria cheirar tudo, principalmente quando se está em ambientes novos. Por isso, é muito comum que os cães parem muitas vezes durante um único passeio.

Por exemplo, é normal que os cachorros se interessem por farejarem matinhos, árvores, postes, paredes e até mesmo montes de terras. Muitos desses locais possuem cheiros de outros animais, por isso são tão atrativos para outros cães.

Veja tambémCoisas que os cães detectam através do faro

Por que não se deve deixar o cachorro cheirar tudo em volta?

Durante um passeio, você deve se posicionar como líder. Isso significa dizer que você é quem decide o momento de parar, quando deve-se continuar o passeio, quando o cão vai poder interagir e quando estiver na hora de voltar para casa.

Quando essa hierarquia não ocorre, é comum ver tutores sendo submetidos às vontades do cãozinho. Nesse sentido, o cão escolhe quando, onde e por quanto tempo ele para. Além de não atender aos comandos de voz do dono.

Consequentemente, é comum ver durante os passeios puxões de guia, cães sendo puxados e até mesmo alguns gritos por parte do tutor. Tudo isso denota a falta de liderança do dono, tornando-se refém das vontades do cão.

Nesse sentido, adestradores recomendam que o cão aprenda quem é líder da família. Dessa forma, saberá como se comportar diante das vontades do tutor. E isso inclui não deixar o cão cheirar tudo em volta.

Isso porque, quando um cão cheira tudo o que quer, ele passa a não atender aos comandos do tutor, como o “vem”. Para contornar essa situação, é necessário colocar em prática algumas técnicas.