Verão: saiba como estimular o cão a beber mais água

É importante hidratar os cães, principalmente no verão. Sendo assim, saiba como estimular o cão a beber mais água nessa época do ano. Uma vez que nem todos os animais costumam tomar esse líquido, por mais quente que esteja.

Além de evitar a desidratação, o consumo de água na vida dos cães ajuda a evitar outros problemas de saúde. Um bom exemplo disso é a insuficiência renal aguda, causada pela perda de água no corpo do cachorro.

Saiba como estimular o cão a beber mais água no verão

Confira três dicas de como estimular o cão a beber mais água durante o verão. Essas são técnicas dadas pelos veterinários da clínica VetQuality, visando o melhor consumo por parte dos cães.

1. Usar um pote maior

Um pote de maior tamanho pode ser mais atrativo para o cachorro. Por isso, é indicado investir em pote com mais capacidade para água.

2. Ter mais de um pote em casa

Espalhar vários potes em casa é uma forma de atrair o cão para beber mais água. Desta forma, principalmente na época mais quente do ano, é bom deixar mais de um pote onde o cão vive.

Veja também: A quantidade ideal de água por dia para um cão adulto

Isso tudo porque muitas vezes o cão deixa de beber água por preguiça de sair de onde está dormindo para ir até o bebedouro. Deixando mais de um pote em casa, especialmente em lugares estratégicos, aumenta as chances do cão beber. Uma dica é deixar a água bem próximo dos lugares favoritos do cão.

3. Deixar a água sempre fresca

Outro ponto importante é sempre deixar a água fresca nos potes. Por isso, é indicado ficar trocando várias vezes ao dia. Desta forma aumenta as chances do cão se interessar pelo líquido.

‘Meu cachorro parou de beber água’: o que fazer?

Para estimular o cão a beber mais água vale espalhar vários potes com água pelos cômodos

A falta de água, além de causar a desidratação, pode desencadear problemas renais (Foto: depositphotos)

Além das dicas oferecidas pelos veterinários da VetQuality, existem outros truques que podem fazer com que o cão se interesse em beber mais água. São eles:

Veja também: Quanta água meu filhote precisa tomar?

• Exercitar o cão: Quando o tutor brinca com o cão ou sai para passear com ele, normalmente o animal acaba ficando cansado e com sede. Por isso, exercitar o cachorro é uma boa dica;
  • Colocar gelo na água: Essa dica é boa para os cachorrinhos que adoram brincar com tudo que encontram. Pois, na tentativa de pegar o gelo na água eles se divertem ao mesmo tempo em que bebem o líquido;
  • Bacias com desenhos no fundo: Outra forma atrativa para os cães que gostam de diversão, é usar como bebedouro potes personalizados com desenhos de ossinho no fundo. O cão vai ficar tentando pegar o que está desenhado e vai beber água ao mesmo tempo;
  • Potes sempre limposO tutor pode até achar que não, mas os cães percebem quando há sujeiras em seus potes. Por essa razão, muitos deles optam por não beberem da água nesse estado. Por isso, é importante sempre manter os potes limpos e com água fresca.

A importância do consumo de água nos cães

Existem dicas para estimular o cão a beber mais água durante o verão

Deixar água fresca nos potes pode estimular seu consumo (Foto: depositphotos)

Assim como no caso dos seres humanos, os cães também podem ficar desidratados com a falta de água no organismo. Esse problema é muito sério e, em casos severos, pode até levar o cão à morte.

Quando o animal está há muito tempo desidratado, existe o risco de apresentar doenças severas. “A perda de água, sangue ou plasma são as principais causas de insuficiência renal aguda (IRA), provocadas por falta de volume do líquido circulante”, explica um artigo da Renal Vet International.