Veneno de sapo infecta cachorro: veja o que fazer nesses casos

A curiosidade e capacidade de exploração são grandes características de cães, principalmente quando ainda são filhotes. Mas tanta bisbilhotice pode acabar sendo perigosa para à saúde do animal caso, por exemplo, ele se depare com um sapo venenoso e tente pegá-lo.

A maioria dos sapos são inofensivos, mas existem algumas espécies que podem machucar o seu cão, como os pertencentes ao gênero Bufo, como o sapo-cururu ou sapo-boi, que podem chegar a matar o cachorro.

Quando um cão entra em contato com o veneno do sapo, a substância pode afetar o sistema nervoso e coração, levando o cachorro a ter convulsões e colapsos, podendo chegar a óbito em apenas 30 minutos.

Agindo em casos de contato de pet com veneno do sapo

Se o pet tiver contato com o veneno de sapo leve imediatamente ao veterinário

A primeira coisa a se fazer é lavar a boca do cão (Foto: depositphotos)

O livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, da autora Amy D. Shojai, ensina o que os tutores devem fazer caso o cachorro entre em contato com o veneno de sapo.

Enxague a boca do animal com água

Caso você encontre seu cão mordendo um sapo, não espere nenhum tipo de reação dele e imediatamente enxague a boca do cachorro. Isso fará com que o gosto ruim do sapo saia e também reduzirá a toxicidade, caso ele seja um anfíbio venenoso.

Você pode usar uma mangueira ou chuveirinho do banheiro para injetar a água com mais pressão na boca do cachorro. Outra opção são seringas sem agulhas e borrifadores de plantas. Enxague a boca do animal por 3 a 5 minutos.