, ,

Os cuidados necessários com a respiração dos cães no inverno

Você já deve ter percebido que alguns cães possuem um focinho achatado, não é mesmo? Pug, buldogue inglês, buldogue francês, boxer, shih tzu são algumas das raças que possuem esta característica física, além de outras que também comungam do mesmo aspecto. Todos estes animais são chamados, cientificamente, de braquicéfalos exatamente por terem esta estrutura no focinho.

Apesar de serem lindos e fofos, os cãezinhos que possuem o focinho achatado podem sofrer muito no inverno, isso porque devido a esta característica eles podem ter diversos problemas respiratórios. Por esta razão, quem possui um pet com este aspecto precisa ter cuidados redobrados durante esta estação, tendo em vista que com o simples ato de respirar, o peludo pode contrair alguma doença.

Como funciona a respiração dos cães braquicéfalos?

Todo mundo sabe que o focinho dos cães é por onde o ar é inspirado e expirado, mas poucas pessoas sabem que este canal também é responsável por aquecer e purificar o ar que é levado para os pulmões. Esse processo ocorre naturalmente no focinho do pet, mas quando trata-se de um cachorro braquicéfalo a respiração pode não decorrer naturalmente.

A falha na respiração dos cães com o nariz achatado é devido a falta de um percurso longo do ar dentro das vias respiratórias. Em outras palavras é possível dizer que os animais braquicéfalos, por não possuírem um focinho comprido, não conseguem aquecer o ar que respiram e nem purificá-lo como deveriam, permitindo que o ar chegue aos pulmões de forma indevida.

Os cuidados com a respiração dos cães durante o inverno

Foto: Depositphotos

Desta forma, os peludos que possuem essa característica estão mais propensos a desenvolver problemas respiratórios devido ao ar frio, seco e poluído. Assim, eles podem contrair traqueobronquite ou tosse dos canis, doenças que têm como sinais clínicos tosse, espirros, febre, coriza, falta de apetite entre outros.

Formas de proteger o peludo de focinho achatado

• Poucos banhos: No inverno a quantidade de banhos pode ser diminuída, uma vez que desta forma é possível evitar que os animais fiquem expostos à temperaturas mais baixas. Além disso, quando for dar o banho, utilize água morna e seque-o bem. Outra dica é evitar que o animal saia logo após um banho quente, tendo em vista que pode ocorrer um choque térmico. Para ajudar na higienização, escove o pelo do pet  todos os dias, assim é possível retirar as sujeiras superficiais e os pelos mortos;
  • Proteção contra correntes de ar: Se o cachorrinho dorme dentro de casa, escolha uma cama ou tapete confortável para evitar que ele durma diretamente no chão. Já se ele dorme no quintal, busque comprar uma casinha pra protegê-lo das correntes de ar que facilitam ainda mais a contração de doenças respiratórias nos peludos. Outra maneira de proteger o pet é usando roupinhas apropriadas para o tamanho e pelagem dele, tendo em vista que cães com pelos mais curtos sentem mais frio que os das pelagens compridas;
  • Cuidado com os passeios: Passear em épocas frias é sempre um desafio, principalmente quando o dia está chuvoso. Sendo assim, é importante que o tutor fique atento às temperaturas para que saia para dar uma volta com o peludo somente nos horários mais quentes. Assim a respiração do animal não é tão exposta, configurando assim em menos chances de ficar doente.