Saiba os motivos e aprenda soluções para o choro em cães

Os motivos para o choro de um cãozinho podem ser muito variados e indicam determinada necessidade ou sentimento. Em alguns casos, um cachorro pode chorar simplesmente por estar procurando atenção e carinho do dono. No entanto, o choro também pode sinalizar tristeza, solidão, doenças e outros problemas.

Os donos devem estar sempre atentos aos sinais enviados pelo animal de estimação, para garantir o bem-estar e a saúde dos mesmos.

Motivos pelos quais os cães choram

Na maioria das vezes, os cães que mais choram são os filhotinhos que acabaram de ser levados para a casa do dono. A mudança de ambiente e a nova interação com pessoas desconhecidas, aliada ao fato da separação de sua mãe e de seus irmãozinhos, causam um grande desconforto no animal, o levando a um sentimento de “trauma de separação”. Por ficar sozinho em um novo local na hora de dormir, a sensação de abandono e solidão aumenta e leva o pet ao choro.

No entanto, é importante ressaltar que não são apenas os filhotes que choram por este motivo, pois os cachorros de todas as idades sentem solidão ao passarem muito tempo sozinhos e podem apresentar este tipo de comportamento. Assim, quem deseja ter um cachorrinho em casa deve reservar um período do seu dia para brincar e dar carinho ao animal. Além de desencadear o choro, a solidão do cachorro pode ser responsável pelo aparecimento de problemas psicológicos no animal, como a depressão.

Saiba os motivos e aprenda soluções para o choro em cães

Foto: Pixabay

Fatores físicos, tais como o frio, vento, chuva, fome e sede também podem deixar o animal de estimação estressado e inseguro e, como forma de chamar a atenção dos seus donos, ele começa a chorar para receber algum tipo de conforto.

A falta de comida, de água e a exposição do animalzinho ao frio e ao vento também podem provocar o choro dos cães de qualquer idade. Existe também o choro por manha, aquele em que os cães buscam chamar a atenção do dono para receber afagos.

Se o seu cachorro estiver chorando repetidamente e o comportamento não se encaixar em nenhum dos descritos anteriormente, é importante levar o pet ao veterinário para uma avaliação de seu estado de saúde, uma vez que o choro também pode ser causado por dor.

Truques para evitar o choro dos cães

No caso do cão filhote, é importante que o animalzinho se sinta acompanhado para evitar a tristeza gerada pelo trauma da separação. Após brincar com seu pet, você pode tomar algumas medidas para ajudá-lo a lidar melhor com a solidão. Uma das dicas é deixar a blusa que estava vestindo junto com o cachorrinho, pois assim ele sentirá o seu cheiro e se sentirá acompanhado. Além disso, você também pode deixá-lo com um bichinho de pelúcia ou com um aparelho de rádio ligado em volume baixo.

O pet deve ser mantido em locais onde esteja protegido do frio, da chuva e do vento, além da comida e água estarem disponíveis ao alcance do mesmo a todo momento.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.