Posso levar meu cachorro à praia?

Quem é que nunca quis levar seu melhor amigo à praia para aproveitar o mar e o verão? Pois é, mas será que devemos e podemos realmente levar os pets à praia? Vamos descobrir!

Praias

O calor é um atrativo muito grande para todos os brasileiros irem às praias do país. Na viagem estão os familiares, e nestes está incluso o cãozinho, seu grande amigo, certo?

O que muita gente não sabe quando quer levar o pet para a praia, é que ela traz muitos riscos para a saúde de seu cão: areia, água salgada, sol e calor podem ser um prato cheio para o aparecimento de lesões na pele de seu cão, trazendo inclusive a coceira.

Posso levar meu cachorro à praia?

Os problemas

Os cães possuem pele sensível, e além das lesões que citamos no tópico anterior, pode ser que o cachorro passe a ter problemas no ouvido, pois esta área é mais abafada e fica úmida após os banhos de mar. A água do mar, quando entra no conduto auditivo do cão – algo como um túnel que deixa a umidade abafada –, junto ao calor constante nas praias, acaba formando o ambiente perfeito para que bactérias e fungos se desenvolvam, causando otites. As conjuntivites também são comuns em cães que foram às praias, pois a areia e a ação dos raios solares junto à umidade acabam deixando os pets com olhos vermelhos, lacrimejantes e com uma coceira difícil de suportar.

Existem ainda muitas verminoses às quais os cães estarão expostos, pois outros animais não vermifugados podem ter passado pela areia. A melhor forma de aproveitar a praia com seu pet, é leva-lo, mas apenas passear com ele pelos calçadões, e não pela areia, e sempre de coleira, certo? Não se esqueça nunca de levar uma sacolinha para recolher as fezes de seu amigão, pois ninguém é obrigado a correr o risco de pisar nelas, certo?

O que fazer?

Para lidar bem com o calor, os cães devem ter sempre água bem fresca à disposição e, além disso, separe para ele um local fresco, arejado e sombreado na casa. Você pode, ainda, perguntar ao veterinário sobre os protetores solares para cães, e deve se informar a respeito de uma medicação especial para a prevenção da Dirofilariose, que é uma doença que normalmente é transmitida na praia e acomete o coração dos cães.