O que são manchas de lágrimas em cães?

Alguns cães apresentam uma mancha próxima aos olhos, como uma lágrima de cor mais escura. Denominada epífora pela medicina veterinária, essa mancha de coloração amarronzada é o derramamento de lágrimas pela face do animal, que é causado por vários motivos. As manchas de lágrimas em cães ficam mais evidentes nas raças que apresentam pelo de cor mais clara e/ou raças miniatura.

Manchas de lágrimas: o que são?

Assim como os humanos, os cães também produzem as lágrimas, que têm como função manter os olhos lubrificados e livres de corpos estranhos, como pelos, ciscos etc. Na maioria das raças, a secreção é drenada pelo ducto nasolacrimal, mas, em algumas, a lágrima “vaza” e atinge a região externa dos olhos.

As manchas, que podem ser confundidas com sujeira, são as cromodacriorreias, também chamadas de “lágrimas ácidas”. Quando está muito ácida, a lágrima mancha a região, pois reage com as bactérias que existem na pele e na pelagem.

As raças que normalmente apresentam marcas de lágrima são o poodle, maltês, cavalier king charles spaniel, bulldog francês, shih tzu e bulldog inglês. Nos cães de focinho achatado, o globo ocular mostra-se saltado, o que prejudica de drenagem correta da lágrima, causando o vazamento.

Veja também:  Remela nos olhos do cachorro: o que pode ser e como tratar?

Já as raças que apresentam as marcas de lágrimas, mas não apresentam o focinho achatado e nem os olhos saltados, ficam com a mancha porque há uma grande quantidade de pelo ao redor dos olhos, o que pode causar irritação e, consequentemente, maior produção de secreção. Para evitar as manchas no último caso, basta manter os pelos ao redor olhos sempre bem aparados.

O que são manchas de lágrimas em cães?

Foto: Pixabay

O derramamento de lágrima também pode ser decorrente da obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra, inflamações etc. Aconselha-se levar o cãozinho ao veterinário para verificar se não há nenhum problema físico ocasionando o problema.

Como acabar com as manchas de lágrimas?

Algumas das causas do problema podem ser resolvidas com a retirada dos pelos em volta dos olhos, correção cirúrgica de pálpebras com cílios voltados para dentro, tratamento da conjuntivite e desobstrução do canal da lágrima.

Quando o problema é apenas anatômico, não há muito a ser feito, além da limpeza diária dos olhos e da pelagem amarronzada, com a retirada de crostas que podem se formar na região.

Veja também:  Por que os cães saem com olhos verdes nas fotos?

Manter a região sempre limpa é uma maneira de evitar que a secreção manche o pelo do animal. Recomenda-se passar uma gaze limpa com soro fisiológico no local da mancha, duas vezes ao dia, e depois usar outra gaze para manter a região bem seca.

Existem algumas rações que podem reduzir o pH das lágrimas do cão e evitar que elas manchem o pelo do animal, no entanto, não há comprovação científica para isto. Recomenda-se conversar com um profissional especializado para fazer as devidas alterações na alimentação do seu melhor amigo canino.

Existem produtos específicos que podem minimizar o escurecimento dos pelos do cachorro, mas eles devem ser utilizados com cuidado para não irritar os olhos do animal.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.