O que devo fazer com as fezes do meu cachorro?

As fezes oferecem riscos à saúde humana e de outros animais

Você adora passear com seu animal de estimação? Essa atitude ajuda muito no desenvolvimento dos seus bichinhos uma vez que em contato com o mundo externo eles interagem mais e tornam-se socialmente mais integrados.

Outro benefício direto é para a saúde do seu pet. Na correria do dia a dia e com os ambientes cada dia mais fechados, respirar ar puro, correr no parque e tomar um sol faz um grande bem para ele e também para o tutor. Portanto, sempre que possível, reserve um tempo para passear com seu bichinho.

Porém, é preciso ter alguns cuidados antes de sair com ele para ruas, praças ou parques. Principalmente, em relação às fezes. O que você faz quando seu animal suja a rua? É preciso consciência e atenção com esse assunto.

O blog ‘Pet Care Centro Veterinário’ dá algumas respostas para o que, segundo ele, “não é só uma atitude de higiene, mas de educação e cidadania”.

Saiba o que se deve fazer corretamente com as fezes do seu cão

Saber corretamente o que fazer com as fezes do seu cão é algo importante para o bem de todos (Foto: depositphotos)

Qual é o perigo de deixar as fezes dos animais espalhadas por aí?

As fezes oferecem riscos à saúde humana e de outros animais, pois é por meio delas que os bichos podem eliminar parasitas e bactérias.

A contaminação é possível quando os dejetos do seu pet ficam expostos ao sol e à umidade do ar que, em determinadas condições, geram o ambiente perfeito para a proliferação e reinfecção de outros bichos e até de humanos.

Veja também: Como treinar o meu cão para o ‘banheiro’ através de palavras

Como isso acontece?

A primeira forma de reinfecção acontece quando o seu animal lambe ou cheira o chão contaminado em ruas, praças ou parques. Sabendo disso, você compreende que o risco é muito grande, uma vez que essas são ações rotineiras na vida do cão.

Outra forma de reinfeção é quando os parasitas ou bactérias ficam nas patinhas ou no pelo do bicho e depois ele lambe essas áreas.

Além disso, com o pelo e as patas contaminados ele pode levar para dentro de casa o perigo, ao frequentar os mesmos ambientes que os humanos, como sofás, camas, tapetes, etc. O risco é maior para crianças que costumam brincar nesses espaços, sem proteção.

Qual é a principal doença transmitida pelas fezes dos bichos de estimação?

A principal doença transmitida pelos cães é a chamada bicho geográfico, que é uma larva de parasita intestinal que pode se alojar na pele humana. Outros perigos são as infecções intestinas por bactérias, giárdia, cistos de vermes intestinais em pulmões, olhos e músculos.

Já as fezes do gato, pode causar a toxoplasmose, que se dá tanto por contaminação direta, como por meio da água que irrigam plantações de alimentos ou chegar até a mesa das pessoas através da carne do animal, cuja pastagem estava contaminada.

A toxoplasmose é uma grande preocupação para as mulheres grávidas, uma vez que pode causar graves problemas para o bebê.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.