Meu cachorro se perdeu: o que faço?

Quem tem cachorro sabe que o animal é tão amado e cuidado quanto qualquer outro membro da família. Por este motivo, quando ocorre algo fora do comum com ele, como quando ele se perde, nós realmente nos desesperamos e ficamos sem saber como proceder.

O que fazer quando o cão se perde?

Caso o cão ainda seja filhote e não saia de casa, é possível que ele esteja apenas escondido em algum cômodo da casa. Por isso, a primeira providência é procurar por todos os lugares, tais como embaixo das camas, móveis e todo espaço pequeno no qual ele possa entrar e se esconder. Se não encontrá-lo dentro de casa, comece a procurar por outros espaços, como o jardim. Dê uma olhada nos imóveis dos vizinhos e pergunte se eles viram o animal de estimação.

Meu cachorro se perdeu: o que faço?

Foto: Pixabay

Se você procurou dentro de casa e em todos os arredores e não conseguiu encontrá-lo, constatando que o seu pet realmente se perdeu, confira algumas dicas de como proceder:

1. Percorra todo o local a pé ou de bicicleta, chamando o nome do cachorro. Procurar de carro não é indicado, pois os cães sabem quando saíram da rota conhecida e costumam evitar as ruas cheias de carros;
  2. Converse com todas as pessoas pelo caminho, e entregue folhetos com os dados do animal;
  3. Ande pela sua rua e bairro, percorrendo os lugares onde costuma levar o cão para passear. Graças ao seu olfato, os cachorros podem chegar facilmente aos locais conhecidos;
  4. Informe o desaparecimento do seu animal de estimação aos carteiros, lixeiros, porteiros, motoristas de ônibus e outras pessoas que sempre andam pelo bairro;
  5. Caso tenha perdido o cachorro em um parque, por exemplo, peça que outras pessoas ajudem você a localizá-lo, olhando em volta e chamando pelo nome;
  6. Deixe cartazes e folhetos em todas as caixas de correio da região e estabelecimentos com grande movimento, como padarias, mercadinhos, igrejas, restaurantes, petshops etc.;
  7. Localize as clínicas veterinárias mais próximas de sua casa e ligue informando que o seu cachorro se perdeu;
  8. Espalhe cartazes por todos os postes nos caminhos que você percorrer;
  9. Se for possível, coloque roupas com o seu cheiro e alguns brinquedos do lado de fora da casa;
  10. Faça um levantamento dos canis e abrigos de animais de sua cidade e visite-os. Pode ser que o seu cão tenha sido encontrado e esteja em algum desses abrigos;
  11. A internet também pode ser utilizada, basta entrar em sites que mostram animais achados e perdidos. As redes sociais também podem ser de grande auxílio, pois aumentam o alcance do pedido de ajuda para encontrar o seu cachorro.

Como fazer o cartaz?

Espalhar cartazes e folhetos com a foto e dados do seu cão é muito importante. Para isto, coloque apenas as informações necessárias, no formato de tópicos, com a linguagem simples e direta.

Coloque a palavra “perdido” ou “procura-se” bem grande no topo, abaixo coloque uma foto (de preferência colorida) do animal e insira os dados, como raça, idade, sexo, nome do cão, dia em que foi perdido, rua e bairro no qual desapareceu, telefone, e-mail e recompensa (sem estipular valores).

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.