Meu cachorro está tremendo! O que devo fazer?

Quem tem um cãozinho em casa já deve ter visto o seu pet tremendo e ficou preocupado, pensando que algo estava errado. Os tremores são bastante habituais nos cães e podem não ter nenhum tipo de importância, mas também podem sinalizar algum problema de saúde leve ou grave.

Existem algumas raças de cães mais propensas a tremores, como é o caso dos Chihuahuas e dos Yorkshire Terrier. É importante que o tutor sempre esteja atento às mudanças de comportamento do seu cachorro e consulte um veterinário quando suspeitar de algum problema mais sério.

Neste artigo, conheça as razões dos tremores nos cães e saiba o que fazer nessas situações.

Por que o cachorro treme?

Um dos motivos mais comuns de tremores nos cães é a excitação, mas existem várias outras razões físicas e psicológicas para o comportamento. Confira a seguir quais são os motivos dos tremores em cães:

Meu cachorro está tremendo! O que devo fazer?

Foto: Pixabay

• Frio – Assim como acontece com os seres humanos, os cães também podem começar a tremer quando a temperatura cai. Mantenha o seu pet aquecido e faça o possível para que ele não sinta muito frio, principalmente ao sair do banho.
  • Medicação – Caso o seu cachorro esteja sendo medicado, leia a bula para verificar se os tremores são alguns dos efeitos colaterais. Consulte o veterinário para saber como proceder.
  • Febre – Se não estiver frio, o tremor pode ser causado pela febre. Caso você não queira medir a temperatura do seu amigo canino, leve-o ao veterinário.
  • Dor – Ao sentir uma dor aguda, o seu pet poderá tremer.
  • Excitação – Quando um cachorro passa por uma situação de bastante alegria, como quando você chega em casa, ele pode começar a tremer.
  • Medo – Estímulos externos, como o som de um carro, alarme, foguetes e até mesmo gritos humanos, podem fazer com que o cachorro tenha medo e comece a tremer.
  • Ansiedade – Quando estão em um estado de estresse ou ansiedade, muitos cães costumam apresentar tremores como resposta a estes sentimentos. No caso da ansiedade, é mais provável que ele se sinta assim caso não possa gastar toda a sua energia. Por este motivo, lembre-se que o seu animal de estimação deve levar uma vida ativa e gastar energia.
  • Artrite – A artrite é comum em cães mais idosos e pode gerar tremores.
  • Hipoglicemia – Um dos motivos físicos mais comuns para os tremores é a queda de açúcar, ou hipoglicemia. Trata-se de uma condição mais frequente em cães de raças pequenas ou miniaturas. Se o seu cão passou dias sem comer e começou a tremer, é provável que os níveis de açúcar no sangue encontrem-se bem abaixo dos normais. Tente dar a ele algo para comer e leve-o ao veterinário.
  • Problemas musculares – Se os músculos do seu cão não estiverem nas melhores condições, as suas patas podem tremer.
  • Problemas neurológicos – Os tremores também podem ser causados por alguns problemas no sistema neurológico, como epilepsia e Síndrome do Shaker.

O que fazer quando meu cachorro está tremendo?

O veterinário deve ser consultado para verificar a causa dos tremores do seu cão. Se a razão for física, o profissional poderá determinar se é um sintoma de alguma doença e recomendar o tratamento mais adequado.

Se a causa for psicológica, o veterinário também será capaz de verificar e passar as recomendações necessárias. Tenha atenção aos exageros com o seu animal, evite reforçar determinadas atitudes, como excesso/falta de atenção, mimos ou repreensões.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.