Inalação de fumaça pelos animais. O que fazer nesses casos?

Quando há um incêndio, as pessoas logo se preocupam com as queimaduras externas que esta situação pode provocar em quem estava presente no acidente. No entanto, a maioria das mortes provocadas em incêndio se deve mais pela inalação de fumaça do que pelas queimaduras. Isto porque, o fogo provoca a formação de um gás que interrompe as partículas de carbono no ar, produzindo a fumaça.

De acordo com Amy D. Shojai, no livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”,  existem cinco elementos na fumaça que provocam doenças no organismo, são elas: acroleno, benzeno, formaldeído e monóxido de carbono.

Quando os cães entram em contato com estas substâncias, as “suas gengivas podem mudar de cor, tornando-se pálidas ou azuis [cianóticas] por falta do oxigênio”, alerta a autora.

Assim, diante desta situação, o tutor deve socorrer o animal de maneira rápida e segura. Em seguida, deve procurar um veterinário de confiança, para tratar do animal.

A fumaça pode ser insidiosa e matar horas ou dias depois de ter sido inalada

A inalação de fumaça é uma emergência médica da maior importância (Foto: depositphotos)

“A inalação de fumaça é uma emergência médica da maior importância, e precisa de cuidados médicos imediatos, mesmo que pareça que seu animal tenha se recuperado. A fumaça pode ser insidiosa e matar horas ou dias depois de ter sido inalada”, explica Amy.

O cachorro inalou fumaça? Saiba o que fazer

1. Procure um lugar seguro e verifique os sinais vitais do pet

O primeiro passo, sem dúvidas, é levar o animal para longe do local incendiado. Pois quanto mais tempo ele permanecer no local com fumaça, maiores são os riscos do animal morrer.