Inalação de fumaça pelos animais. O que fazer nesses casos?

Quando os cães entram em contato com estas substâncias, as suas gengivas podem mudar de cor

Quando há um incêndio, as pessoas logo se preocupam com as queimaduras externas que esta situação pode provocar em quem estava presente no acidente. No entanto, a maioria das mortes provocadas em incêndio se deve mais pela inalação de fumaça do que pelas queimaduras. Isto porque, o fogo provoca a formação de um gás que interrompe as partículas de carbono no ar, produzindo a fumaça.

De acordo com Amy D. Shojai, no livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”,  existem cinco elementos na fumaça que provocam doenças no organismo, são elas: acroleno, benzeno, formaldeído e monóxido de carbono.

Quando os cães entram em contato com estas substâncias, as “suas gengivas podem mudar de cor, tornando-se pálidas ou azuis [cianóticas] por falta do oxigênio”, alerta a autora.

Assim, diante desta situação, o tutor deve socorrer o animal de maneira rápida e segura. Em seguida, deve procurar um veterinário de confiança, para tratar do animal.

A fumaça pode ser insidiosa e matar horas ou dias depois de ter sido inalada

A inalação de fumaça é uma emergência médica da maior importância (Foto: depositphotos)

“A inalação de fumaça é uma emergência médica da maior importância, e precisa de cuidados médicos imediatos, mesmo que pareça que seu animal tenha se recuperado. A fumaça pode ser insidiosa e matar horas ou dias depois de ter sido inalada”, explica Amy.

O cachorro inalou fumaça? Saiba o que fazer

1. Procure um lugar seguro e verifique os sinais vitais do pet

O primeiro passo, sem dúvidas, é levar o animal para longe do local incendiado. Pois quanto mais tempo ele permanecer no local com fumaça, maiores são os riscos do animal morrer.