Entenda como tratar a picada de marimbondo no seu cão

O instinto investigativo dos cachorros pode colocá-los em uma grande enrascada.

Não é difícil de constatar a quantidade de perigos a que eles estão expostos, sobretudo em relação a picada de insetos, como de marimbondos, vespas e abelhas.

Por acaso você sabe o que fazer se seu animal de estimação for picado por algum desses insetos?

Se a resposta para a pergunta foi “não”, está na hora de você saber, pois a sua atitude pode evitar uma série de outros problemas para o pet, inclusive que ele sofra ainda mais em decorrência do acontecido.

Por isso, preste atenção às reações do seu pet e não hesite em levá-lo ao veterinário, caso algum incidente aconteça.

entenda-como-tratar-picada-de-marimbondo-no-seu-cao

Foto: depositphotos

Incidência

O lugar mais exposto aos ataques dos insetos é o focinho, já que o instinto investigador dos cachorros parte do olfato. Quando eles são picados, geralmente a reação a dor é um uivo ou um latido forte. Tentam amenizar a dor coçando o local.

Reações as picadas

Dependendo do tipo de inseto que picar o cachorro, ele pode nem apresentar sintomas, nem tão pouco se incomodar com a dor.

Nos casos de picadas mais grave, como os marimbondo, por exemplo, os cães podem apresentar vermelhidão e inchaço no local da picada.

Em casos onde as reações aparecerem de forma mais severa, ele pode apresentar urticária, coceira e inchaço. As reações a picada podem ser ainda mais graves, com ataque ao sistema respiratório, cardiovascular e gastrointestinal.

Assim, o animal pode apresentar sinais de pressão arterial baixa, diarreia, vômitos e dificuldade para respirar.

O que fazer

Caso o cachorro tenha sido picado no nariz ou na boca, o mais recomendado é tentar retirar o ferrão, para evitar que continue injetando toxinas no animal. Isso deve ser feito com muito cuidado, já que o animal vai estar agitado.

Caso consiga controlá-lo, use uma pinça para removê-lo. Caso não consiga, o mais indicado é seguir com o animal para o veterinário.

Depois disso, procure um veterinário. Ele vai sugerir o uso de uma pomada anti-histamínico, usada para aliviar o inchaço e a dor.

Para aliviar as dores e as coceiras sentidas pelo animal, aplique gelo sob o local da picada. Isso pode ser feito com ajuda de uma tolha, para evitar o contato direto do gelo com a pele do animal.

Faça também compressa fria, misturando água e bicarbonato de sódio.

Nos casos de reações mais severas as picadas, como diarreia, vômitos e dificuldade para respirar, o mais indicado é recorrer ao veterinário, pois a omissão pode acarretar na morte do animal.

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Clube para Cahorros.