Dicas para seu cão não ser odiado pelos vizinhos

Quer dicas para seu cão não ser odiado pelos vizinhos? Então você veio ao lugar certo. Levando em consideração que este é um problema muito comum entre as pessoas que possuem cães e a vizinhança, o Clube para Cachorros preparou um artigo para colocar um fim em suas dúvidas e nesse tipo de problema.

Em primeiro lugar, é necessário entender que o comportamento do cão é um reflexo de suas atitudes como tutor. Além disso, muitas das queixas das vizinhanças envolvem os cães, mas são consequências das condutas do dono.

Portanto, quem deseja ter uma boa convivência com os vizinhos precisa entender as motivações para o ódio da vizinhança com o cachorro. E assim, manter a integridade do animal.

Como evitar que o cachorro seja odiado pelos vizinhos?

Para seu cão não ser odiado pelos vizinhos vale apostar em algumas técnicas

Latidos excessivos incomodam a vizinhança (Foto: depositphotos)

Os vizinhos podem odiar o seu cachorro devido aos latidos excessivos por parte do animal. Além disso, a vizinhança pode reclamar do mal cheiro das fezes e da urina do cão.

Outra possível reclamação pode ser a bagunça que alguns cães fazem nas ruas durante um passeio. Por exemplo, revirar um lixo, fazer as necessidades nas portas dos outros etc.

Diante dessas queixas, é possível perceber que o tutor pode contornar a situação. Para isso, é necessário colocar em práticas algumas técnicas. Sendo que para cada problema há resoluções específicas.

Fazer a higienização do ambiente do cachorro

Cães de raças maiores costumam viver em quintais ou varandas. Geralmente, esses espaços são abertos e próximos aos mesmos ambientes da casa do vizinho.

Por viverem nesses espaços, os cães podem acabar fazendo xixi e cocô por lá mesmo. Se não apanhadas a tempo, as necessidades do cão podem começar a exalar odores fortes.

Com isso, vizinhos iniciam discussões ou pelo menos causa um desconforto para ambos os lados. Para evitar de vez isso, é importante retirar as fezes do animal assim que der. Além de recolher, lavar com produtos específicos é uma boa escolha.

Veja também: Descubra como manter a higiene do comedouro e bebedouro do cão

Evitar que o cão saia sem coleira

Os passeios do cão devem ser na coleira e com alguém responsável. Isso porque, o cão pode revirar lixos da vizinhança, deixando os conteúdos das bolsas expostos.

Além disso, os cães também podem defecar ou urinar nas portas dos vizinhos. Tudo isso causa indignação, uma vez que o cachorro e o que ele provoca é de responsabilidade do tutor.

Essa atitude também é a mais responsável com a vida do cão. Pois com coleira, o tutor acaba evitando acidentes envolvendo veículos.

Contudo, o dono também pode oferecer um passeio diferente ao cão. Para isso, basta levá-lo para parques apropriados, onde ele possa caminhar um pouco sem a guia e mesmo assim com segurança.

Como educar o cachorro para não latir?

Existem muitas razões que provocam o latido excessivo do cão. Por exemplo, um cachorro pode passar o dia latindo devido ao tédio, por estar no cio ou até mesmo porque não gosta de ficar sozinho.

Porém, na maioria dos casos o cão late excessivamente devido à ansiedade de separação. Trata-se de um problema comportamental sério e que precisa de dedicação do tutor para combatê-lo.