Cortar por estética o rabo do cão é ou não crime?

O corte da cauda de cães para fins estéticos é proibido no Brasil. De acordo com uma notícia publicada no site da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) determinou, por meio da Resolução nº 1027, de 18 de junho de 2013, a proibição da prática de caudectomia para fins meramente estéticos.

Com a lei, a prática é considerada mutilação e crime ambiental.

Proibição de corte do rabo do cão para fins estéticos

Desde 2008, uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) já proibia a cordectomia (cortar cordas vocais), a conchectomia (cortar orelhas) e a onicectomia (Retirar unhas), porém apenas recomendava que a caudectomia não fosse feita.

Conselho Federal de Medicina Veterinária determinou a proibição da prática de caudectomia para fins estéticos

A prática da mutilação estética desnecessária causa dor e problemas de saúde ao cachorro (Foto: depositphotos)

A partir da resolução de junho de 2013, o corte da cauda do cão por estética tornou-se crime. De acordo com nota publicada pela Assessoria de Comunicação do CFMV, o profissional que descumprir a norma está sujeito a processo ético-profissional e podem ter o registro suspenso pelo conselho. Além disso, os donos dos bichinhos também podem ser punidos.

Com a determinação da resolução, a sociedade deve ajudar na fiscalização e denunciar caso tenha conhecimento de profissionais que estejam descumprindo a normal. Benedito Fortes de Arruda, Presidente do CFMV, afirma que a população pode procurar o Conselho Regional de Medicina Veterinária de seu Estado para denunciar a prática.