,

Cortar por estética o rabo do cão é ou não crime?

O rabo tem a função de espalhar ou esconder o cheiro que identifica o cão, além de ser seu principal meio de comunicação

O corte da cauda de cães para fins estéticos é proibido no Brasil. De acordo com uma notícia publicada no site da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) determinou, por meio da Resolução nº 1027, de 18 de junho de 2013, a proibição da prática de caudectomia para fins meramente estéticos.

Com a lei, a prática é considerada mutilação e crime ambiental.

Proibição de corte do rabo do cão para fins estéticos

Desde 2008, uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) já proibia a cordectomia (cortar cordas vocais), a conchectomia (cortar orelhas) e a onicectomia (Retirar unhas), porém apenas recomendava que a caudectomia não fosse feita.

 Conselho Federal de Medicina Veterinária determinou a proibição da prática de caudectomia para fins estéticos

A prática da mutilação estética desnecessária causa dor e problemas de saúde ao cachorro (Foto: depositphotos)

A partir da resolução de junho de 2013, o corte da cauda do cão por estética tornou-se crime. De acordo com nota publicada pela Assessoria de Comunicação do CFMV, o profissional que descumprir a norma está sujeito a processo ético-profissional e podem ter o registro suspenso pelo conselho. Além disso, os donos dos bichinhos também podem ser punidos.

Com a determinação da resolução, a sociedade deve ajudar na fiscalização e denunciar caso tenha conhecimento de profissionais que estejam descumprindo a normal. Benedito Fortes de Arruda, Presidente do CFMV, afirma que a população pode procurar o Conselho Regional de Medicina Veterinária de seu Estado para denunciar a prática.

Veja tambémPor qual razão começou-se a cortar o rabo dos cães?

Algumas raças de cães são alvos comuns do procedimento. Os criadores de Cocker Spaniel, Doberman, Pinsher, Poodle, Pitbull e Rottweiller praticam essa violência inadmissível nos animais ainda filhotes, recém nascidos, com a desculpa de manter “características da raça”.

A importância da cauda dos cães

A prática de mutilação estética desnecessária causa dor e problemas de saúde ao cachorro. Muitas pessoas ignoram o fato de que a cauda tem finalidades específicas e funciona como um prolongamento da coluna vertebral, sendo constituída por pequenas vértebras e terminações nervosas que atingem todo o organismo do animal.

O rabo ainda tem a função de espalhar ou esconder o cheiro que identifica o cão, é o seu principal meio de comunicação com outros cães e responsável pelo seu equilíbrio.

Assim sendo, a caudectomia é permitida somente em casos bastante específicos, tais como câncer ou outra doença grave em que haja necessidade e benefício por parte do animal.

Veja também: Essenciais ou não? Saiba mais sobre os bigodes dos cães