Como tratar casos de queimaduras nos coxins dos cães

Os coxins são popularmente conhecidos como “almofada da pata”, que é aquela região mais fofinha logo abaixo dos quatro membros do animal. Apesar de ser muito grosso e resistente, não é impossível acontecer queimaduras no local, principalmente quando o asfalto está muito quente.

Caso você veja que a região está com o tecido bem rosada ou com bolhas, seu animal deverá ser levado ao veterinário. Mas dificilmente queimaduras mais profundas acontecem nos coxins, sendo a maioria possível de ser tratada em casa. O livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos, da autora Amy D. Shojai, mostra como.

Queimadura na “almofada da pata”

Coloque imediatamente as patas do seu animal em água gelada

Quanto mais rápido você lavar a queimadura com água gelada, menos o tecido da pata ficará prejudicado. Esborrife ou encharque a região por, no mínimo, cinco a 10 minutos. Caso você não consiga colocar seu animal em uma banheira, coloque água em uma assadeira e deixe a pata do seu cão dentro.

As queimaduras nos coxins dos cães geralmente acontecem quando caminham em asfalto quente

Dificilmente queimaduras mais profundas acontecem nos coxins (Foto: depositphotos)

Cubra queimaduras de piche com vaselina

Quando a queimadura acontece devido ao asfalto ou ao piche, geralmente elas são as mais sérias. Isso acontece tanto porque a temperatura pode chegar a 160º C, como também porque o piche gruda na pata e continua queimando. Primeiro você vai fazer o primeiro passo e molhar abundantemente a pata do seu cachorro. Depois, você irá lambuzar fartamente a região com vaselina ou óleo de cozinha e depois levar ao veterinário.

Banhe queimaduras químicas com água

É preciso estar atento ao que ocasionou a queimadura. Se for graças a algum produto químico, somente lavar a pata com água fria não será suficiente. Será necessário enxaguá-las com água fria quase morna por, no mínimo, 20 minutos. Mas bastante cuidado na temperatura dessa água; um líquido muito quente pode acelerar a absorção do produto pela pele, quanto uma muito fria pode causar hipotermia.