Como tratar casos de queimaduras nos coxins dos cães

A maioria desses tipos de queimaduras é possível ser tratada em casa

Os coxins são popularmente conhecidos como “almofada da pata”, que é aquela região mais fofinha logo abaixo dos quatro membros do animal. Apesar de ser muito grosso e resistente, não é impossível acontecer queimaduras no local, principalmente quando o asfalto está muito quente.

Caso você veja que a região está com o tecido bem rosada ou com bolhas, seu animal deverá ser levado ao veterinário. Mas dificilmente queimaduras mais profundas acontecem nos coxins, sendo a maioria possível de ser tratada em casa. O livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos, da autora Amy D. Shojai, mostra como.

Queimadura na “almofada da pata”

Coloque imediatamente as patas do seu animal em água gelada

Quanto mais rápido você lavar a queimadura com água gelada, menos o tecido da pata ficará prejudicado. Esborrife ou encharque a região por, no mínimo, cinco a 10 minutos. Caso você não consiga colocar seu animal em uma banheira, coloque água em uma assadeira e deixe a pata do seu cão dentro.

As queimaduras nos coxins dos cães geralmente acontecem quando caminham em asfalto quente

Dificilmente queimaduras mais profundas acontecem nos coxins (Foto: depositphotos)

Cubra queimaduras de piche com vaselina

Quando a queimadura acontece devido ao asfalto ou ao piche, geralmente elas são as mais sérias. Isso acontece tanto porque a temperatura pode chegar a 160º C, como também porque o piche gruda na pata e continua queimando. Primeiro você vai fazer o primeiro passo e molhar abundantemente a pata do seu cachorro. Depois, você irá lambuzar fartamente a região com vaselina ou óleo de cozinha e depois levar ao veterinário.

Banhe queimaduras químicas com água

É preciso estar atento ao que ocasionou a queimadura. Se for graças a algum produto químico, somente lavar a pata com água fria não será suficiente. Será necessário enxaguá-las com água fria quase morna por, no mínimo, 20 minutos. Mas bastante cuidado na temperatura dessa água; um líquido muito quente pode acelerar a absorção do produto pela pele, quanto uma muito fria pode causar hipotermia.

Veja tambémCasos de insolação em cães. O que fazer?

 

 

Lave o coxim

Para evitar infecções, na hora de lavar, utilize água e sabão, de preferência antisséptico líquido. Lave as patas com ligeiras batidinhas.

Coloque uma pomada antibiótica

Não use as pomadas que contêm hidrocortisona, pois elas não agem sobre bactérias e, assim como ocorre com todos os glicocorticoides, ela pode prolongar o processo de recuperação. Uma pomada antibiótica de sulfadiazina de prata ou de neomicina funcionam melhor.

Cubra a pata

Depois da lavagem e aplicação da pomada, proteja a região contra as sujeiras e também para impedir que o seu cachorro lamba o ferimento. Faça um curativo enfiando uma meia de algodão limpa sobre ele.

Veja tambémQueimaduras de água-viva em cachorros. O que fazer e como tratar?