Como devo tirar farpas do meu cão?

Como os cães possuem muito pelo, suas peles estão bem protegidas, tanto do frio como de outros agentes externos que possam machucá-las, a exemplo de farpas ou espinhos. Porém, existem algumas partes dos cachorros que possuem pouca pelagem e por isso a pele fica mais exposta a sofrer com os corpos estranhos.

Entre todos os tipos de cães, os que mais estão propensos a apresentar um problema como esse são os cachorros de caça, pois são os que mais estão no meio do mato, lago, campos etc. Todavia, o resultado destas aventuras nem sempre é favorável para os animais que podem sair muito machucados com elementos que fincam em suas peles.

De acordo com Amy D. Shojai, no livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, é difícil olhar de fora a profundidade da farpa ao entrar no animal, mas é possível dizer que, em alguns casos, o animal pode correr risco de vida.

Não serão todas as vezes que você poderá tirar farpas do cachorro em casa, vai depender da gravidade

Cachorros de caça são mais propensos a farpas na pele (Foto: depositphotos)

Primeiros socorros para cão com farpas no corpo

Não são todas as vezes que você pode socorrer o cachorro em casa, pois existem situações mais complexas que devem ser realizadas em uma clínica veterinária. “Sempre que um cachorro ou um gato tiver uma lasca ou um pedaço de madeira enfiado profundamente no peito ou no tronco, são necessários cuidados médicos o quanto antes. Farpas pequenas nas patas normalmente podem ser retiradas com pronto atendimento”, explica Shojai.

Farpas nas patas: como proceder?

1. Imobilize o animal e corte o pelo ao redor da farpa

O primeiro passo é segurar firme o animal com o auxílio de outra pessoa, fazendo uso ainda de uma focinheira. Por mais que você e seu cachorro tenham uma relação de confiança, trata-se de um momento de dor para o pet e por isso ele pode atacar qualquer um que queira mexer no ferimento. Em seguida, tose o pelo do animal, para que ele não atrapalhe procedimento. A dica é usar tosadores elétricos ou barbeadores elétricos. Tesoura deve ser sua última opção.