Como desembaraçar e remover os nós dos pelos do cachorro?

Quem tem cães com pelo médio a longo sabe: os pelos embaraçam com muita facilidade. Por isso, é preciso escovar e evitar os nós de acordo com a necessidade do seu cão, variando de acordo com o tamanho do pelo.

Os pelos começam com pequenos nós, que acabam juntando sujeira, detritos e pelos mortos, e o nó vai crescendo, abrangendo mais e mais pelos. Isso pode causar desconforto e dor. Os nós, normalmente, se formam atrás das orelhas, entre as pernas traseiras, na virilha, embaixo das pernas dianteiras e no pescoço, mas isso também pode variar de acordo com o tamanho do pelo e das atividades do cão.

Como desembaraçar e remover os nós dos pelos do cachorro?

Foto: Reprodução/ internet

Pelos longos

Alguns cães como o lhasa apso, colly, shith-tzu, além de muitas outras, têm o pelo longo e, por isso, exigem alguns cuidados a mais para manter os pelos lisos e desembaraçados. Os pelos com nós provocam dores e incomodo, e, por isso, a escovação é essencial.

Como escovar?

Os pelos das costas, pescoço e barriga, devem ser escovados de baixo para cima, sempre. As orelhas, por sua vez, devem ser escovadas com suavidade e cuidado. Apoie a parte interna da orelha do pet na sua mão e escove cuidadosamente, devagar e sempre, para não machucar seu amigão.

Outros locais podem ser penteados de cima para baixo, como o dorso, as orelhas, as patas e a barriga. Mas é claro que isso varia de cachorro para cachorro, com o comprimento dos pelos.

Para desembaraçar, você pode usar alguns produtos específicos para este fim, como os cremes para pentear que usamos, só que específicos para cães. Com isso, ele irá sofrer menos na hora da escovação.

Evite cortar os pelos: o ideal é desembaraçar e com escovas próprias para cães. É importante desembaraçar os pelos antes de dar banho no cão, certo?

Prevenindo os nós

É essencial que os cães sejam escovados frequentemente, pois somente assim a formação de nós é evitada e o banho fica mais fácil. Além disso, procure orientação com o médico veterinário quanto aos bons produtos para escovar e dar banho em seu cão, pois bons hábitos e bons produtos garantem bons resultados.

Se você está habituado a levar seu pet em um petshop para tomar banho, procure algum de confiança e sempre vá ao local para conhecer o trabalho antes de mandar o seu cão. Existem, infelizmente, muitos profissionais que maltratam os cães, e aí está a importância de conhecer a todos que vão cuidar do seu amigão.