Casos de insolação em cães. O que fazer?

A temperatura corporal do cachorro varia entre 37 ºC a 39 ºC, mas quando há uma elevação desta condição pode-se dizer que o animal encontra-se com insolação.

Esta situação ocorre quando os mecanismos normais do corpo do pet não mantêm a variação segura de temperatura. Portanto, o cão que está com mais de 40 ºC está com uma insolação moderada. Já as temperaturas superiores a 41 ºC designam uma insolação grave e pode levar o animal à óbito.

Diante da gravidade destas condições, é imprescindível a busca por ajuda veterinária. No entanto, de acordo com a autora do livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, Amy D. Shojai, o pronto atendimento até chegar na clínica pode salvar a vida do animal. Antes de saber quais são as medidas para cuidar da saúde do pet nestes casos, entenda quais são os sinais clínicos destes problemas.

Quais os sintomas da insolação?

Os primeiros socorros, em caso de insolação, vão depender do estado do animal

Temperatura corporal superior a 41 ºC designa uma insolação grave (Foto: depositphotos)

Quando a insolação é moderada, os primeiros indícios são língua e gengivas de cor vermelha brilhante, o animal fica muito ofegante e ainda pode apresentar uma saliva grossa e pegajosa. Neste caso, o pronto atendimento será eficaz e poderá controlar a temperatura do animal.

Caso contrário, haverá uma elevação da temperatura corpórea e o quadro irá se agravar, fazendo o pet apresentar o seguintes sinais:

• Estado de choque;
  • Sangramento pelo nariz;