Cão engoliu algo que não devia? Saiba como salvá-lo

Os animais colocam na boca tudo que eles acham curioso, e isso é a coisa mais natural que existe. Infelizmente, nem sempre esses objetos ingeridos fazem bem para o cão e, quando pegam o caminho errado, podem acabar bloqueando a respiração do animal. Nesses casos, o dono deve agir com rapidez, pois a asfixia pode levar o cachorro à morte em pouco tempo.

Como reagir a uma situação de asfixia?

Entender e saber realizar os primeiros socorros é muito importante para assegurar uma vida mais longa para o animal. Em casos de engasgamentos, uma técnica que pode salvar a vida do pet é chamada de manobra de Heimlich e é bastante utilizada tanto em pessoas como em animais. O ideal, nesse método, é realizar os movimentos duas ou três vezes seguidas. Caso o objeto não tenha voltado para a boca do cão, continue fazendo esse procedimento a caminho da clínica veterinária.

Cão engoliu algo que não devia? Saiba como salvá-lo

A técnica de Heimlich em cães pequenos

No caso de animais pequenos, você deve segurá-lo com o dorso contra a sua barriga. Mantenha a cabeça dele levantada e as patas penduradas. Apalpe o corpo do cãozinho e encontre a última costela e, nesse ponto, você deve colocar o seu punho. Faça um movimento de pressão nessa região para dentro em direção à sua barriga e para cima no sentido do seu queixo. É necessário firmeza e energia no seu movimento, para que ajude o animal a deslocar o objeto e colocá-lo para fora.

Usando a manobra de Heimlich em cães maiores

É bem mais difícil pegar um cão de grande porte nos braços e realizar esse mesmo procedimento com eles, por isso, a técnica nesses casos é diferente. Controle o animal e o deite no chão de lado. Em seguida, ajoelhe-se por trás do pet, com a intenção de deixar seus joelhos encostando no dorso dele. Recline-se sobre o cão, encontre a última costela dele e com o seu punho direito pressione energicamente para dentro e para cima em direção a cabeça do cachorro. Lembre-se de que se depois de três tentativas consecutivas, se o animal não responder bem aos estímulos, procure imediatamente um médico.

Imagem: Reprodução/ internet