Calor e praia aumentam as chances do cão contrair verme do coração

Muitos tutores costumam levar seus cães para aproveitar os dias de sol na praia. Mas altas temperaturas, quando são somadas com umidade das cidades litorâneas, podem provocar maior incidência dirofilariose, popularmente conhecida por verme do coração.

O problema é transmitido através da picada do mosquito. O inseto se manifesta em regiões quentes e úmidas e atinge principalmente cães.

Após a picada, o parasita atinge o sangue do cachorro e ataca vários órgãos do animal, o que gera diversos problemas na saúde canina. Os vermes adultos, de até 30 cm de comprimento, alojam-se no coração e pulmões e podem provocar graves problemas cardíacos e pulmonares.

O cão infectado pelo verme do coração apresenta diminuição de peso, cansaço excessivo, tosse e falta de ar

Existem vermífugos que ajudam a proteger o cão da picada do mosquito transmissor (Foto: depositphotos)

Não bastasse os grandes danos que a doença traz, principalmente para o coração, a dirofilariose é uma enfermidade bastante silenciosa, podendo viver anos no animal sem deixar grandes sinais.

Sintomas da doença verme do coração

Conforme a doença vá evoluindo, os sintomas começam a aparecer. Alguns deles são a diminuição de peso, cansaço excessivo, tosse e falta de ar. Por esse motivo, qualquer sinal que não seja habitual ao cachorro deve ser investigado.

Com a chegada do verão, junto com a temperatura, a proliferação dos mosquitos também aumenta, consequentemente, a incidência da doença.