Cães precisam de cuidados também depois do verão

Shampoos para revitalizar a cor do pelo atingida pelo Sol intenso do verão é uma das dicas

É normal tomarmos diversos cuidados com o verão, desde protetores para a pele até cremes que preservam os cabelos dos danos provocados pelo Sol e temperaturas quentes. Mas você já parou para pensar que talvez o seu cão precise dos mesmos cuidados durante o verão?

Mas calma! Não é porque os animais também precisem de cuidados com a pele e pelos durante e após o verão que está liberado usar neles produtos destinados aos humanos.

Segundo o blog Mais Bichos, do Jornal Braziliense, a pele do cachorro tem o pH completamente diferente das dos seres humanos, sendo bem mais finas e sensíveis que a nossa. Por isso, utilizar produtos que não são específicos para os animais podem causar sérias alergias e outros problemas dermatológicos.

Como proteger o seu cão após o verão

Algumas medidas podem favorecer o bem-estar dos cachorros após o verão

Assim como nós, os pets também precisam de atenção (Foto: depositphotos)

Banho

Caso seu cão seja daqueles que amam entrar na piscina ou mar, sempre dê banho neles para retirar o sal e cloro do pelo do animal.

“Com o clima seco e mais empoeirado também é comum aumentar a frequência dos banhos. Por isso, é preciso usar shampoos adequados ao tipo de pelo do animal e finalizar o banho com condicionador”, explicou a farmacêutica da empresa docg, Sandra Schuster, para o portal.

Veja tambémVerão: saiba como cuidar bem do seu pet durante a estação

Hidratação

Segundo a especialista, os pets, assim como os humanos, também possuem linhas de pomadas e leave-in que ajudam a deixar o pelo com aparência saudável.

Escovação

A escovação é um processo bastante importante para a retirada de resíduos da pelagem. O indicado é escovar o pelo dos cães pelo menos três vezes por semana.

Veja também: Cuidados que devemos ter com a tosa de cães no verão

Coloração

Assim como acontece com os nossos cabelos, a exposição solar também prejudica a coloração do pelo do animal. “Os escuros desbotam e os brancos podem ficar manchados devido ao contato com poeira. Shampoos e condicionadores adequados à cor da pelagem devem fazer parte da rotina de higiene. Para complementar os cuidados é possível utilizar fixadores de brilho, que valorizam os tons das pelagens”, explica.

Patas

Devido ao atrito no chão quente, as patas e cotovelos dos cães também saem do verão bastante prejudicadas, necessitando de cuidados especiais. Procure utilizar cremes com D-pantenol e glicerídeos de soja.

Veja tambémVerão: dicas de como aproveitar esta época do ano com o pet