Cães com paralisia podem ser tratados com fisioterapia

O carinho com que cada pessoa trata o animalzinho de estimação faz toda a diferença quando ele necessita de ajuda. Isso vale também para casos em que procurar um profissional mais capacitado se faz mais que necessário. Nesse sentido, você sabia que cães e gatos também podem sofrer com problemas musculares e nas articulações, como hérnia de disco, artrose e luxação patelar?

O aparecimento dos problemas acima pode ser um forte indício de que o seu animalzinho de estimação irá precisar de algumas sessões de fisioterapia. Isso já é uma realidade nas clínicas, já que a evolução das técnicas e equipamentos de reabilitação, além da especialização dos profissionais de fisioterapia, possibilita também aos pets um tratamento seguro e eficaz.

A reabilitação de um cachorro com paralisia

Foto: depositphotos

Depois de constatar e comprovar a lesão sofrida pelo pet, dependendo da gravidade, o profissional pode prescrever um tratamento de reabilitação. Esse procedimento é recomendado para pets com problemas nas articulações e coluna. Ah! É importante destacar que esse tratamento não possui contraindicações. Ele ajuda a controlar e aliviar as dores do animal, melhorando assim a qualidade de vida.

Em muitos casos, esse tratamento de reabilitação funciona como uma alternativa até mesmo para eutanásia. De acordo com Thessa Petersen Dattelkremer, veterinária da Vet Theraphy, as sessões de terapia duram uma hora e são personalizadas de acordo com a necessidade de cada pet. Por isso que é tão importante que o tutor conte sempre com a ajuda de um profissional.

“A fisioterapia ajuda na melhora da condição locomotora do pet. No caso de um animal paralisado, a reabilitação é realizada para fazê-lo voltar a andar. Já para animais com dificuldade de locomoção causada por doenças como a hérnia de disco e até por atropelamentos – que são muito comuns – a intenção, além de controlar a dor, é melhorar a resistência e fortalecer a musculatura”, prescreve a veterinária.

Ao fim do tratamento, a melhora do animal será nítida, sessão após sessão, já que as técnicas vão atuar no aumento da amplitude de movimento das articulações e na promoção da disposição e saúde do animal.

Como encontrar o profissional certo para tratar paralisia

Foto: depositphotos

Hoje em dia, encontrar serviços específicos, sobretudo na área da saúde para os animais, está se tornando cada vez mais fácil. Isso se deve a facilidade com que a internet passou a fazer parte do dia a dia das pessoas. Através do aplicativo PetBooking, você pode encontrar várias clínicas que trabalham com tratamentos de reabilitação.

A plataforma possibilita encontrar consultórios de acordo com a localização do usuário, além de viabilizar também a disponibilidade de agenda, comentários e classificações de outros usuários sobre a qualidade dos atendimentos prestados. Dependendo da clínica, o tutor pode até agendar consultas e efetuar pagamentos, tudo isso por intermédio do app.

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Clube para Cahorros.