Aprenda como remover pelo de animais das roupas

Quatro truques para tirar pelo de roupa preta seca, para tirar pelo de roupa de lã e até mesmo de roupa de bebê

Quem tem cão em casa praticamente tem que fazer um curso: “aprenda como remover pelo de animais das roupas“. Não tem jeito, por mais que passe a mão ou agite o pano, alguns pelos continuam presos nas roupas.

Na verdade os tutores não ligam muito para esses pelos presos nas roupas. Há até uma frase na internet com a seguinte afirmação: “Roupa de gente rica tem etiqueta de grife. Roupa de gente feliz tem pelo de cachorro”.

No entanto, há ocasiões em que as pessoas precisam estar bem arrumadas. Entrevistas de trabalho, uma saída a noite ou até mesmo para dar uma volta no shopping. Diante disso, é importante saber como tirar os pelos dos cães das roupas.

Como remover pelo de animais das roupas?

Existem formas caseiras de tirar o pelo do cachorro da roupa

Fita adesiva e esponja de prato podem resolver o problema (Foto: depositphotos)

Existem diversas técnicas para eliminar os pelos dos animais das roupas, sem precisar lavá-las imediatamente. Esses truques podem ser usados em qualquer tipo de tecido.

Para tirar pelo de roupa preta seca, para tirar pelo de roupa de lã e até mesmo de roupa de bebê, que são tecidos mais sensíveis. A seguir há quatro dicas infalíveis para eliminar os pelos das peças do guarda-roupa.

Veja também: Saiba como escolher a escova ideal para usar no pelo do seu cão

1. Tirar pelo de cachorro com fita

Usando-se de uma fita adesiva grossa, é possível remover os pelos de animais da roupa. Para isso, basta cortar um pedaço da fita e colocar na região da peça que está com pelo. Finalmente, deve-se puxar com delicadeza para não danificar a roupa.

É necessário repetir esse procedimento até retirar todos os pelos. Entretanto, pode ser que para isso seja necessário pegar outra tira de fita, uma vez que a cola desses itens saem com facilidade.

2. Usar rolo adesivo para tirar pelo de cachorro da roupa

Outra dica muito útil para tirar os pelos de cachorro das peças de vestuário é usar o rolo adesivo. Inclusive, essa técnica é a mas utilizada, pois existem vários modelos desse rolo à venda.

Portanto, é um utensílio funcional e ainda por cima barato. Em resumo, o rolo adesivo funciona como a fita adesiva, puxando os pelos do tecido. Além disso, é um item que cabe na bolsa e pode ser usado a qualquer momento.

3. Remover pelo do cão com esponja

Já para quem tem a opção de usar uma esponja de lavar os pratos pode ter nesse objeto a saída para roupas com muitos pelos. Isto porque, com o lado mais macio e úmido, a esponja consegue eliminar esse “problema”.

Após usar a esponja úmida, deve-se lavar esse utensílio doméstico com água corrente. Mesmo assim, se a peça continuar com pelos, o procedimento deve ser repetido até que todos desgrudem do tecido.

4. Luva de látex molhada tira pelos resistentes

Outro item que também pode ajudar a tirar pelos das roupas é a luva de látex. Também úmidas, as luvas devem fazer um movimento contínuo de cima para baixo da peça em questão.

Veja também: Escovando o pelo: saiba a forma correta de segurar o seu cachorro nesse momento

Como resultado, os pelos vão grudar na luva de látex. Depois que fizer esse processo, a luva deve ser lavada e se ainda assim os pelos continuarem, o procedimento deve ser refeito.

Outros métodos de remover pelo de animais das roupas

Além de todas as opções citadas anteriormente, existem outras técnicas que vão ajudar a eliminar os pelos de animais das roupas. Provavelmente, essas outras opções são mais funcionais para peças com poucos pelos, são elas:

  • Escovas: Tanto os escovões como também as escovas de dentes velhas, que não são mais utilizadas com a finalidade inicial;
  • Balão de sopro: Em primeiro lugar, é preciso encher um balão e depois esfregá-lo na área onde estão localizados os pelos dos animais. Por fim, o balão deve ser levantado com destreza para que os pelos sejam eriçados e assim possam ser retirados;
  • Bobes de velcro: Outra dica bastante satisfatória é usar os bobes de velcro por cima do tecido. Porque assim os pelos são atraídos para o bobe e a roupa fica livre deles.

Veja também: Ômega 3 é uma solução para a queda de pelos do cachorro

Dicas para diminuir a queda de pelos dos animais

Pentear o pelo do pet diariamente evita que ele deixe o pelo na sua roupa

Para evitar o problema, vale combater a causa, a queda de pelo (Foto: depositphotos)

Enquanto algumas pessoas sofrem para eliminar os pelos dos animais das roupas, outras tomam o cuidado desde a raiz do problema: a queda de pelos dos animais.

Mesmo sabendo que essa queda é natural na vida dos cachorros, alguns tutores tomam cuidados especiais para minimizar esse problema.

Por exemplo, a queda de pelo dos cães pode ser diminuída com a escovação dos pelos desses animais. Em outras palavras, o tutor pode pentear o cão diariamente. Desta forma, impede que os pelos vão parar em roupas, no chão ou nos móveis da casa.

Além disso, os cães podem sofrer com a ação de micro-organismos causadores de doenças que afetam a pele e pelagem. Como resultado, é importante ficar atento até mesmo com relação a quantidade de banhos.

É recomendável consultar um profissional e verificar qual a periodicidade indicada para cada caso, pois o excesso de banho pode provocar ressecamento da pele e facilitar a ocorrência de alergias e infecções secundárias por bactérias e fungos”, afirma o veterinário, Ricardo Cabral, especialista da Virbac, multinacional francesa especialista em saúde animal.

Outros graves problemas que justificam a queda de pelo são as doenças fisiológicas nos cães ou até mesmo a ausência de determinadas substâncias no organismo canino, como ômega 6 e 3. Em ambos os casos, um veterinário deve ser consultado.

Veja também: Contaminação no pelo dos cães: causas e tratamentos

Portanto, quem deseja aprender como remover pelo de animais das roupas precisa saber também como evitar a queda dos pelos nos pets. Consequentemente, animais e tutores vão viver com mais qualidade. 

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.