Aprenda como dar banho a seco nos animais para economizar água

Alguns animais detestam banho, não é mesmo? Mas a higienização dos pets é bastante importante e, portanto, é preciso buscar alternativas. Segundo Laura Thomazini, esteticista animal e consultora do mercado pet, o banho a seco “Não substitui o banho normal, mas é uma higienização bastante adequada”. Ela afirmou ainda que o banho tradicional pode ficar mais espaçado quando se usa a técnica de banho a seco. “Se o animal toma banho toda semana, pode passar a tomar quinzenalmente, intercalando com o banho seco”, afirmou a esteticista.

Existe um método que faz uso de ingredientes não tóxicos que ajuda a dar um banho a seco nos cachorros usando apenas um litro de água. Confira.

Banho a seco

– 1 litro de água
– Meio copo de vinagre de álcool
– 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Misture bem todos os ingredientes em um recipiente e, em seguida, mergulhe um pano macio e limpo. Torça bem para que fique apenas úmido e passe no pet. Repita o procedimento.

Outra receita, essa indicada pela esteticista, usa água, álcool e vinagre. Confira:

– 1 litro de água
– 1 xícara de álcool
– 1 xícara de vinagre

Misture bem e coloque o conteúdo em um borrifador. Borrife em uma toalha úmida e passe no sentido contrário dos pelos do cão. Quando terminar, escove os pelos no sentido de nascimento.

Aprenda como dar banho a seco nos animais para economizar água

Foto: Reprodução/ internet

Passo a passo

Para quem não quer fazer a receita, existe ainda outra alternativa. Confira o passo a passo abaixo.

1. O primeiro passo é sempre limpar os ouvidos. Para isso, use um produto específico e um algodão úmido.
  2. O focinho também deve ser limpo com um algodão e um produto específico.
  3. Em seguida, passe para as patas, a barriga e as regiões genitais usando um lenço umedecido específico para cachorros. O pH do lenço para bebês é bastante diferente do dos animais e, por isso, não deve ser usado em cães.
  4. Use um spray para pele e pelo que tenha um fluido desembaraçador.

Como economizar no banho tradicional?

É possível, também, economizar no banho tradicional, usando shampoos que tenham maior poder de diluição. Dessa forma, o banho fará menos espuma, ficando mais fácil o processo de enxágue.

Outra sugestão da esteticista, Laura, é usar o lencinho umedecido para limpar as patinhas e o focinho do cachorro em vez de lavar com água corrente após os passeios.