Aprenda a organizar um quartinho para seu cachorro

Ter um bichinho de estimação é maravilhoso. Mas para tanto, é necessário que o dono tenha além de carinho, muita responsabilidade. E quando falamos de preparar um cantinho para que o animal se sinta bem, é preciso muita organização. Assim, o convívio será mais harmonioso e sua casa não ficará bagunçada.

Como já dito anteriormente, organização é primordial. Os animais devem entender o que cada lugar representa e onde fica. Segundo veterinários, é aconselhável haver três principais locais distintos de uso pré-estabelecidos pelo dono. São eles: um ambiente para dormir, outro para comer e outro seria o banheiro. No entanto, se houver pouco espaço, priorize que pelo menos o lugar onde seu cachorro coma seja diferente do que ele faz suas necessidades.

É recomendável que o quartinho do animal seja em um ambiente diferente do que o dono dorme, até mesmo por questões de saúde. Portanto, nada de dormir na mesma cama, certo? Procure colocar a caminha do animal na sala ou numa área externa – mas que seja protegida da chuva ou do frio intenso. Deixe o lugar aconchegante, com a utilização de tapetes, almofadas, colchonetes, cestas ou mantas. Esses objetos irão proteger tanto do frio quanto da umidade que vem do chão. A higiene também deve ser trabalhada, portanto, limpe o quartinho diariamente e estabeleça uma frequência para troca e lavagem de almofadas e cobertores.

Dicas de decoração e organização

Para deixar o ambiente divertido e bonito, você pode usar sua criatividade. Algumas dicas de design o ajudarão a compor esse ambiente.

Aproveite, por exemplo, o cantinho debaixo da escada e faça o quartinho ali. Com algumas almofadas e um quadro ou adesivo na parede.

Aprenda a organizar um quartinho para seu cachorro

Foto: Reprodução/ internet

Esse cantinho funciona para quem tem mais de um cachorro, também. Você pode por as almofadas e caminhas próximas. É muito importante que não esqueça de colocar brinquedos, para que seus cachorrinhos não fiquem entediados e tenham sempre com o que brincar.

Organize locais bem decorados com caminhas, almofadas e brinquedos

Foto: Reprodução/ internet

Para os mais fashionistas, essa dica é ótima. Decore o local com coisas minimalistas, imitando o quarto de pessoas. O mercado já dispõe de caminhas, e esses quadros dão um ar de elegância e bom gosto.

Decore o local com coisas minimalistas, imitando o quarto de pessoas

Foto: Reprodução/ internet

Para quem escolher uma área no quintal, por exemplo, as pinturas na parede com tinta spray deixam o lugar todo moderninho, bem urban conceitual.

No quintal, por exemplo, pinturas na parede deixam o lugar todo moderninho

Foto: Reprodução/ internet

Na imagem abaixo, perceba que foi organizada uma bancada com um móvel que já foi encomendado para esta finalidade. Você pode justamente fazer isso, e transformar um criado-mudo numa caminha, por exemplo.

É possível transformar um criado-mudo numa caminha

Foto: Reprodução/ internet

No exemplo a seguir, um armário foi transformado em quartinho. Assim economiza-se espaço e é ideal para pessoas que moram em apartamentos.

Armário também pode ser transformado em quartinho

Foto: Reprodução/ internet

Viu só? Organizar um quartinho para o seu cachorro é fácil. É necessário apenas que você tenha discernimento dos componentes que não podem faltar, para que fique confortável. O resto é por conta da sua criatividade e disponibilidade de espaço. Tente garantir que seu bichinho reconheça o lugar como um ambiente de descanso, de modo que todo o trabalho não seja em vão. Para tal, dê petiscos para mostrar que o lugar é bom, e não esqueça de colocar brinquedos. Tudo isso induz o animal a entender que aquele cantinho da casa é dele.

No entanto, não o obrigue a dormir ali se ele não quiser. Pode ocorrer do seu animal preferir outro cômodo da casa, portanto fique atento à vontade dele. É de extrema importância que você respeite as limitações do seu cachorrinho e observe sempre se ele está feliz com o que lhe é oferecido. Caso isso ocorra, mude a caminha para onde ele escolheu, se possível. Desse modo, o quartinho será sempre um ambiente agradável e harmonioso.