Aprenda a acalmar seu cachorro em dias de festas

Em dias de festas, sejam aquelas de final de ano, juninas, nas férias de verão ou em comemorações de jogos de campeonatos de futebol, a queima de fogos de artifícios é um momento bastante comum. Para os cães, esta pode ser uma hora de muito estresse e perigo, pois o barulho de fogos e rojões causa muito medo nos animais de estimação.

Por que os cães sentem tanto medo?

A audição dos cães é mais aguçada e eles ouvem os fogos de uma maneira mais ameaçadora, o que pode fazer com que saiam de casa ou se machuquem ao ouvirem sons muito altos. O que incomoda os cachorros é a sensação de perigo ao ouvir sons muito altos como os de rojões.

A fobia a ruídos pode ser hereditária e genética, já que algumas raças são mais propensas a apresentar o problema. Além disso, o risco de desenvolvimento da fobia também pode estar relacionado com a personalidade dos cães. Os primeiros sinais do problema costumam aparecer no primeiro ano de vida dos animais e podem piorar com o decorrer do tempo.

Dicas para acalmar seu cãozinho em dias de festas

Aprenda a acalmar seu cachorro em dias de festas

Foto: Reprodução/ internet

Uma das dicas dos especialistas é vestir o seu cachorro ou mantê-lo envolto em algo que transmita a sensação de segurança, exercendo uma pressão constante sobre o corpo do animal. A DAP-terapia, isto é, o uso do feromônio apaziguador de cães também seria uma solução para acalmar o animal de estimação em dias de festas. O produto é feito com base em feromônios liberados por fêmeas lactantes, e acredita-se que proporcionaria uma sensação de segurança e bem-estar ao animal.

No entanto, o DAP-terapia não age da mesma maneira em todos os cães e, por este motivo, o recomendado é conversar com o veterinário do seu pet, para saber qual seria a melhor opção de tratamento para o seu caso. Alguns especialistas podem recomendar medicamentos para auxiliar o cachorro a enfrentar momentos de grande ansiedade.

Outras dicas para acalmar o animal de estimação em dias de festa

  • Evitar levar o cãozinho para o local onde ocorrerá o evento;
  • Se estiver em casa com o seu animal de estimação na hora dos fogos de artifício, tente acalmá-lo com palavras de conforto e carinho;
  • Feche as janelas e portas da casa para bloquear parte do barulho;
  • Caso o cão demonstre medo, mantenha uma postura que transmita uma sensação de segurança ao animal;
  • Distraia o seu cachorro com petiscos ou brinquedos favoritos dele.

Veja também

O que fazer com cachorro com medo de fogos de artifício

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.