,

Terra Nova: 15 fatos sobre personalidade e comportamento

Esse cachorro é dócil, gentil e treinável. E apesar do porte gigante assustar, ele é muito carinhoso

Mesmo não sendo muito conhecido no Brasil, o terra-nova tem personalidade e comportamento encantadores. E desde filhote é possível perceber como é o temperamento dessa raça de origem canadense.

Mas de uma maneira geral é possível dizer que o cachorro é dócil, gentil e treinável. Apesar do porte gigante assustar, característica essa resultante da mistura de cães indígenas e o grande-cão-urso-preto, esse é um animal muito carinhoso.

Então, se você está interessado em comprar um terra-nova, precisa entender como é a personalidade e comportamento da raça. Além disso, você precisa conhecer outros aspectos como as cores, tamanho e valor da raça.

Por fim, mas não mesmo importante, é preciso conhecer a saúde desse animal. Quais são as doenças que mais afetam um terra-nova ou quais problemas podem ser comuns na vida desse animal?

Essas e outras questões podem ser respondidas nesse artigo. Por isso, está na hora de você desvendá-las.

Terra nova: personalidade e comportamento

A marca registrada do comportamento do Terra-Nova é a gentileza

Esse cão, apesar de gigante, é muito brincalhão e sereno (Foto: depositphotos)

  • Dócil
  • Gentil
  • Treinável
  • Trabalhador
  • Tranquilo
  • Carinhoso
  • Amigável
  • Calmo
  • Brincalhão
  • Paciente
  • Devotado
  • Companheiro
  • Adora água
  • Adaptável
  • Sociável

Dócil

Apesar do tamanho assustar muitas pessoas, o terra-nova tem um coração bom. Conhecido como o “manteiga derretida” dos grandalhões, a raça é dócil e manso.

Gentil

Além da preciosa docilidade dessa raça, o cão também espelha  muita gentileza por onde passa. Inclusive, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o terra-nova “é conhecido por sua verdadeira gentileza e serenidade.” 

Treinável

Inteligente do jeito que é, o cachorro dessa raça consegue pegar os ensinamentos de forma rápida. Por isso é considerado treinável e também é muito obediente.

Veja também: 10 raças de cães que vivem menos

Trabalhador

Desde sua criação que o terra-nova era utilizado para exercer trabalhos ao lado do tutor. Além de puxar trenós, era utilizado para auxiliar os pescadores. Por tudo isso, tem um forte instinto trabalhador.

Tranquilo

Mesmo com o porte gigante, essa raça tem uma personalidade tranquila. Isso significa dizer que não é um cão agitado e prefere a calmaria no ambiente onde vive.

Carinhoso

Ser carinhoso é um dos motivos que faz dessa raça ser excelente com crianças. Apesar disso, o grande porte desse peludo pode assustar e afastar os menores.

Amigável

Trata-se de um cachorro amigável com todos os humanos e por isso dificilmente vai estranhar desconhecidos. No entanto, o latido forte e alto pode assustar intrusos.

Calmo

Como é um cachorro tranquilo, também pode ser considerado um cão calmo. Sendo assim, aprecia ficar em casa sossegado em algum cantinho.

Brincalhão

Ao mesmo tempo que o terra-nova é calmo e tranquilo, ele também tem um lado brincalhão. Dessa maneira, vai adorar brincadeiras ao seu lado.

Paciente

Por ser um cachorro paciente, é ideal para crianças. De acordo com a American Kennel Club (AKC), esse pet é considerado um “cão babá” para os pequenos humanos.

Devotado

Além de inteligente, a raça é devotada ao tutor. Isso significa dizer que o adestramento é muito mais fácil.

Companheiro

O terra-nova é um companheiro nato, está sempre ao lado do tutor em todos os momentos sejam eles tristes ou alegres.

Adora água

Como adora a água e o mar, o terra-nova é muito utilizado como salva-vidas. Segundo o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da Editora Zahar, Bruce Fogle, os franceses utilizam dessa raça para realizar resgates no mar.

Adaptável

Esses cães precisam de um bom espaço em casa pois são bem grandes. Contudo, em casas um pouco menores, eles vão se adaptar às suas rotinas com relação a passeios e atividades físicas.

Veja também: Conheça as 10 raças mais apropriadas para crianças

Sociável

Além de se dar bem com os humanos, essa raça também é bastante sociável com outros animais. Por exemplo, até a relação com gatos é tranquila.

Outras informações e características importantes

A expectativa de vida dessa raça varia entre 9 a 10 anos, segundo informações da American Kennel Club. Apesar de parecer pouco tempo, um terra-nova pode acabar vivendo alguns anos a mais. Mas para que isso ocorra, é necessário estar atento aos cuidados que essa raça necessita.

Cuidados com essa raça

Assim como outras raças, o terra-nova pode apresentar problemas de saúde comuns. Por exemplo, esse cão está predisposto a apresentar estenose subaórtica. Essa doença é caracterizada como o estreitamento da artéria principal e pode causar falta de ar e morte súbita.

Faz parte do comportamento do Terra-Nova ser afetuoso e dedicado

Essa raça pode pesar de 50 a 63 quilos e alcançar mais de 70 centímetros de altura (Foto: depositphotos)

Também são comuns as doenças articulares, como a displasia coxofemoral e a osteocondrite. Devido a esse cenário, é indicado que você mantenha contato com o veterinário do cão constantemente. Quanto mais cedo problemas como esses forem diagnosticados, mais chances o animal tem de cura.

Veja também: Nomes para raças de cachorros grandes

Além dos cuidados com a saúde, é preciso estar atento também aos cuidados com a pelagem. Essa raça possui uma pelagem dupla e densa que necessita de escovação diária ou stripping. Fique em alerta também com as orelhas desse grande cão, evitando infecções sérias.

Qual o tamanho de um terra-nova?

Segundo Bruce Fogle, essa raça possui de 66 a 71 centímetros de altura. Já com relação ao peso, esse pode variar de 50 a 68 quilos. Por essas razões, o terra-nova é considerado de porte grande.

Cores do gigante

As cores para essa raça são preto, marrom ou cinza. Contudo, existe uma variação de preto com branco que recebe o nome de landseer. A escolha desse nome foi uma homenagem ao pintor britânico do século 19, Edwin Landseer, que retratava a raça em suas obras.

Preço do filhote de terra-nova?

O filhote de terra-nova pode custar de R$ 4 mil a R$ 6 mil, porém é uma raça muito rara no Brasil. Mas caso você queria comprar um cão desse, certifique-se que ele e os seus pais são tratados da melhor forma possível.

Infelizmente, alguns criadores e canis exploram os animais para lucrarem com a vida dos bichinhos. Se você deseja não correr o risco, opte pela adoção. Essa é uma das formas mais genuínas de salvar vidas.

Terra nova: ter ou não ter um cão dessa raça?

Com todas as informações sobre personalidade e comportamento do terra-nova, fica a pergunta: ter ou não ter um cão desse em casa? Se você ainda está em dúvida sobre comprar um filhote dessa raça, leve em consideração características como dócil, gentil e treinável.

Entendendo o temperamento desse descende de cães indígenas e grande-cão-urso-preto, fica mais fácil decidir. Por fim, leve em conta o valor, o canil e as cores dessa raça que pode ser preto com brando, marrom, preto ou cinza.

Veja também: Fotógrafo russo cria ensaio com crianças e seus cães enormes

E, mesmo não sendo muito popular no Brasil, o cãozinho de origem canadense tem um coração de valor gigante, assim como seu porte. Além de servir como babá para as crianças, o grandalhão é gentil com os humanos e com outros animais de estimação. Agora responda: tem como não amar o terra-nova?

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.