Terra Nova: 15 fatos sobre personalidade e comportamento

Mesmo não sendo muito conhecido no Brasil, o terra-nova tem personalidade e comportamento encantadores. E desde filhote é possível perceber como é o temperamento dessa raça de origem canadense.

Mas de uma maneira geral é possível dizer que o cachorro é dócil, gentil e treinável. Apesar do porte gigante assustar, característica essa resultante da mistura de cães indígenas e o grande-cão-urso-preto, esse é um animal muito carinhoso.

Então, se você está interessado em comprar um terra-nova, precisa entender como é a personalidade e comportamento da raça. Além disso, você precisa conhecer outros aspectos como as cores, tamanho e valor da raça.

Por fim, mas não mesmo importante, é preciso conhecer a saúde desse animal. Quais são as doenças que mais afetam um terra-nova ou quais problemas podem ser comuns na vida desse animal?

Essas e outras questões podem ser respondidas nesse artigo. Por isso, está na hora de você desvendá-las.

Terra nova: personalidade e comportamento

A marca registrada do comportamento do Terra-Nova é a gentileza

Esse cão, apesar de gigante, é muito brincalhão e sereno (Foto: depositphotos)

• Dócil
  • Gentil
  • Treinável
  • Trabalhador
  • Tranquilo
  • Carinhoso
  • Amigável
  • Calmo
  • Brincalhão
  • Paciente
  • Devotado
  • Companheiro
  • Adora água
  • Adaptável
  • Sociável

Dócil

Apesar do tamanho assustar muitas pessoas, o terra-nova tem um coração bom. Conhecido como o “manteiga derretida” dos grandalhões, a raça é dócil e manso.

Gentil

Além da preciosa docilidade dessa raça, o cão também espelha  muita gentileza por onde passa. Inclusive, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o terra-nova “é conhecido por sua verdadeira gentileza e serenidade.”

Treinável

Inteligente do jeito que é, o cachorro dessa raça consegue pegar os ensinamentos de forma rápida. Por isso é considerado treinável e também é muito obediente.

Veja também: 10 raças de cães que vivem menos

Trabalhador

Desde sua criação que o terra-nova era utilizado para exercer trabalhos ao lado do tutor. Além de puxar trenós, era utilizado para auxiliar os pescadores. Por tudo isso, tem um forte instinto trabalhador.

Tranquilo

Mesmo com o porte gigante, essa raça tem uma personalidade tranquila. Isso significa dizer que não é um cão agitado e prefere a calmaria no ambiente onde vive.

Carinhoso

Ser carinhoso é um dos motivos que faz dessa raça ser excelente com crianças. Apesar disso, o grande porte desse peludo pode assustar e afastar os menores.

Amigável

Trata-se de um cachorro amigável com todos os humanos e por isso dificilmente vai estranhar desconhecidos. No entanto, o latido forte e alto pode assustar intrusos.

Calmo

Como é um cachorro tranquilo, também pode ser considerado um cão calmo. Sendo assim, aprecia ficar em casa sossegado em algum cantinho.

Brincalhão

Ao mesmo tempo que o terra-nova é calmo e tranquilo, ele também tem um lado brincalhão. Dessa maneira, vai adorar brincadeiras ao seu lado.

Paciente

Por ser um cachorro paciente, é ideal para crianças. De acordo com a American Kennel Club (AKC), esse pet é considerado um “cão babá” para os pequenos humanos.

Devotado

Além de inteligente, a raça é devotada ao tutor. Isso significa dizer que o adestramento é muito mais fácil.

Companheiro

O terra-nova é um companheiro nato, está sempre ao lado do tutor em todos os momentos sejam eles tristes ou alegres.

Adora água

Como adora a água e o mar, o terra-nova é muito utilizado como salva-vidas. Segundo o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da Editora Zahar, Bruce Fogle, os franceses utilizam dessa raça para realizar resgates no mar.

Adaptável

Esses cães precisam de um bom espaço em casa pois são bem grandes. Contudo, em casas um pouco menores, eles vão se adaptar às suas rotinas com relação a passeios e atividades físicas.