,

Shih-tzu: 25 verdades sobre personalidade e comportamento

Desde filhote dá para reconhecer um shih tzu. Isso porque a personalidade e comportamento dessa raça começam a se formar logo cedo. Por isso, antes de saber o preço ou escolher o nome desse cachorrinho, é importante conhecer mais sobre ele.

Pensando nessa necessidade, o Clube para Cachorros preparou um conteúdo exclusivo para você que é interessado nessa raça. E para quem não sabe, características como amigável, astuto e afetuoso são utilizadas para definir o shih-tzu.

Mas não é apenas isso. Além de saber sobre personalidade e comportamento do shih-tzu, você fica por dentro de outras informações importantes sobre essa raça. Quanto tempo ele vive? Quando o shih tzu deixa de ser filhote? Ou, qual o peso ideal para um cachorrinho desse tipo?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas através desse artigo. Portanto, se você quer conhecer a fundo essa raça, acompanhe todo esse texto. Assim você pode descobrir ainda o valor do shih-tzu, as cores dessa raça e quais os cuidados essenciais com esse animal.

Shih-tzu personalidade e comportamento

Cachorro da raça shih- tzu com laço na cabeça

Essa raça foi criada para ser um cão de companhia (Foto: depositphotos)

  • Astuto
  • Extrovertido
  • Amigável
  • Afetuoso
  • Independente
  • Vivaz
  • Brincalhão
  • Corajoso
  • Ativo
  • Inteligente
  • Leal
  • Alerta
  • Gentil
  • Cheio de energia
  • Companheiro
  • Dócil
  • Dominante
  • Carinhoso
  • Fofo
  • Teimoso
  • Expansivo
  • Protetor
  • Paciente
  • Reservado
  • Receptivo

Veja também: Shih Tzu – Saiba tudo sobre esta raça

Astuto

Ainda que pequeno, o cãozinho da raça shih-tzu surpreende com seu comportamento travesso. Por ser astuto, quando filhote pode apresentar um jeito serelepe, o que torna o pet  mais fofinho.

Extrovertido

Além de ser considerado astuto, o cachorro desse tipo também vive de uma maneira extrovertida. Dessa maneira, é possível dizer que a raça é alegre e adora conviver com os humanos preferidos.

Amigável

De acordo com a adestradora e franqueadora da Cão Cidadão, Priscila Furlan, essa raça é considerada sociável. Nesse sentido, está entre os cães que mais se dão bem com outros animais. Ou seja, se você já tem um cãozinho em casa, essa raça pode se tornar uma grande companheira para o veterano do lar.

Afetuoso

O jeito fofo de ser do shih-tzu revela o lado afetuoso que a raça possui naturalmente. Assim, trata-se de um animal com coração doce, meigo e delicado. 

Independente

Apesar do porte pequeno, a raça tem uma personalidade bem maior que seu tamanho. Por isso, é considerado um cão independente e isso pode atrapalhar os treinamentos. Dessa forma, você precisa treinar o cachorro desde pequeno para que ele não seja tão assertivo quanto a natureza impõe.

Vivaz

Ter um cachorro vivaz é ter um animal intenso na sua vida. Isso significa dizer que o shih tzu é um cão animado e divertido, por isso que tê-lo em sua casa é sinônimo de alegria todos os dias.

Brincalhão

A brincadeira favorita do shih tzu é aquela que vai envolver ele e o tutor ao mesmo tempo. Por essa razão, para fazer esse cãozinho feliz você precisa separar um tempo diariamente e se divertir ao lado do animal.

Corajoso

As vezes o shih-tzu esquece o porte pequeno que possui e encara diversas situações perigosas. Esse tipo de comportamento é natural da raça, pois trata-se de um pet corajoso.

Ativo

Mesmo sendo um cachorrinho ativo, o shih-tzu é adequado para apartamentos ou para casas com quintais pequenos. Contudo, é importante oferecer a oportunidade de passeios diariamente, para que o animal cresça feliz.

Inteligente

Apesar de não estar entre as 10 raças mais inteligentes listadas pelo especialista Staney Coren, é considerado um cão de bastante inteligência. Isso porque é um cãozinho esperto e atento a tudo o que ocorre.

Leal

De uma forma geral pode-se resumir o shih-tzu em um cachorro ideal para a família. Isso tudo devido a lealdade natural que essa raça possui com os membros da casa.

Alerta

Sempre em alerta, o cachorro dessa raça está atento a tudo o que ocorre ao seu redor. Por isso,pode ser um bom cão de guarda, mesmo que não tenha sido criado para isso.

Gentil

Com seu jeitinho meigo, esse cão também é muito gentil. Assim, por ser um cão muito cavalheiro é uma boa opção para famílias grandes.

Cheio de energia

Apesar de não fazer o tipo atlético, essa raça é cheia de energia e precisa de passeios e atividades interativas. Nas caminhadas ao ar livre, por exemplo, ele fica feliz em explorar o ambiente.

Companheiro

Criado especialmente para servir como companhia, a raça ainda hoje demonstra todo o seu amor e cuidado com os tutores. Por isso se torna um excelente companheiro para todas as horas.

Veja também: Fotos de filhotes de shih tzu

Dócil

Entre as boas características presentes na personalidade do shih-tzu está a docilidade. Sendo assim pode ser qualificado como um animal de boa índole.

Dominante

Mesmo sendo dócil, é um cãozinho que aprecia a dominância. Nesse sentido, é recomendado começar o treinamento com a raça desde cedo, para que ele cresça um adulto equilibrado e submisso.

Carinhoso

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), essa raça é, ao mesmo tempo, independente e carinhosa.

Fofo

A junção de carinhoso, leal, gentil e dócil resultou em um cachorro fofo. Por isso que conquista o coração das pessoas cada vez mais, tanto no Brasil como no mundo.

Teimoso

Como é um cachorro independente, tende a ser um animal teimoso. Isso significa dizer que o adestramento pode ser um pouco difícil, mas se iniciado ainda na fase filhote acaba sendo mais fácil.

Expansivo

Mesmo sendo considerado um cachorro expansivo, pode se dar bem em lares com pouco espaço. Apartamentos e casas pequenas são lares ideais para esse animalzinho.

Protetor

Apesar de pequeno, o shih-tzu é um cachorro que gosta de proteger o que lhe pertence. Por exemplo, a família e o espaço onde ele vive vão sempre estar protegidos por esse cãozinho.

Paciente

A paciência nata do shih-tzu favorece o relacionamento desse cãozinho com crianças. Por isso, é um “cachorro babá”, ideal para viver com os pequenos humanos.

Reservado

Enquanto é um cachorro amigável e brincalhão com as pessoas de casa, é também um animal desconfiado com estranhos. 

Receptivo

Ter um cão desse em casa é ter a certeza que ao chegar você será recebido com muita festa. Isso porque, esse cãozinho sabe muito bem o que é ser receptivo.

Outras informações e características importantes

De acordo com o site da American Kennel Club (AKC), essa raça tem uma expectativa de vida que varia entre 10 e 18 anos. E para que durante esse tempo o cachorro possa desfrutar do bom e do melhor, você precisa estar atento a alguns cuidados essenciais.

Quando o shih tzu deixa de ser filhote?

Geralmente, o shih tzu deixa de ser filhote com menos de um ano de idade, entre 10 e 12 meses. No entanto, de acordo com a behaviorista e autora do livro “O filhote perfeito” da CMS Editora, Gwen Bailey, o desenvolvimento da raça depende do porte que ela possui.

Isso significa dizer as raças menores conseguem passar por estágios da vida rapidamente. Enquanto que os tipos de cães de porte grande podem amadurecer completamente em 18 meses. 

Veja também: Saúde dos shih tzus: doenças e cuidados básicos

Cachorro da raça shih-tzu no parque

Essa raça é considerada de pequeno porte, pesando, em média, 5 quilos (Foto: depositphotos)

Qual valor de um cachorro shih tzu?

A média de preço desses cães varia entre R$ 1.500 a R$ 4 mil. Mas o valor em si depende muito do tipo de vendedor, que pode ser um canil especializado ou um criador independente. De qualquer forma, antes de comprar um animal desse certifique-se de que ele e os demais cães vivem em boas condições.

Infelizmente, alguns vendedores exploram os animais para lucrarem com suas vidas. Para evitar isso completamente, opte pela adoção. Essa é uma maneira de salvar vidas.

Cuidados com esse cão

Assim como outros animais de estimação, o shih-tzu está predisposto a apresentar problemas comuns de saúde. Por exemplo, doenças congênitas que afetam os rins e o sistema de coagulação do sangue.

Além disso, a raça pode desenvolver displasia de anca e luxação da patela. Também é comum que o shih tzu tenha problemas nos olhos, como catarata, atrofia progressiva da retina (APR), deslocamento da retina e ressecamento da córnea.

Diante desses casos, é importante que o cachorro tenha acesso a um médico veterinário. Para que doenças como essas sejam tratadas assim que descobertas e dessa forma o cãozinho tenha mais chances de sobreviver.

Mas, em meio a tudo isso é importante também saber sobre os cuidados estéticos com essa raça. Por possuir um pelo longo, o shih-tzu precisa de uma escovação diária na pelagem, evitando nós. Já os pelos no topo da cabeça devem ser aparados ou presos, para evitar que eles machuquem as córneas.

Veja também: Saiba como cuidar corretamente de um shih tzu

Qual peso ideal para um shih-tzu?

Com um porte que varia de 23 a 27 centímetros, o peso ideal para o shih-tzu é equivalente a 4 quilos no mínimo ou 7 quilos no máximo. Por isso, é considerado um cachorro de porte pequeno.

Shih tzu: ter ou não ter um cão dessa raça?

Conseguiu entender como é a personalidade e comportamento do shih-tzu? Então está na hora de decidir se vale a pena levar um cãozinho desse para casa mesmo. E para essa decisão ser ainda mais justa, lembre de levar em consideração características como amigável, astuto e afetuoso.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.