Seu cachorro é canhoto ou destro? Saiba como descobrir

De acordo com pesquisas, 90%das pessoas são destras, isto é, usam o lado direito do corpo para realizar as tarefas. Os outros 10% tendem a utilizar o lado esquerdo para elaborar as atividades cotidianas, e por essa razão são chamados de canhotos. É, e tal realidade também ocorre nos animais irracionais, como é o caso dos cães. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Manchester, aproximadamente 50% dos cães são canhotos e os outros 50% destros. Em outras palavras, no mundo canino esse evento tem mais chances de ocorrer.

Mas afinal, como descobrir se o cachorro é canhoto ou destro? Será que é necessário um exame de sangue? Há como descobrir em casa? Isso afeta a vida dos animais? Entenda a seguir:

O que define o lado dominante do corpo?

Os cientistas ainda não descobriram como isto ocorre, nem nos humanos e nem nos animais. Há algumas hipóteses que evidenciam que o lado dominante do ser vivo tem relação com a genética. Porém, ainda não há provas concretas. De acordo com esta teoria, pessoas que têm parentes canhotos na família têm muito mais chance de desenvolver as habilidades utilizando o lado esquerdo. Além disso, o meio também parece influenciar essa escolha. E isso explica como pode ocorrer em outros animais.

Seu cachorro é canhoto ou destro? Saiba como descobrir

Teste para descobrir se seu cão é destro ou canhoto

Se você é daqueles papais curiosos e por isso deseja descobrir qual o lado predominante no seu cachorro, aqui vai um teste super simples para você conseguir a resposta. Primeiramente, pegue algo que seu cão goste muito, coloque na mão e feche-a. Em seguida, coloque-a perto do seu peludo e espere para ver qual será a reação do pet.

O objetivo do cachorro será retirar o que tem escondido na sua mão. E para isso ele irá usar uma das patinhas, se ele levantou a direita, provavelmente ele é destro. Caso contrário, se ele escolher usar a esquerda, há grandes chances dele ser canhoto. Se esse teste não for suficiente para lhe convencer do lado principal do seu peludo, então veja outras formas:

• Peça a pata do cãozinho e observe qual ele vai estender primeiro;
  • Coloque o cãozinho deitado e sua mão perto dele. Veja qual a pata sobe primeiro;
  • Quando o seu cachorro pede algo a você, qual pata ele usa?
  • Deixe um brinquedo longe do pet e fique observando qual pata ele usa para pegar o objeto e trazer para perto.