São-bernardo: 18 verdades sobre personalidade e comportamento

Ver um são-bernardo filhote derrete o coração. Mas é preciso saber da personalidade e comportamento dessa raça antes de querer levá-la para casa. Isso porque, apesar de ser um cachorro irresistível quando pequeno, quando cresce demanda muito trabalho.

Mas quando o assunto é temperamento, o são-bernardo é ainda mais encantador. Pois trata-se de um cachorro amigável, vivaz e gentil. Também pode ser caracterizado como um cão vigilante, calmo e tranquilo.

Por essas razões, é considerado um cachorro ideal para famílias grandes. No entanto, devido ao porte gigante, precisa ser criado em um local com muito espaço. Mas além de saber sobre personalidade e comportamento do são-bernardo, você também pode encontrar outras informações úteis nesse artigo.

Por exemplo, você sabe o que um são-bernardo filhote precisa? Ou quais os cuidados que esse cachorro necessita ao longo da vida? Além disso, nesse artigo você fica por dentro sobre preço e cores dessa raça.

São-bernardo personalidade e comportamento

Faz parte da personalidade do são-bernardo ser brincalhão e amigável

Essa raça é gigante em porte e em “coração” (Foto: depositphotos)

• Amigável
  • Vivaz
  • Gentil
  • Vigilante
  • Calmo
  • Tranquilo
  • Brincalhão
  • Sensível
  • Forte
  • Sociável
  •  Generoso
  • Obediente
  • Paciente
  • Dócil
  • Carismático
  • Desajeitado
  • Protetor
  • Ansioso para agradar

Veja também: São Bernardo – Saiba tudo sobre esta raça

Amigável

A aparência encantadora do são-bernardo não engana a personalidade amigável que ele possui. Trata-se de um cachorro de que se dá bem com todos da casa, inclusive os demais animais de estimação.

Vivaz

Mesmo possuindo um corpo muito musculoso, essa raça é vivaz e adora viver. Com suas necessidades de exercícios diários supridas, torna-se um cão ainda mais feliz.

Gentil

O porte gigante pode até causar um certo receio, mas esse é um cavalheiro do time dos cachorros. Pois é gentil, educado e amistoso com todos.

Vigilante

Está sempre em alerta é uma das características mais importantes dessa raça. Por essa razão, é colocado como um cão de guarda.

Calmo

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), essa raça possui um temperamento calmo. Porém, isso pode variar, uma vez que o cãozinho também tem um lado astuto.

Tranquilo

Tranquilidade é uma das características principais da raça. Por isso, o são-bernardo também aprecia a calmaria de um fim de tarde, deitado ao lado do tutor.

Brincalhão

Mesmo calmo e tranquilo, o grandalhão de origem Suíça é muito brincalhão. Por ser grande, prefira brincar ao lado desse pet em espaços abertos e com muito espaço.

Sensível

Metaforicamente falando, o coração desse cachorro é tão grande quanto o seu porte. Isso porque é um cão sensível e cheio de amor para dar.

Forte

Criado para puxar carroças na neve, o cão dessa raça é extremamente forte. Com o corpo musculoso, essa característica pode continuar presente hoje em dia. Por isso,cuidado durante os passeios para que ele não use muita força ao puxar a guia.

Sociável

Por ser um cachorro naturalmente sociável, o são-bernardo consegue se dar bem com todos os animais de estimação.

Generoso

Falou em generosidade canina pensou logo no são-bernardo. O que a raça tem de grande tem de bondoso e amoroso com todos que o cercam.

Obediente

Além de generoso, a raça é também obediente. De certa forma isso contribui para o treinamento do cão mas, de preferência, o adestramento deve ser indicado na fase filhote.