,

São-bernardo: 18 verdades sobre personalidade e comportamento

Trata-se de um cachorro amigável, vivaz e gentil. Também pode ser caracterizado como um cão vigilante, calmo e tranquilo

Ver um são-bernardo filhote derrete o coração. Mas é preciso saber da personalidade e comportamento dessa raça antes de querer levá-la para casa. Isso porque, apesar de ser um cachorro irresistível quando pequeno, quando cresce demanda muito trabalho.

Mas quando o assunto é temperamento, o são-bernardo é ainda mais encantador. Pois trata-se de um cachorro amigável, vivaz e gentil. Também pode ser caracterizado como um cão vigilante, calmo e tranquilo.

Por essas razões, é considerado um cachorro ideal para famílias grandes. No entanto, devido ao porte gigante, precisa ser criado em um local com muito espaço. Mas além de saber sobre personalidade e comportamento do são-bernardo, você também pode encontrar outras informações úteis nesse artigo.

Por exemplo, você sabe o que um são-bernardo filhote precisa? Ou quais os cuidados que esse cachorro necessita ao longo da vida? Além disso, nesse artigo você fica por dentro sobre preço e cores dessa raça.

São-bernardo personalidade e comportamento

Faz parte da personalidade do são-bernardo ser brincalhão e amigável

Essa raça é gigante em porte e em “coração” (Foto: depositphotos)

  • Amigável
  • Vivaz
  • Gentil
  • Vigilante
  • Calmo
  • Tranquilo
  • Brincalhão
  • Sensível
  • Forte
  • Sociável
  •  Generoso
  • Obediente
  • Paciente
  • Dócil
  • Carismático
  • Desajeitado
  • Protetor
  • Ansioso para agradar

Veja também: São Bernardo – Saiba tudo sobre esta raça

Amigável

A aparência encantadora do são-bernardo não engana a personalidade amigável que ele possui. Trata-se de um cachorro de que se dá bem com todos da casa, inclusive os demais animais de estimação.

Vivaz

Mesmo possuindo um corpo muito musculoso, essa raça é vivaz e adora viver. Com suas necessidades de exercícios diários supridas, torna-se um cão ainda mais feliz.

Gentil

O porte gigante pode até causar um certo receio, mas esse é um cavalheiro do time dos cachorros. Pois é gentil, educado e amistoso com todos.

Vigilante

Está sempre em alerta é uma das características mais importantes dessa raça. Por essa razão, é colocado como um cão de guarda. 

Calmo

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), essa raça possui um temperamento calmo. Porém, isso pode variar, uma vez que o cãozinho também tem um lado astuto.

Tranquilo

Tranquilidade é uma das características principais da raça. Por isso, o são-bernardo também aprecia a calmaria de um fim de tarde, deitado ao lado do tutor.

Brincalhão

Mesmo calmo e tranquilo, o grandalhão de origem Suíça é muito brincalhão. Por ser grande, prefira brincar ao lado desse pet em espaços abertos e com muito espaço.

Sensível

Metaforicamente falando, o coração desse cachorro é tão grande quanto o seu porte. Isso porque é um cão sensível e cheio de amor para dar. 

Forte

Criado para puxar carroças na neve, o cão dessa raça é extremamente forte. Com o corpo musculoso, essa característica pode continuar presente hoje em dia. Por isso,cuidado durante os passeios para que ele não use muita força ao puxar a guia.

Sociável

Por ser um cachorro naturalmente sociável, o são-bernardo consegue se dar bem com todos os animais de estimação. 

Generoso

Falou em generosidade canina pensou logo no são-bernardo. O que a raça tem de grande tem de bondoso e amoroso com todos que o cercam.

Obediente

Além de generoso, a raça é também obediente. De certa forma isso contribui para o treinamento do cão mas, de preferência, o adestramento deve ser indicado na fase filhote.

Veja também: Celebridades caninas: conheça as raças de cães que estrelaram filmes

Paciente

Por ser paciente, é uma ótima opção para conviver com crianças. De acordo com a American Kennel Club (AKC), o são-bernardo é um “cão babá” para a meninada.

Dócil

Também por ser dócil é a escolha certa para quem tem crianças. Isso porque, ele não tem tendências agressivas, mesmo que provocado pelos pequenos.

Carismático

Além de grande e lindo, o são-bernardo faz de tudo para agradar aos humanos favoritos. Por isso, não é apenas a estética que ganha a admiração das pessoas, mas também a boa vontade desse grandalhão.

Desajeitado

Por ser um cachorro grande, pode acabar provocando probleminhas dentro de uma casa pouco espaçosa. Então já viu,para criar um cão desse tipo precisa de um lar bem espaçoso.

Protetor

Além disso tudo, é um cachorro protetor. Sendo assim, é comum ver um são-bernardo protegendo a família e a casa onde mora.

Ansioso para agradar

Como já mencionado,esse cachorro tem muita boa vontade. Quando os treinos começam, ele gosta de agradar e por isso torna o adestramento mais leve, divertido e proveitoso.

Outras informações e características importantes

Infelizmente, o são-bernardo não possui uma expectativa de vida muito longa. De acordo com a American Kennel Club, eles tendem a viver entre 8 a 10 anos. Mas você como dono pode transformar esses anos em momentos felizes e cheios de cuidados. Veja como a seguir.

São-bernardo filhote

Assim como qualquer filhote,o são-bernardo precisa tomar vacinas polivalentes. Esse tipo de medida previne o contágio de doenças virais sérias, como a cinomose, parvovirose, hepatite etc. A partir dos 45 dias de vida, o cão já pode ser levado ao veterinário para receber a primeira dosagem.

O comportamento do são-bernardo é amistoso e muito sociável

Esse cão, quando adulto, pode ser bem desastrado (Foto: depositphotos)

Além das vacinas, o cachorro vai precisar de remédios contra vermes. Também são necessários medicamentos que ajudem a inibir a ação de carrapatos e pulgas. No entanto, vale ressaltar que todos esses cuidados devem ser acompanhados por um veterinário e assim garantir a saúde do pet.

Por fim, mais dois cuidados essenciais com o filhote são-bernardo: socialização e exercícios. No primeiro caso, aproveite esse primeiro período de vida do animal para incentivar o convívio com crianças, adultos e outros cães. Já com relação aos exercícios, é indicado maneirar na fase filhote.

Veja também: 10 raças de cães que vivem menos

Cores dessa raça

O são-bernardo deve ser branco, mas com algumas marcações. Por exemplo, manchas vermelho claro ou escuro, castanho avermelhado, amarelo acastanhado e até um sombreamento de preto é permitido.

Como cuidar de um são-bernardo?

Apesar de ter uma personalidade admirável, o são-bernardo precisa de muitos cuidados durante a criação. Primeiro que um cão desse porte vai precisar de muita ração por dia e todos os demais cuidados acabam saindo mais caros, como shampoos e remédios, que nesse último caso é receitado de acordo com peso do animal.

Além disso, a raça tem predisposição a apresentar alguns problemas de saúde. Distúrbios de coagulação do sangue, problemas oculares e câncer de osso são algumas das doenças mais comuns desses cães.

Dessa maneira, é indicado que você mantenha contato com o veterinário do seu cachorro. Uma ou duas vezes por ano submeta o animal a um check-up. Lembre-se que quanto mais cedo descobrir, mais chances o tratamento tem de dar certo.

Preço dessa raça

Um filhote de São Bernardo pode custar entre R$ 1.500 e R$ 5 mil. O valor em si vai depender do tipo de vendedor, que pode ser um canil especializado ou um criador independente.

Mas de uma forma ou de outra, alguns vendedores exploram os animais para lucrarem em cima de suas vidas. Uma dica para quem quer fugir desse tipo de situação é escolher pela adoção.

São-bernardo: ter ou não ter um cão dessa raça?

Agora você já sabe sobre personalidade e comportamento do são-bernardo. Com isso, sabe que ele é amigável, vivaz e gentil. Também é um cachorro vigilante, calmo e tranquilo.

Então só resta decidir se ele vai fazer parte da sua família ou não. Leve em consideração que o filhote vai crescer bastante e que a raça vai precisa de muita atenção. Mas que ele vai se dar bem com todos da sua família.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.