Raças de cães que se dão bem com gatos

Quem tem um gato em casa e quer ter um cachorro pode pensar: “quais raças de cães que se dão bem com gatos?” Isto porque, durante muito tempo as pessoas acreditaram que esses animais não poderiam viver bem estando juntos.

“Viver como cão e gato” tornou-se uma expressão para reafirmar que a relação entre duas pessoas era repleta de brigas e desentendimento. Mas será mesmo que todos os caninos não se dão bem com os felinos?

É correto afirmar que muitos dos cães não convivem amistosamente com gatos, devido aos instintos predatórios. Contudo, a generalização é um erro.

De acordo com o escritor especializado em animais de estimação, David Alderton, existem pelos menos sete raças que se dão bem com gatos. Listados no livro “Cães” do autor, são animais que conseguem viver bem com a presença felina.

Existem pelos menos sete raças que se dão bem com gatos

Cães e gatos podem ser grandes amigos (Foto: depositphotos)

7 raças de cães que se dão bem com gatos

1. Beagle

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O beagle é amigável com outras espécies de animais, incluindo o gato (Foto: depositphotos)

Quem deseja ter um cão para a família pode encontrar um parceiro e tanto no beagle. A raça é um poço de alegria, determinação e energia. Dentro das grandes características da raça está a de amigável com outras espécies de animais, incluindo o gato.

As duas únicas preocupações que o tutor deve ter com esse animal são: a ganância por comida e a desobediência. Porém, no primeiro caso basta que o dono tenha controle sobre a alimentação do pet. Já no segundo, o dono precisa adestrar desde filhote.

Veja também: Raças de cães que não crescem muito

2. Lhasa apso

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O lhasa apso é um exemplo de cachorro que vive amistosamente com felinos (Foto: depositphotos)

O lhasa apso não gosta de ficar sozinho, por isso pode ter o gato como um amigo para as horas de trabalho do tutor. A raça não é especialmente ativa, mas gosta de caminhadas calmas ao lado do dono. É leal e protetor.

Dentro de casa pode ser um cão tanto de alarme como de companhia. Geralmente é um cão longevo, muito brincalhão e é um bom guardião. O único problema pode ser a pelagem, que exige cuidados específicos.

3. Pequinês

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O pequinês consegue viver bem e tranquilamente com a presença de gatos (Foto: depositphotos)

Se o tutor procura um cão ideal para pessoas mais velhas e que consiga viver bem com gatos, ele pode encontrar tudo isso no pequinês. Com um temperamento leal e determinado, esse cão pode ser visto como um excelente companheiro.

A teimosia pode ser um problema. Contudo, essa característica pode ser mudada com o adestramento. Outra característica que merece ser destacada é que o pequinês não é apropriado para lares com crianças pequenas, pois além do porte frágil é um cão sem muita paciência.

4. Shih tzu

Algumas raças de cães conseguem conviver pacificamente com gatos

O shih tzu é um ótimo companheiro para gatos (Foto: depositphotos)

Criado exclusivamente como um cão de companhia, o shih tzu não apresenta nenhum aspecto de cão trabalhador. É um ótimo companheiro para a família, vive bem com gatos e adora a vida urbana. Trata-se de um cachorro ideal para apartamentos.