Por que os cachorros dormem com a barriga para cima?

Quem tem um cãozinho em casa provavelmente já o viu dormindo com as patinhas dobradas, com a barriguinha completamente para cima. Mas qual é o motivo disso acontecer?

Na verdade, não existem estatísticas que sejam efetivamente sólidas para refletir sobre a incidência dos cachorros que gostam de dormir com a barriga para cima. Pesquisas informais, no entanto, sugerem que entre 5 e 10% dos cães dormem frequentemente nessa posição.

Essa porcentagem baixa pode ser associada à constante preocupação de alguns pets em manter-se em segurança, comportamento herdado dos caninos selvagens, que jamais podem se manter tanto a mostra e suscetíveis às ameaças. Mostrar a barriguinha é uma das posições mais vulneráveis do cãozinho, e ele certamente só vai fazer isso em sua casa se realmente confiar em você.

Por que os cachorros dormem com a barriga para cima?

Reprodução/ YouTube

Características dos cães

Os cães que têm o hábito de dormir com a barriga para cima tendem a ser bastante seguros e bem socializados, além de isso ser um indicativo de que eles se sentem bem onde estão: um ambiente que, para eles, é familiar e protetor. Isso porque dificilmente um cão que se sente ameaçado ou desconfortável – como no frio, por exemplo – vai dormir nessa posição. No verão essa posição é mais comum, já que não precisam reter o calor, mas sim refrescar-se.

Quando o cão se vira de barriga para cima perto de você na hora de dormir, isso pode ser um sinal de que ele quer dormir com afagos na barriga, e que ele confia o suficiente em você para ficar em posições vulneráveis sem sentir-se ameaçado. Você é, para ele, um protetor perto do qual ele sente-se sempre seguro.

Conforto

Como os cães dormem em média 14 horas por dia, é bastante provável que ele esteja somente buscando uma forma de sentir-se confortável, mas sempre levando em consideração aquele quesito da segurança. O cãozinho pode deitar enroladinho quando está com medo ou com frio, e deitar com a barriga toda no chão, ou para cima, em dias de mais calor ou em momentos de tranquilidade. Já que, segundo pesquisa da Comissão de Animais de Companhia, cerca de 55% dos cães que vivem com pessoas dormem dentro de casa, o comportamento pode ser mais verificado nesses cães, justamente por ser um ambiente mais seguro e menos exposto ao frio.