,

Por que os cachorros balançam a cauda? Veja significados

Por que os cachorros se sacodem? O que significa cachorro com a cauda para baixo? Por que o cachorro se chacoalha? Descubra agora

Você deve se perguntar por que os cachorros balançam a cauda. Além disso, pode ser comum questionamentos do tipo: Por que os cachorros se sacodem? O que significa cachorro com a cauda para baixo? Por que o cachorro se chacoalha?

Afinal, como entender o que os cachorros falam com a linguagem corporal? Para isso, especialistas afirmam que é preciso estar atento as movimentações da cauda dos cães. Tanto a velocidade do abanar do rabo como a direção da cauda são informações importantes para entender o cão.

Ao contrário do que muitos tutores possam imaginar, o balançar do rabo não se limita a felicidade. Cães podem usar a cauda para demonstrar medo, estresse e até mesmo dominância.

De acordo com a BBC Brasil, um estudo elaborado por cientistas italianos explica as razões pelas quais o cão balança o rabinho. As respostas para esse movimento depende do sentido do abano.

Pesquisa revela o porquê dos cães abanarem o rabo

Elaborada por pesquisadores italianos da Universidade de Trento, a pesquisa usou 43 cães de diferentes raças no experimento. Durante o processo, os animais usaram um colete para a monitoração dos seus batimentos cardíacos.

Observando os batimentos e o comportamento dos cachorros, os estudiosos submeteram os animais a experiências visuais. Em frente a um monitor, cada cão teve a oportunidade de olhar para imagens de outros cães.

Os cachorros balançam a cauda num reflexo para suas percepções

A direção e velocidade do balançar da cauda pode indicar sentimentos diferentes (Foto: depositphotos)

Na primeira situação, os 43 pets viram um cachorro sem nenhuma expressão, apenas com o rabo balançando para a direita. Durante esse período, os pesquisadores constataram que os batimentos cardíacos se mantinham estáveis e o corpo relaxado.

Em contraposição, durante a segunda etapa, os cães do experimento apresentaram reações diferentes. Nessa fase, a imagem do monitor demonstrava um cão que balançava o rabo para a esquerda. Com isso, os que estavam assistindo imediatamente ficavam ansiosos e os batimentos cardíacos aceleravam.

Como resultado, o professor e neurocientista da Universidade de Trento, Georgio Vallortigara, aponta que os animais conseguem diferenciar o balançar de rabos. Com isso, podem perceber se há ou não perigo para eles.

Ainda segundo o docente, esse tipo de percepção serve mais para alertar o perigo do que um tipo de comunicação utilizada pelos cães.

Veja também: Cortar por estética o rabo do cão é ou não crime?

Neste sentido, é como se o cão balançasse o rabo para a esquerda quando estivesse ansioso. Já quando ele abana o rabo para a direita ele está tranquilo e relaxado. Os resultados desse estudo foram publicados na revista científica Current Biology .

Pesquisa paralela

Mesmo sem estar relacionada a movimentação do rabo, uma outra pesquisa foi elaborada pela Universidade de Lincoln e aponta questões importantes sobre o comportamento dos cães.

De acordo a BBC Brasil, o especialista em comportamento canino, o britânico John Bradshaw, evidencia que a pesquisa em questão mostra como o cão reage a animais bravos e tranquilos.

Quando um cão mostrava-se agressivo, o cachorro virava a cabeça para a esquerda. Já quando o animal via um outro feliz, curvava a cabeça para a direita.

Mais uma vez, o cão demonstra que o lado esquerdo está relacionado à reações negativas. Enquanto o lado direito é atribuído às boas reações, ou pelo menos neutras.

Linguagem corporal dos cães: os movimentos dos rabos

Além dessa relação do rabo com o sentido que ele se movimenta, existem outras formas de comunicação que os cães utilizam por meio do rabo. Entender cada uma delas ajuda o tutor a compreender melhor os sentimentos desses animais.

Veja também: Formas de tratar um edema na cauda do cachorro

Abaixo é possível ver alguns movimentos dos rabos dos cães e as suas possíveis justificativas:

Cauda levantada e balançando rápido

Esse pode ser considerado um dos movimentos mais comuns dos cães pois diz respeito ao estado eufórico desses animais. Tal movimento é comum principalmente quando o cão reencontra o tutor ou está em um momento de diversão. Quanto mais rápido um cão balança o rabo, mais feliz o cachorro está.

Comumente, esse movimento vem acompanhado de outra linguagem corporal, de acordo com a behaviorista, Gwen Bailey. No seu livro “O filhote perfeito” da CMS Editora, ela afirma que o cão pode abaixar-se e apoiando os cotovelos no chão, deixando o traseiro levantado.

Cão abanando a cauda levemente

Semelhante a opção anterior, o cão abanando a cauda levemente pode significar felicidade. Pode ser comum quando um cão encontra outro animal já conhecido ou ao ver pessoas presentes na sua rotina.

Cachorro com cauda para baixo e relaxada

Geralmente, um cachorro tranquilo e relaxado apresenta uma cauda para baixo. Ainda segundo Gwen Bailey, o rabo pode até se movimentar suavemente. Além disso, é comum que o corpo fique soltinho e as orelhas fiquem para frente.

Cão com rabo entre as patas

Como muitos devem pensar, o rabo entre as patas indicam medo. Mas além desse sentimento, a condição da cauda pode indicar também preocupação. 

Contudo, a linguagem corporal nesse caso não se limita com o rabo entre as patas. Além desse sinal, a preocupação e o medo do cachorro podem ser identificadas com as orelhas para trás, a cara tensa e o corpo apoiado nas patas traseiras. Se necessário, o cão pode fugir com mais facilidade.

Cauda em pé

Já a cauda em pé significa que o cachorro pode estar exaltado, preocupado e com a intenção de parecer maior do que realmente é. Essa situação pode ocorrer quando o animal está na presença de um outro desconhecido. Nesses casos, é normal que os pelos das costas fiquem eriçados.

Cão com cauda reta

Por fim, há casos em que a cauda está reta com o corpo do animal. Segundo Gwen Bailey, o rabo rígido e o olhar desviado podem ser indicativos de superioridade ou desinteresse. 

A importância de entender a linguagem do cão

Além da cauda, o cachorro pode se comunicar com outras formas de movimentos. Por exemplo, os cachorros se chacoalham ou se sacodem para demonstrar o alívio de um estresse. Ou lambem os seus donos como demonstração de carinho ou para receber algo.

Veja tambémCão está no livro dos recordes por maior cauda do mundo

Portanto, agora que você sabe o porquê do cão abanando a cauda, é possível livrar o cachorro de determinadas situações. Por exemplo, quando o cachorro com a cauda para baixo está com medo, o tutor pode interferir na situação e demonstrar ao animal que não há nada demais.

Assim, entender o que os cachorros falam é essencial para mantê-los em segurança. 

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.