Por que o cachorro vira a cabeça quando falamos com ele?

Quando você fala com o seu cãozinho, ele vira a cabeça para algum lado? Uma pesquisa americana descobriu que eles entendem o que falamos da forma como nos expressamos e, dependendo da situação, eles podem virar a cabeça para um lado ou para outro. Se nos dirigirmos ao cãozinho mexendo com as emoções dele, a tendência é ele virar a cabeça para o lado esquerdo. Já quando não há uma conotação sentimental nas palavras, o pet vira para o lado direito.

Mas, afinal porque ele vira a cabeça? E porque em algumas situações é para um lado e em determinadas momentos é para o outro? Essas e outras dúvidas você resolverá a seguir:

Por que o cachorro vira a cabeça quando falamos com ele?

O cérebro dos cachorros

Assim como nos seres humanos, o cérebro dos cães também é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. O primeiro é responsável pelas emoções, enquanto que o segundo é relacionado à linguagem. E no estudo feito pela Universidade de Sussex e publicado pelo jornal Current Biology, mostra que os pets mexem a cabeça no sentido referente à sensação deles pelas falas dos tutores.

Quando elogiamos o cãozinho e dizemos palavras doces, ele inclina a cabeça paro o lado esquerdo, uma vez que o hemisfério direito do cérebro é responsável por essas sensações. Já quando não colocamos emoção na fala, os cães conseguem perceber essa ausência e a cabeça vira para o lado direito, deixando o ouvido e o hemisfério esquerdo atentos à comunicação do tutor.

Como foi feito o estudo?

Os pesquisadores selecionaram 250 cães e fizeram o experimento com eles dentro de uma sala de som. Cada cão tinha a oportunidade de ouvir o seu tutor falando o comando “come on, then”, que significa “venha”. Eles ouviram duas vezes, uma dando para ouvir nitidamente a voz do dono e sem emoção, nesse momento os cães viraram a cabeça para a direita.

Em um outro momento, escutaram a voz do tutor de tal forma que as palavras não podiam ser compreendidas, mas o modo como elas foram pronunciadas, isto é, com a entoação de emoção muito forte, fizeram os cães virarem a cabeça para o lado esquerdo. Para finalizar, os cães ouviram a voz de uma pessoa desconhecida falando a mesma coisa que seus tutores haviam dito anteriormente, no entanto, não apresentaram nenhuma reação.

O estudo não mostra como os cães conseguem interpretar os sons, mas mostra que eles utilizam das linguagens verbais e não verbais para compreender aquilo que eles escutam. Por essa razão, saiba que seu cãozinho, apesar de não entender todas as suas palavras, conseguem interpretar o que você quer falar.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.