Por que alguns cachorros dormem tanto?

Seu cão é daqueles que o tempo que não está dormindo, está com sono? Será que é normal um cachorro se sentir tão cansado e ter tanta disposição para dormir por tantas horas?

Apesar de organismos tão diferentes, muitas coisas entre os humanos e cachorros se assemelham. Uma delas é que cada um tem necessidades e características próprias. Existem cães que são mais preguiçosos, outros mais ativos, os mais carinhosos, os mais sérios…

Então, se o tutor estiver preocupado com o sono do cão baseando-se no descanso de outro cachorro, saiba que isso não servirá de parâmetro para indicar qualquer anormalidade.

Por que alguns cachorros dormem tanto?

O sono do cão

A disposição para correr e brincar é igual a de dormir: isso irá depender muito da raça e da idade do cachorro. Os cães mais velhos apreciam muito uma boa soneca junto ao seu precioso banho de sol.

Os mais novos têm mais disposição e energia para gastar, dificilmente vão se contentar em passar tantas horas na inércia.

Mas atenção para o tempo que essa indisposição dura e se ela ataca aos mais novos, pois isso pode ser um presságio de alguma doença: a insuficiência cardíaca, por exemplo.

Uma das características dela é querer poupar e economizar energia, já que o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o organismo.

Outra coisa que muito sono e indisposição podem indicar é um inicio de depressão. Os cães demoram muito a se habituarem com mudanças na rotina.

As vezes não estão confortáveis e não se sentem à vontade em um determinado ambiente. Ou até mesmo a presença de um novo animal pode estar deixando-o extremamente irritado e frustrado.

Quantas horar um cachorro deve dormir?

É difícil dizer quanto tempo é ideal para o cachorro dormir, porque isso depende muito da raça, porte e idade. Mas, no geral, durante seus primeiros meses eles chegam a dormir até 20 horas por dia.

Os adultos descansam cerca de 12 horas por dia, mas não necessariamente de forma contínua. Muitos “repartem” essas horas ao decorrer do dia.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.