Por qual razão os cães gostam de morder sapatos?

Nem ração e muito menos um ossinho. Nada se compara ao sabor irresistível dos sapatos na boquinha “destruidora” do cachorro. Mas, esta preferência deve-se realmente ao paladar?

Ou esta “refeição” nada convencional para o pet caracteriza-se como uma alteração no comportamento do animal? Na realidade, os cães adoram morder e essa atividade é tão natural como o ato de latir para se comunicar.

Entretanto, se isto está se tornando um problema de convivência, é preciso que o tutor identifique a causa mais específica e tente resolvê-la. Sem causar prejuízos à forma natural do animal, é claro.

Possíveis causas para a destruição de sapatos

Para descobrir a razão pelo qual o cachorro está mordendo os sapatos, primeiramente deve-se levar em consideração a idade do “destruidor”. Esta caraterística é importante porque revela circunstâncias que podem ser as razões para esse tipo de comportamento.

Para poder tratar esse comportamento, é preciso saber o que está levando o cachorro a morder sapato

Em muitos casos, os pets fazem “arte” para chamar a atenção do tutor (Foto: depositphotos)

Por exemplo, quando o pet  ainda é filhote e está passando pela troca dos dentes, a gengiva costuma incomodá-lo. Ao morder o sapato, ele pode encontrar o alívio que tanto procurava.

Já se o cachorro é adulto e não tem dentes incomodando, as causas acabam mudam. Neste caso, então, existem duas razões: tédio ou repostas às mudanças. Quando o peludo passa muito tempo sozinho, sem a interatividade do tutor, ele pode ficar entediado com esta situação.

Para aliviar este sentimento, nada mais divertido que rasgar um sapato que está de “bobeira”. Estresse e ansiedade também revelam-se como potenciais explicações a destruição de um calçado.