Por qual razão os cães gostam de morder sapatos?

Nem ração e muito menos um ossinho. Nada se compara ao sabor irresistível dos sapatos na boquinha “destruidora” do cachorro. Mas, esta preferência deve-se realmente ao paladar?

Ou esta “refeição” nada convencional para o pet caracteriza-se como uma alteração no comportamento do animal? Na realidade, os cães adoram morder e essa atividade é tão natural como o ato de latir para se comunicar.

Entretanto, se isto está se tornando um problema de convivência, é preciso que o tutor identifique a causa mais específica e tente resolvê-la. Sem causar prejuízos à forma natural do animal, é claro.

Possíveis causas para a destruição de sapatos

Para descobrir a razão pelo qual o cachorro está mordendo os sapatos, primeiramente deve-se levar em consideração a idade do “destruidor”. Esta caraterística é importante porque revela circunstâncias que podem ser as razões para esse tipo de comportamento.

Para poder tratar esse comportamento, é preciso saber o que está levando o cachorro a morder sapato

Em muitos casos, os pets fazem “arte” para chamar a atenção do tutor (Foto: depositphotos)

Por exemplo, quando o pet  ainda é filhote e está passando pela troca dos dentes, a gengiva costuma incomodá-lo. Ao morder o sapato, ele pode encontrar o alívio que tanto procurava.

Já se o cachorro é adulto e não tem dentes incomodando, as causas acabam mudam. Neste caso, então, existem duas razões: tédio ou repostas às mudanças. Quando o peludo passa muito tempo sozinho, sem a interatividade do tutor, ele pode ficar entediado com esta situação.

Para aliviar este sentimento, nada mais divertido que rasgar um sapato que está de “bobeira”. Estresse e ansiedade também revelam-se como potenciais explicações a destruição de um calçado.

Veja também: Por dentro do período da adolescência dos cachorros

Mudanças na rotina do animal também são motivos para “descontar” no sapato. Por exemplo, a chegada de um novo membro na família, mudança na rotina do pet, período de adaptação a um novo lar etc. O cachorro pode então morder um sapato para chamar a atenção do tutor, uma forma de dizer: “estou aqui e não estou gostando disso”.

Como mudar este comportamento?

Estresse e ansiedade também podem favorecer o comportamento destrutivo do cão

Quando o pet é filhote a causa pode ter relação com a troca dos dentes (Foto: depositphotos)

Dependendo da causa, o tutor deve optar por uma solução diferente. Por isso que é tão importante descobrir o motivo que está levando a este comportamento destrutivo do animal.

Assim, se o filhote está mordendo o sapato, subentende-se que a gengiva está incomodando o animal. A dica, neste caso, é oferecer brinquedos apropriados para que o cãozinho alivie a inquietação.

Veja tambémCachorro latindo muito, o que fazer?

Se a causa é o tédio, está na hora do tutor procurar interagir mais com o animal. Brincar, sair para passeios e corridas ou até mesmo sentar ao lado do seu amigo de patas, conversar e fazer carinhos são forma de evitar o estresse nos peludos. Oferecer brinquedos divertidos e inteligentes para o cachorro também é uma saída interessante, principalmente, quando o dono não estiver presente.

A causa mais complexa de ser revertida é quando trata-se de uma resposta à mudança no cotidiano do cãozinho. Isso porque depende muito da paciência do dono.

É preciso entender que os animais gostam de rotina, isto é, ter hora para comer, passear, brincar, ver o tutor e interagir com ele. Caso o peludo tenha isso e depois de um tempo perca, ele vai sentir falta e ainda vai chamar a atenção do responsável.

Portanto, é imprescindível que o dono tente realizar as atividades do animal de uma forma coerente e repetitiva. Assim o pet não vai achar que está sendo deixado de lado e a convivência voltará a ser harmônica.

Veja também: Situações que mais irritam o cachorro; veja algumas delas

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.