,

Personalidade e comportamento do poodle: 25 coisas que você precisa saber

Entre os esteriótipos criados como agitado, bravo e alerta, alguns se concretizaram e outros são desmistificados

Quer saber informações sobre personalidade e comportamento do poodle? Para ajudar você, o Clube para Cachorros conseguiu reunir 25 características que exemplificam como é o cão dessa raça em termos temperamentais.

Para isso, fomos em busca do que dizem veterinários, especialistas em animais de estimação e órgãos que estabelecem padrões da raça. Entre os esteriótipos criados como agitado, bravo e alerta, alguns se concretizaram e outros são desmistificados.

Além de deixar alguns interessados por dentro de como é a personalidade e comportamento do poodle, esse texto traz conteúdo sobre os tipos de poodle, como: toy, médio e miniatura. Também é possível entender sobre preços, expectativa de vida, problemas de saúde comuns e até mesmo quantidade de filhotes por gestação.

Personalidade e comportamento do poodle: 25 verdades

Faz parte do comportamento e personalidade do poodle gostar de agradar o tutor

O poodle toy apresenta um pouco de dificuldade em aceitar o treinamento (Foto: depositphotos)

  • Agitado
  • Alerta
  • Autoconfiante
  • Brincalhão
  • Bondoso
  • Companheiro
  • Inteligente
  • Submisso
  • Cheio de energia
  • Obediente
  • Nervoso
  • Imprevisível
  • Leal
  • Sensível
  • Vivaz
  • Esperto
  • Atlético
  • Orgulhoso
  • Receptivo
  • Adaptável
  • Calmo
  • Esperto
  • Afável
  • Elegante
  • Ansioso

Agitado

Todos os tipos de poodle são animais agitados. A animação faz parte do dia a dia dessa raça, independentemente se é médio, toy ou anão. De acordo com a American Kennel Club (AKC), esse cão possui um alto nível de energia.

Alerta

Assim como os tipos de poodles são agitados, todos eles também são classificados como alertas. Por isso estão atentos a tudo e a todos que estão em volta. Nesse sentido, são cães ágeis e respondem rápido aos estímulos exteriores.

Veja tambémPoodle – Saiba tudo sobre esta raça

Autoconfiante

De todos os poodles o toy é o mais autoconfiante. Trata-se do menor cãozinho dessa raça, sendo o mais determinado de todos eles. Por isso, é o que apresenta um pouco de dificuldade em aceitar o treinamento.

Brincalhão

Do mesmo modo como a autoconfiança é uma característica maios presente no toy, a parte brincalhona ficou com o poodle anão. Este é o tipo de estatura entre o toy e o médio, mas sua animação é mais contagiante que a dos outros.

Bondoso

Essa característica está presente em todos os tipos de poodle. Isso porque, de uma maneira geral eles são bondosos com as pessoas da família. Portanto,são extremamente carinhosos, afáveis e amorosos.

Companheiro

A raça também é uma companheira para todas as horas, pois vai estar ao lado da família em qualquer momento. Além disso, é um cão ideal para as crianças, pois é tolerante e afável. Entretanto, o tutor deve ter cuidado com o toy, por ser muito pequeno.

Inteligente

De acordo com o escritor especialista em animais de estimação e autor do livro “Cães” da Quarto Editora, David Alderton, poucas raças são mais inteligentes que o poodle. Para o autor Stanley Coren, que estudou a inteligência das raças, o poodle é o segundo cão mais inteligente do mundo. 

Submisso

Quanto maior o poodle, mais submisso ele será ao tutor. Logo, ele também será o que mais responde bem aos treinamentos. Por isso, o médio é o tipo mais submisso dessa raça. Enquanto que o toy é o menos.

Cheio de energia

O médio também é considerado o mais enérgico de todos eles. E mesmo não sendo um esportista, o cão vai adorar participar de atividades físicas ao lado de toda a família, como um passeio por exemplo.

Obediente

Semelhante a característica de submissão, o poodle também é um cão obediente. Porém, vale ressaltar que alguns são mais que outros. Por exemplo, o médio e o anão são os que mais respondem bem aos treinamentos.

Nervoso

Para o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da editora Zahar, Bruce Fogle, os poodles pequenos possuem uma “má fama”. De acordo com o especialista, o temperamento piorou devido aos cruzamentos por quantidade e não qualidade.

Veja tambémCuriosidades sobre o poodle

Imprevisível

Da mesma forma que a característica anterior, a imprevisibilidade dos cães é fruto de cruzamentos irresponsáveis. Contudo, a situação atual é diferente. “Hoje,nervosismo e imprevisibilidade com crianças são atribuídos mais à pouca sociabilização do que à hereditariedade”, explica Bruce.

Leal

No entanto, o poodle também é considerado um cão leal à família. Esse aspecto da personalidade do animal é ainda mais vivo no tipo anão. Contudo, todos eles possuem essa característica.

Sensível

Para David Alderton, o poodle consegue estabelecer vínculo com os membros da família rapidamente. Tudo isso graças a sensibilidade que esse animal possui com os seres humanos. Entre todos eles, o anão é o mais sensível.

Vivaz

Como são cães agitados e cheios de energia, também são considerados animais com um comportamento vivaz. Principalmente tratando-se do poodle anão.

Esperto

Inteligentes do jeito que são, não é surpresa afirmar que o poodle é um cão esperto. Para os especialistas, eles aprendem muito rápido tanto pela inteligência como pela esperteza.

Atlético

O poodle médio é um cão atlético, o que é diferente de esportivo. Nesse caso, são animais que gostam de correr, brincar e são mais ativos. Além disso, a raça geralmente gosta de nadar.

Orgulhoso

Por ser um cão determinado, o poodle também é considerado um cão orgulhoso. Essa característica é mais presente nos animais menores, como o tipo toy.

Receptivo

De uma forma geral, o poodle médio é um cão mais carinhoso. Por essa razão, é considerado receptivo e não costuma estranhar tanto pessoas desconhecidas.

Adaptável

Todos os tipos de poodle são cães adaptáveis. Isso significa dizer que são animais flexíveis à rotina dos tutores. Sendo assim, são adeptos às mudanças de casa e também aos horários.

Calmo

Mesmo sendo considerados animais agitados, os tipos de poodles também conseguem ser cães calmos. Em meio ao jeito “maluquinho” da raça, há espaço para momentos de tranquilidade.

Facilmente treinado

De acordo com a American Kennel Club, o poodle é um animal que aceita facilmente o treinamento. Principalmente, o do tipo médio. Isso porque eles gostam de agradar o tutor e por isso aprendem com mais facilidade.

Afável

O tipo anão é um dos mais afáveis. Em alguns casos ele é o que se afeiçoa a uma só pessoa na família. Também é considerado dócil por natureza.

Elegante

A soma do porte, da possível tosa e do modo como o cão se comporta é resultante do estilo elegante que os tipos de poodle possuem. Na verdade, cada um deles possui sua própria graciosidade.

Ansioso

Por fim, o comportamento do poodle também pode ser considerado ansioso. Isso porque é normal que esse animal crie expectativas para encontrar o tutor ou mesmo para agradá-lo.

Veja tambémQuantos cães filhotes pode ter um poodle?

Poodle: Outras informações e características importantes

Além de todos os tópicos sobre personalidade e comportamento do poodle, você também deve saber outras informações sobre essa raça. Características físicas como as cores ou o porte de cada um dos tipos desse cão são importantes aspectos para quem está interessado nesse animal.

Outros pontos como possíveis problemas de saúde e expectativa de vida do poodle são dúvidas presentes na vida dos tutores da raça. Preço e possíveis gestações desse cão também podem ser outros questionamentos. Confira todas as respostas para essas perguntas agora:

O poodle é considerado um cão leal à família, esperto e muito carinhoso

Os poodles maiores são os que mais respondem bem aos treinamentos (Foto: depositphotos)

Cores de cachorros poodle

De acordo com o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, existe uma variação de cores dessa raça. Segundo o profissional, o poodle pode ser preto, branco, creme, prateado, marrom, azul, vermelho e damasco.

Tipos de poodle

Existem pelo menos quatro tipos de poodle, do menor para maior: o toy, anão, o médio e o standard. Segundo o especialista em animais de estimação, desses o toy é o de menor porte e é o resultado de um processo de seleção ainda mais detalhado.

Saúde dos cães dessa raça

Infelizmente, assim como outras raças, o poodle pode apresentar alguns problemas de saúde comuns. Por exemplo, doenças nos olhos, como a atrofia progressiva da retina (APR). Além disso, a raça está predisposta a ter problemas cardíacos, epilepsia e luxação na patela. 

Quanto tempo vive um poodle micro toy?

De uma forma geral, o poodle vive de 10 a 18 anos, segundo a AKC. Contudo, o tipo micro toy pode ter uma vida média de 14,4 anos. Inclusive, esse tipo não é reconhecido pela maioria dos órgãos que estabelecem os padrões de raças.

Qual o preço de um cachorro poodle?

Dependendo do criador, um poodle pode custar até R$ 4 mil. E hoje é  considerado um cachorro muito presente nos lares brasileiros. De acordo com um levantamento feito pela empresa de hospedagem DogHero, essa raça é a quarta mais popular no Brasil.

Veja tambémFotos de filhotes de poodle

Quantos filhotes uma cadela da raça Poodle pode ter?

A quantidade de filhotes que uma cadela da raça poodle pode ter depende do porte que ela possui. Quanto maior a fêmea, maior a probabilidade nascer mais filhotes. Uma toy pode ter de dois a três. Enquanto que uma standard pode dar a luz até mesmo a 10 filhotes.

Criar um poodle

E então, o que você achou da personalidade e comportamento do poodle? Será que o temperamento desse cão combina com a rotina da sua família? Com todas essas informações dá para imaginar como é ter um cãozinho desse em casa.

Por isso, se você gosta de um cachorro animado, companheiro, agitado e sempre alerta, o poodle é o animal certo. A fama de “bravo”, como visto, pode ser contornada com uma boa socialização desde cedo. Basta apenas dedicação do tutor e de todos os membros da família.

Assim, não importa o cão, se toy, médio, miniatura, preto, branco, filhote ou adulto. Todos os tipos de poodle vão apresentar uma personalidade admirável, um comportamento engraçado e um temperamento encantador.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.