Personalidade e comportamento do chihuahua: 18 verdades

É necessário saber sobre a personalidade e comportamento do chihuahua antes de decidir levar um para casa. Para que, assim, você possa ver se a raça se adapta bem ao seu estilo de vida e de sua família.

De uma forma geral, os tutores que já possuem um chihuahua afirmam que trata-se de um cão dedicado, vivaz e alerta. Além disso, rapidez e coragem são outras características atribuídas a essa raça.

Mas, será mesmo que esses adjetivos referem-se a personalidade e comportamento do chihuahua como um todo? Para sanar essa dúvida, o Clube para Cachorros traz 18 verdades sobre o temperamento dessa raça.

Além disso, você pode ficar por dentro de outras informações importantes a respeito do pet. Por exemplo, as possíveis cores e tamanho do pelo da raça como preto, branco e de pelo longo. Nesse artigo, você ainda pode saber como comprar e como cuidar de um cão desse tipo.

Personalidade e comportamento do chihuahua: 18 verdades a saber

Faz parte da personalidade e comportamento do chihuahua a coragem e a lealdade

Esse cãozinho é muito animado, qualquer atividade é motivo para entusiasmo (Foto: depositphotos)

  • Inteligente
  • Entusiasmado
  • Atrevido
  • Alegre
  • Companheiro
  • Dominante
  • Leal
  • Dependente
  • Barulhento
  • Alerta
  • Exigente com comida
  • Dedicado
  • Rápido
  • Corajoso
  • Vivaz
  • Adaptável
  • Brincalhão
  • Cheio de vida

Veja também: Chihuahua – Saiba tudo sobre esta raça

Inteligente

A inteligência é uma das características comportamentais do chihuahua. Por isso que esse pequeno cão sabe como conseguir o que quer dos tutores. Para a American Kennel Club (AKC), o pet consegue responder bem aos treinamentos positivos.

Entusiasmado

Além de inteligente, o cãozinho dessa raça é muito animado. Qualquer pequena atividade ao lado do tutor é motivo para um comportamento entusiasmado por parte do chihuahua que pode até tremer de felicidade. 

Atrevido

Para um chihuahua, ser feliz é ser o centro das atenções. Mas também, quem resiste a um pacotinho de amor como essa raça? Por isso, atrevimento é o nome do meio desse cão, que gosta de ser paparicado pelo tutor.

Alegre

Se o cão possui um temperamento entusiasmado, é possível dizer também que ele é alegre. Portanto, a diversão é garantida ao lado do pequeno chihuahua.

Companheiro

A raça foi criada para servir de companhia para os tutores, por isso possui esse lado ainda ativo. E ainda hoje o cachorrinho é usado com esse objetivo.

Leal

Além de companheiro, esse cãozinho é extremamente leal ao seu tutor. Porém, vale ressaltar que ele geralmente escolhe alguém da família para ser amigo fiel. Isso porque a raça é mais adepta a lares com poucas pessoas.

Veja também: As raças de cães que são a melhor companhia para uma viagem

Dominante

Chihuahua é uma raça que aprecia a dominância. Por essa razão, se o tutor não demonstrar a liderança dentro de casa, esse cãozinho irá fazer isso. Trata-se de um cachorro que precisa de disciplina logo cedo.

Dependente

Apesar de dominante, esse pet é dependente do tutor. Sendo assim, não gosta de passar muito tempo só em casa. Além de ficar triste, pode criar comportamentos inadequados, como o destrutivo.

Barulhento

É muito comum que o cachorro dessa raça seja barulhento. Ou seja, ele vai latir para chamar atenção, latir para avisar algo estranho, latir para pedir alguma coisa etc. A certeza que se tem é que ele vai latir muito durante a vida.

Alerta

Falando em “latir para avisar algo estranho”, chegamos a uma característica natural do chihuahua: trata-se de um cachorro alerta. Dessa forma, é uma boa opção para quem busca um cão de alarme, pois ele está sempre ligado em tudo o que está ocorrendo ao redor.

Exigente com comida

Entre as atitudes típicas do comportamento de um chihuahua está a de ser exigente com comida. Por isso, é indicado conversar com o veterinário ou com algum especialista em nutrição animal. Assim, vocês estabelecem uma dieta saudável e palatável para o cão.

Dedicado

Além de tudo, o pequeno chihuahua é um cachorro dedicado a família. Quando for momento para festa, ele estará ao lado do tutor. Mas se for necessário ficar quieto, ele também vai saber ficar juntinho.

Rápido

Uma característica típica do terrier é a agilidade. E de acordo com a AKC, o chihuahua possui um comportamento semelhante a esses animais. Por isso, ele também é considerado rápido e ágil.

Veja também10 verdades sobre ter um cãozinho de pequeno porte

Corajoso

Se um ditado popular pudesse descrever o chihuahua ele seria: “Tamanho não é documento”. Isso porque, mesmo a raça sendo considerada a menor do mundo, o cãozinho que a representa tem atitude de cão de grande porte.

Vivaz

Juntando a alegria de viver e o jeito entusiasmado de ser, pode-se dizer que o chihuahua é um cachorro vivaz. Além disso, um cão gracioso e equilibrado. 

Adaptável

Essa raça adora viver em ambientes urbanos e qualquer casa é uma mansão para seu tamanho minúsculo. Sendo assim, é um cão que se adapta muito facilmente aos novos ambientes.

Brincalhão

Mesmo sendo um cachorro brincalhão, o chihuahua não é indicado para casas com crianças muito pequenas. Isso porque, elas podem acabar machucando o cão por ser muito pequeno. Portanto, é mais apropriado para casas com adolescentes ou crianças maiores.

Cheio de vida

Segundo a descrição da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), além de rápido, alerta, muito corajoso, o chihuahua também é cheio de vida. Por isso, vai saber aproveitar os bons momentos com o tutor.

Veja também: 10 chihuahuas que vão roubar o seu coração. Veja o porquê

Informações e características importantes

Mesmo sabendo informações sobre a personalidade do chihuahua, você também precisa entender outros aspectos dessa raça. Antes de levar um para casa, converse com a família sobre a cor dos pelos, do tipo de pelagem e quem ficará responsável pelos cuidados que esse cãozinho precisa.

O chihuahua é muito adaptável a novos ambientes, servindo para casas ou apartamentos

Um dos traços marcantes dessa raça é o latido, que são constantes e enérgicos (Foto: depositphotos)

Chihuahua preto ou branco

Além dos tipos preto e branco, unicolor, o chihuahua também pode ter outras tonalidades. “Todas as cores, em todas as suas tonalidades e combinações são aceitas, exceto o merle”, explica a CBKC.

Em qual canil comprar essa raça?

Existem muitos canis no Brasil especializados na raça e também alguns criadores independentes. Contudo, é ideal optar por aquele que prove que não há maus tratos contra animais.

Infelizmente, muitos dos vendedores submetem esses animais a situações desumanas, apenas para lucrar com a vida deles. Dessa forma, a adoção também pode ser uma forte opção.

Chihuahua pelo longo

Ainda segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, existem dois tipos de chihuahua. O mais conhecido deles é o de pelo curto, mas existe ainda o de pelo longo. Nesse último caso, os pelos devem ser lisos, macios e brilhosos.

Veja também: Curiosidades sobre o chihuahua

Como cuidar desse pet?

Em primeiro lugar é importante cuidar da alimentação ideal para esse cão. Pois trata-se de um animal de pequeno porte e que tem suas próprias necessidades. Além disso, você precisa estar atento ao período de vacinas e vermífugos, principalmente na fase filhote.

Já com relação aos problemas comuns que afetam a raça, a American Kennel Club destaca: doenças cardíacas, doença ocular, luxação patelar e a epilepsia idiopática. Contudo, ainda segundo o órgão, essas situações podem ser evitadas com a escolha de um criador responsável.

Por fim, o último cuidado que você como tutor deve ter é com relação aos passeios. Isso porque, ao mesmo tempo que é vivaz é também uma raça muito pequena e frágil. Nesse sentido, caminhadas no parque são suficientes para suprir a necessidade física desse animal.

Ter ou não ter um chihuahua?

Como você já sabe, o chihuahua é um cachorro dedicado e vivaz. Também pode ser muito rápido, corajoso e alerta. Contudo, não é muito indicado para famílias com crianças pequenas, devido ao risco que ele pode correr de ser machucado por elas.

Sendo assim, levando em consideração todos os traços já mencionados com relação a personalidade e comportamento do chihuahua, você deve se perguntar se a raça é ideal para seu jeito de viver.

Seja ele preto, branco, de pelo longo ou curto, comprado ou adotado, deve ser uma escolha bem pensada. Só assim para compartilhar de uma vida feliz com mais um novo membro da família.

Personalidade do chihuahua

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.