Personalidade e comportamento do husky siberiano: 20 verdades

Desde filhote é possível conhecer um pouco da personalidade e comportamento do husky siberiano. E se você é uma pessoa encantada com essa raça e pensa em ter um, entenda mais sobre como esse animal se comporta.

De uma forma geral, o husky siberiano é tido como um animal alerta e inteligente. Mas outras características também são atribuídas a esse pet, a exemplo de extrovertido, amigável e gentil. Nesse artigo, você pode conferir 20 verdades sobre o temperamento da raça.

Além de entender a personalidade e comportamento do husky siberiano, você também fica por dentro de outras informações importantes. Por exemplo, você sabe quais são as cores dessa raça? Ou sabe como cuidar de um husky?

Ainda com esse artigo, você descobre qual a melhor opção: se comprar um filhote de husky siberiano ou adotar um. Todas essas questões são respondidas no decorrer do texto. Por fim, você pode avaliar se esse cão combina ou não com seu estilo de vida.

Personalidade e comportamento do husky siberiano

Como parte da personalidade e comportamento do husky siberiano está a teimosia

O husky siberiano tem muita energia, demandando atividades físicas diárias (Foto: depositphotos)

• Alerta
  • Resistente

Veja também: 10 raças caninas que mais se parecem com lobos

Alerta

O husky siberiano vive atentamente para tudo o que lhe cerca. Mas apesar de ser um cão alerta, não apresenta um comportamento agressivo. Independentemente se for reagir a um animal ou a pessoas desconhecidas.

Inteligente

Outra característica importante de se destacar com relação ao husky é a inteligência da raça. Inclusive, ela deve ser aproveitada e trabalhada desde filhote, quando o animal aprende com mais facilidade. Nesse sentido, ainda com o cão pequeno inicie o processo de adestramento.

Extrovertido

Se você busca um companheiro extrovertido, saiba que você pode encontrá-lo no husky. Cheio de vida, a raça é do tipo que adora brincar com a família de humanos, principalmente em lugares abertos.

Amigável

É impossível olhar para o focinho do husky e não perceber o quão amigável ele é. Isso porque a raça já possui uma aparência convidativa para criar um laço de amizade verdadeiro e duradouro com o tutor.

Gentil

Essa característica é observada tanto pela American Kennel Club (AKC) como também pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). Ambos os órgãos afirmam que o husky é um cão de gentilezas.

Leal

Assim como todas as raças, o husky siberiano é um cachorro leal ao tutor. Por ter sido criado para puxar trenós, convive com os humanos desde cedo. Nesse sentido, aprendeu a viver em harmonia e companheirismo com as pessoas.

Veja também: Descubra quais as raças de cães que puxam trenós

Determinado

Uma das poucas características preocupantes da raça é a determinação. Esse fator pode testar a paciência do tutor, pois ele implica no processo de aprendizagem do animal. Quanto mais determinado o cachorro é, mais teimoso ele pode ser.

Meigo

Mas quando o assunto é o relacionamento entre tutor e cão, essa raça demonstra-se meiga. Portanto, trata-se de um animal cheio de amor para oferecer aos donos.

Enérgico

Se você não gosta de fazer caminhadas ou de exercícios físicos, não deve pensar em ter um husky. Isso porque essa raça é extremamente enérgica e por isso precisa de muita atividade para gastar a energia. É indicado exercitá-lo pelo menos uma vez por dia.

Receptivo

Ter um husky siberiano em casa é ter a certeza de que ao chegar, você terá uma grande recepção. Independentemente de quanto tempo você vai passar fora de casa, seja 5 minutos ou uma semana a alegria da recepção será a mesma.

Independente

Outra característica preocupante é a independência. Esse ponto é quase que uma consequência da determinação, também apresentada pela raça. Sendo assim, donos inexperientes podem encontrar problemas para treiná-lo ou exercitá-lo.

Afetuoso

Mesmo sendo um pouco teimoso, o husky siberiano também tem um lado afetuoso. Por isso apresenta um histórico de bom relacionamento com humanos.

Perspicaz

Animado, bem-disposto e divertido. Essas são as características que definem o comportamento de um husky. Por isso, se você quer diversão ao lado de um amigo de quatro patas, leve agora um cão dessa raça para casa.

Reservado

Enquanto é um animal perspicaz com os humanos da família, é reservado com pessoas desconhecidas. Contudo, não faz o tipo agressivo, apenas apresenta uma certa desconfiança com quem não possui intimidade.

Adaptável

Quem olha para um husky siberiano com toda a longa pelagem, acredita que essa raça não pode viver em lugares mais tropicais. Porém, esse é um cão adaptável e por isso pode conviver com o calor, desde que seus humanos possam lhe proporcionar conforto.

Sociável

Como foi criado para trabalhar em matilhas, transformou-se em um cão sociável com os cachorros de mesma raça. Entretanto, pode perseguir animais menores, inclusive outros cães de porte inferior. Por isso, é preciso cuidado com esses pequenos dentro e fora de casa.

Apegado

Uma vez conquistado o coração do husky, esse laço é para sempre. Isso porque o cão dessa raça é muito apegado. Por isso também sofre bastante se for deixado em casa sozinho por muito tempo.

Dócil

Por ser apegado com a família é também um cachorro extremamente dócil. Gosta de ficar perto de quem ama e tem a ânsia de fazer sua família feliz.