,

Personalidade e comportamento do golden retriever: 21 fatos importantes

Os tutores que já possuem um cão desse afirmam que a raça é afável, confiável, amigável, fiel, confiante e inteligente

A partir de filhote, a personalidade e comportamento do golden retriever vão se formando. Por isso, é importante que você invista em socialização e adestramento desde cedo. Assim é possível desfrutar de um golden adulto e equilibrado.

Comumente, os tutores que já possuem um cão desse afirmam que a raça é afável, confiável e amigável. Além disso, contam como o golden retriever é fiel, confiante e inteligente. Mas esses são só alguns dos aspectos da natureza desse cão.

E é devido a essas características temperamentais da raça que ela se tornou tão querida no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela está em 3º lugar na lista de popularidade elaborada pela American Kennel Club (AKC).

Portanto, é possível dizer que a personalidade e comportamento do golden retriever são capazes de conquistar os corações. Se você é um desses apaixonados pela raça, descubra mais razões para ter um cão desse em sua vida.

Cachorro da raça golden retriever

Além de amigável e fiel, essa raça é bondosa com todas as faixas etárias (Foto: depositphotos)

Personalidade e comportamento do golden retriever: 21 fatos

  • Afável
  • Confiável
  • Amigável
  • Fiel
  • Confiante
  • Inteligente
  • Calmo
  • Gentil
  • Ativo
  • Obediente
  • Determinado
  • Alegre
  • Bondoso
  • Enérgico
  • Dócil
  • Brincalhão
  • Receptivo
  • Paciente
  • Sociável
  • Dedicado
  • Extrovertido
  • Companheiro

Veja também: Golden retriever – Saiba tudo sobre esta raça

Afável

Antes de mais nada, vale ressaltar o jeito carinhoso como essa raça age. Nesse sentido, é um cachorro muito afável com todos da família, tendo tendência a se apegar com facilidade aos humanos.

Confiável

Além de ser um cão carinhoso, é também um animal confiável. Isso significa dizer que o golden retriever é excelente para casas com crianças, independentemente do tamanho delas.

Amigável

Para complementar o jeito amável e confiável da raça, é possível ainda destacar a característica amigável que ela possui. Desse modo, torna-se um cão sociável que não é desconfiado com ninguém, nem mesmo estranhos.

Fiel

Amabilidade e sensibilidade fazem parte do que esse cachorro é. Assim, passa a ser visto como um animal fiel aos seus tutores, sendo ainda muito compreensivo com os seus donos.

Confiante

Outra característica comportamental do golden retriever tem haver com seu jeito de ver o mundo. Ou seja, ele é um cachorro confiante, seguro e resolvido.

Inteligente

De acordo com o especialista em comportamento canino, Staney Coren, o golden retriever ocupa o 4º lugar dos 10 cães mais inteligentes. A lista completa compôs o livro de Coren chamado de “A inteligência dos Cães”.

Calmo

Por ser um cachorro calmo é indicado para qualquer lar. Por isso, vive muito bem em uma casa com crianças ou com pessoas mais velhas.

Gentil

Gentileza é outra virtude dos animais desse tipo. E como gosta de carregar coisas com a boca, pode lhe ajudar a carregar sacolas de compras.

Ativo

Mesmo sendo um cachorro calmo, o golden retriever é ativo e adora estar em movimento. Além de ter uma habilidade natural para o trabalho, ele ama nadar, correr e brincar.

Obediente

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, o adestramento com esse cão é considerado fácil. Isso porque, além de inteligente, o cãozinho gosta de agradar o tutor.

Veja também: Como cuidar e adestrar um filhote de golden retriever?

Determinado

Considerado um cão determinado, o golden vai até o fim quando inicia alguma ação. Além disso, é seguro de si, decidido e firme.

Alegre

Já a alegria dessa raça é contagiante. Sempre com uma expressão de felicidade, vai tornar os seus dias ainda mais animados.

Bondoso

Essa característica da raça fez com que ela fosse ideal para acompanhar cadeirantes. E também por isso, é excelente com as crianças.

Enérgico

Energia o golden retriever tem de sobra. Trata-se de um cachorro entusiasmado e cheio de vitalidade por natureza.

Dócil

A docilidade da raça fez com que ela fosse excelente também para ser usada em hospitais. Com o objetivo de deixar a vida dos pacientes mais felizes, o golden é colocado como cão de terapia nas unidades de saúde.

Brincalhão

Se você quer ver seu golden retriever feliz, leve-o para um parque. Quando esses animais estão ao ar livre, eles são ainda mais felizes. E passar um tempo brincado com o tutor nesses ambientes é o paraíso para a raça.

Receptivo

Com certeza é do tipo de cachorro que vai esperar você voltar para casa. Independentemente do tempo que você passar fora, o seu cão vai fazer a maior festa ao reencontrá-lo.

Paciente

A paciência é um dom que faz parte da personalidade desse cachorro. Por essa razão,também são utilizados como cães-guia para cegos, assim como o seu parente, o labrador.

Sociável

Dificilmente o golden retriever vai agir com desconfiança ao ver estranhos. Eles são naturalmente sociáveis, tanto com pessoas como também com outros animais de estimação.

Dedicado

Além de todas as características já citadas, o golden é também um cachorro bastante dedicado. Vive ansioso em agradar os tutores.

Extrovertido

Durante toda a vida o golden retriever se mantém alegre e divertido. Quando filhote é agitado, mas mantém esse comportamento na fase adulta.

Companheiro

Um amigo confiável, dedicado e amoroso não podia ser menos que um bom companheiro. E é exatamente isso que o golden retriever é.

Outras informações e características importantes

Para ter um golden retriever é necessário ter em mente que ele precisa de alguns cuidados específicos, principalmente na fase filhote.

Além disso, se você está interessado em criar um cão dessa raça precisa de informações extras, como quanto custa para comprar e quais as cores possíveis desse pet.

Cachorro da raça golden retriever

Essa raça pode ser de qualquer tom de dourado ou creme (Foto: depositphotos)

Golden retriever filhote

Assim como qualquer filhote, o golden retriever precisa tomar vacinas polivalentes após os 45 dias de vida. Essa medida é utilizada para prevenir o surgimento de doenças como cinomose, parvovirose, hepatite e outras.

Veja também: Saúde do golden retriever: doenças e cuidados básicos

Outro cuidado nessa fase é o de vermifugar o cão, eliminando os vermes do animal. Além disso, você deve estar atento as medidas preventivas quanto o surgimento de pulgas e carrapatos. Isso porque, ambos podem causar doenças sérias no pet.

Cores dessa raça

De acordo com a CBKC, essa raça pode ser de qualquer tom de dourado ou creme. As demais cores não são aceitas para esse cão. “Somente alguns pelos brancos no peito são permitidos”, afirma o órgão brasileiro.

Quanto custa um golden retriever?

O filhote de golden retriever pode custar de R$ 1.500 a R$ 3.500. Contudo, há a possibilidade de adoção também. Isso porque, alguns canis e criadores independentes acabam explorando os animais para ganharem dinheiro com seus filhotes. Uma forma de evitar isso é optar pelo processo de adoção.

Como cuidar desse cão?

De acordo com o Bruce Fogle, as alergias cutâneas e gastrintestinais são bem comuns nos cães dessa raça. Já a displasia coxofemoral pode ser observada em programas de criação.

Além disso, a AKC alerta para outros possíveis problemas como as condições oculares, a exemplo da catarata juvenil, uveíte pigmentar e atrofia progressiva da retina. Há ainda as doenças cardíacas e os sinais de infecção nas orelhas.

Por fim, lembre-se sempre de passear com o seu golden. Esse tipo de atitude serve para que o animal cresça com um bom comportamento, evitando um cão adulto destrutivo ou tedioso.

Veja tambémCatarata nos cachorros: Tratamento e prevenção da doença

Golden retriever: Ter ou não ter um?

Agora que você sabe sobre a personalidade e comportamento do golden retriever, pense se ele é ideal para sua família. Para isso, leve em consideração as características dele como afável, confiável e amigável.

Com tudo isso em mente, pense também que trata-se de um animal fiel, confiante e inteligente. Depois avalie a rotina de sua família e das pessoas que moram em sua casa. Você teria tempo para passear e brincar com um golden retriever? Teria condições financeiras para dar suporte na fase filhote do animal? Se as respostas são positivas, prepara logo o lugar para o mais novo membro da casa.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.