,

Pastor de Shetland: 17 fatos sobre personalidade e comportamento

Quando filhote o pastor de Shetland já demonstra personalidade e comportamento característicos da raça. No entanto, com o passar do tempo esses aspectos podem ser aperfeiçoados com a interferência humana na criação do cão.

De uma forma geral, esse animal é conhecido como afetuoso, vivaz, responsivo e alerta. Além disso, é considerado leal, brincalhão, gentil e inteligente. Mas também é classificado como reservado, ativo, forte e treinável.

Então, se você deseja um pastor de Shetland, mas não sabe todos os fatos sobre personalidade e comportamento desse cão, acompanhe esse artigo. Além de entender como é ter um cachorro dessa raça, você fica por dentro de outras informações.

Por exemplo, você sabe como cuidar de um cão desse? Conhece quais são as necessidades de um filhote? Nesse texto é possível encontrar respostas para essas e outras perguntas, como questões de preço, cores, tamanho e adaptação em apartamento.

Pastor de Shetland: personalidade e comportamento

Faz parte do comportamento do pastor de Shetland aprender comandos com facilidade

O pastor de Shetland foi criado para pastorear ovelhas (Foto: depositphotos)

  • Afetuoso
  • Vivaz
  • Responsivo
  • Alerta
  • Leal
  • Reservado
  • Brincalhão
  • Gentil
  • Inteligente
  • Ativo
  • Treinável
  • Forte
  • Sensível
  • Desconfiado com estranhos
  • Tímido
  • Protetor
  • Versátil

Veja também: Pastor de Shetland – Saiba tudo sobre esta raça

Afetuoso

Também chamado de sheltie, esse cachorrinho é dedicado à família. De acordo com a American Kennel Club (AKC), trata-se de um cão afetuoso e altamente sintonizado com o humor do lar.

Vivaz

Criado para pastorear ovelhas, o pastor de Shetland mantém um espírito vivaz. Adora a vida, correr, participar de atividades e esportes caninos. 

Responsivo

Quando o assunto é o treinamento, esse cachorro consegue ser responsivo. Isso significa dizer que ele responde bem e com agilidade a tudo o que lhe é ensinado.

Alerta

Sempre atento a tudo o que ocorre ao seu redor, o cachorro dessa raça é um ótimo cão de guarda. Além disso, tem tendência a latir demais, o que contribui com essa função de guardião.

Leal

A lealdade é resultante da admiração pelos tutores. Por ter trabalhado ao lado das pessoas por muito tempo,a raça aprendeu a respeitar os donos e obedecê-los independentemente de qualquer outra coisa.

Reservado

Apesar da relação afetiva com a família, o pastor de Shetland demonstra-se mais reservado com pessoas desconhecidas. Esse comportamento também pode ser observado diante de outros animais.

Brincalhão

Em casa, o sheltie é demasiadamente divertido. Adora brincadeiras, principalmente se for ao lado das crianças. Separe sempre um tempo do seu dia para brincar com esse cãozinho.

Gentil

A boa índole dessa raça é um reflexo do seu parentesco com o collie. Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), além de gentil esse cachorrinho nunca é nervoso.

Inteligente

Entre as 10 raças mais inteligentes, o pastor de Shetland posiciona-se na sexta posição. Essa classificação foi elaborada pelo especialista em comportamento canino, Staney Coren, e resultou em um livro chamado de “A inteligência dos cães”.

Ativo

O cachorro dessa raça se destaca em provas de agilidade e em jogos como o flyball. Tudo isso porque tem um comportamento ativo. Para suprir as necessidades físicas desse cãozinho, exercite-o uma vez ao dia com caminhadas longas.

Veja também: Agility: obstáculos e muita diversão para seu pet

Treinável

Outra maneira de manter essa raça em movimento é submetendo ela a treinamentos. Além de satisfazer as necessidades físicas, também supre as mentais.

Forte

Apesar de ter uma estrutura física pequena, o pastor de Shetland é um cachorro forte. Resistente e rápido são outras características dessa raça.

Sensível

Em meio a todos esses aspectos, é importante destacar que a raça é sensível. Esse traço da personalidade do cãozinho fortalece ainda mais a relação com a família.

Desconfiado com estranhos

Por estranhar pessoas desconhecidas e estar sempre em alerta, é um cachorro excelente para trabalhar como cão de guarda.

Tímido

No primeiro contato, o pastor de Shetland é tímido. No entanto, com o passar do tempo, ele vai ganhando confiança e interagindo mais com as pessoas.

Protetor

Além de proteger a família, essa raça também trabalha para garantir segurança onde vive. Esse instinto vem desde a sua criação, quando era utilizado para cuidar dos rebanhos de ovelhas.

Versátil

O pastor de Shetland é versátil pois consegue viver em lugares rurais e urbanos. Além disso, é um cachorro que se adapta bem a famílias grandes ou em casas onde há apenas uma pessoa.

Outras informações e características importantes

Entre 12 a 14 anos é a expectativa de vida de um pastor de Shetland, de acordo com informações da American Kennel Club. Para aproveitar bem esse tempo ao lado do cachorro, você deve providenciar alguns cuidados especiais com a raça. Quer saber mais? Então confira as informações e características extras a seguir.

Como cuidar de um cão dessa raça?

Antes de mais nada, é preciso levar em consideração as especificidades dessa raça. Assim como qualquer outro cão, o pastor de Shetland pode apresentar alguns problemas de saúde comuns. Por exemplo, esse cão está predisposto a ter displasia da anca, doença da tireoide e dermatomiosite.

O pastor de Shetland é um cachorro que se adapta bem a famílias grandes ou pequenas

O pastor de Shetland é versátil pois consegue viver em lugares rurais e urbanos (Foto: depositphotos)

Além disso, o sheltie também pode desenvolver doenças oculares, como a anomalia do olho do collie (CEA) e atrofia progressiva da retina (APR). Doença de von Willebrand (VWD), mucoceles da vesícula biliar e epilepsia são outros problemas de saúde que costumam afetar a raça.

Diante de tantas doenças, a AKC recomenda que antes de pegar um cão desse para criar você deve submeter o animal a exames. “Testes estão disponíveis para muitos distúrbios potencialmente hereditários, e testes de saúde mínimos de reprodução são recomendados pelo clube nacional da raça”, explica o órgão norte-americano.

De qualquer forma, é indicado levar o animal para o veterinário pelo menos duas vezes ao ano para a realização de um check up ou quando se fizer necessário. Pois quanto mais cedo descobrir o problema, mais chances o animal tem de se recuperar.

Além dos cuidados com a saúde, você também deve ter uma atenção especial com a estética do animal. Devido a exacerbada quantidade de pelo, o pastor de Shetland precisa de escovação regular evitando o surgimento de nós.  

Pastor de Shetland filhote

Da mesma maneira que um cachorro adulto precisa de cuidados especiais, um pastor de Shetland filhote também precisa. Por isso, é recomendado que você busque o auxílio de um veterinário para estabelecer as medidas de prevenção do animalzinho.

Por exemplo, como o cachorro filhote não possui o sistema imunológico completo, é recomendado a aplicação de vacinas polivalentes. Com esse método, você evita o contágio de doenças como cinomose, parvovirose, hepatite etc. Além disso, é imprescindível o uso de carrapaticidas, vermífugos e anti-pulgas. 

Qual o preço do cachorro?

Um filhote de cachorro dessa raça pode custar entre R$ 2 mil e R$ 6 mil. Mas antes de comprar, veja se o animal vive em boas condições. Isso porque, infelizmente muitos vendedores exploram os cães para lucrarem. De uma maneira geral, se você deseja evitar essa situação, pense na adoção como opção.

Pastor de Shetland em apartamento?

Mesmo não sendo um cachorro de porte grande, o pastor de Shetland não deve viver em apartamentos. Assim, o ideal são casas com um bom espaço aberto para o animal ter onde brincar, correr e se divertir, principalmente quando está sozinho.

Tamanho e cores do cão

O tamanho do pastor de Shetland varia entre 33 a 41 centímetros. Já o peso pode ser 7 a 11 quilos. Agora quando o assunto é a cor desse cachorro, saiba que há uma certa variação. Por exemplo, ele pode ser preto, marrom, zibelina e marmorizado. Contudo, há sempre manchas brancas.

Veja também: As raças mais inteligentes

Pastor de Shetland: ter ou não ter um cão dessa raça?

Pronto, agora que você já leu “Pastor de Shetland: 17 fatos sobre personalidade e comportamento”, está pronto para decidir se leva ou não esse cachorro para casa. Para isso, leve em consideração características da raça como afetuoso, vivaz, responsivo e alerta.

Lembre-se também que ele é um cão leal, reservado, brincalhão e gentil. E que você vai poder desfrutar de um filhote inteligente, ativo, treinável e forte. Mas antes de buscar preço, canil e as cores do animal, saiba que mesmo com um tamanho pequeno ele não vive bem em apartamento. Além disso, precisa de atividades físicas e demanda tempo para cuidar da pelagem.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.