,

Pastor australiano: 17 fatos sobre personalidade e comportamento

Quer um filhote de pastor australiano? Então comece entendendo a personalidade e comportamento dessa raça. Isso porque essas informações são necessárias para descobrir como é o temperamento de um cachorro como esse.

Assim, com esse entendimento, você pode decidir se o cãozinho combina com seu estilo de vida. Para isso, leve em consideração características como afetuoso, inteligente e protetor. Além disso, trata-se de um cachorro com boa natureza e extremamente ativo.

Portanto, ao saber de todas as 17 verdades sobre personalidade e comportamento do pastor australiano, você pode se preocupar com outras questões. Por exemplo: onde comprar ou em qual canil encontrar essa raça, quais as cores disponíveis (branco, blue merle), o tipo de pelo se curto ou longo.

Além disso, você deve estar atento ao preço dessa raça ou levar em consideração a adoção. Por fim, mas não menos importante, os cuidados com a saúde que esse animal demanda. Todas essas informações você encontra aqui, vamos conhecê-las?

Pastor australiano: personalidade e comportamento

Faz parte do comportamento do pastor australiano ser ativo e muito trabalhador

O diferencial dessa raça é sua pelagem macia e colorida (Foto: depositphotos)

  • Boa natureza
  • Afetuoso
  • Inteligente
  • Ativo
  • Protetor
  • Gosta de trabalhar
  • Companheiro
  • Entusiasmado
  • Tranquilo
  • Gosta de agradar
  • Adaptável
  • Receptivo
  • Brincalhão
  • Leal
  • Reservado com estranhos
  • Dedicado
  • Carinhoso

Veja também: Pastor Australiano – Saiba mais sobre esta raça

Boa natureza

Afirmar que o cachorro tem uma boa natureza é o mesmo que dizer que uma pessoa é educada. Isso porque, um cão com essa característica é um cão com bons modos, sensível e muito carinhoso com todos da família.

Afetuoso

Falando em carinhoso, é possível dizer também que o pastor australiano é afetuoso. Por esse motivo, o cãozinho da raça gosta de demonstrar a afeição que sente pelos tutores.

Inteligente

Apesar de não estar na lista das raças mais inteligentes criada pelo especialista em comportamento canino, Staney Coren, o pastor australiano é um cão super esperto.

Ativo

Naturalmente cheio de energia, o cachorro dessa raça não é indicado para donos sedentários. Isso porque esse pet precisa de exercícios regulares, evitando o tédio e comportamentos destrutivos.

Protetor

Como foi criado para pastorar ovelhas e cuidar desses rebanhos, tem o instinto protetor forte. O mais legal é que esse comportamento se estende para com os tutores e com o lugar onde mora.

Gosta de trabalhar

Além de manter o instituto protetor, esse cachorrinho adora trabalhar. Por isso, é recomendado que ele viva em fazendas ou em ambientes com muito espaço. Dessa forma, esse pastor vai ter como se divertir mesmo sozinho.

Companheiro

Como esteve acompanhando o trabalho dos homens de perto, a presença humana é desejada por esse cachorrinho em todos os momentos. E mais, trata-se de um companheiro fiel.

Entusiasmado

Não é a toa que o cachorro dessa raça é caracterizado como cheio de vida. Se tiver a oportunidade, vai passar a maior parte do dia brincando, correndo e pastorando o que encontrar pelo caminho.

Tranquilo

Apesar de entusiasmado, também possui um lado tranquilo. Por esse motivo, é um cachorro indicado para crianças maiores. A meninada e os adolescentes vão adorar passar o dia ao lado desse amiguinho.

Gosta de agradar

Além de inteligente, essa raça gosta de agradar o tutor. Sendo assim, aprende com uma certa facilidade os ensinamentos que lhe são passados.

Adaptável

Mesmo que a fazenda seja o lugar ideal para a raça, esse cachorrinho pode viver bem em casas que possuem um bom espaço aberto. No entanto, é necessário oferecer ao animal longas caminhadas e períodos com bastante brincadeiras.

Receptivo

Quer festa ao voltar para casa depois de um dia de trabalho? Então você pode parar suas pesquisas por raças agora mesmo. O pastor australiano comemora a cada volta sua para o lar, mostrando o quanto você é importante.

Brincalhão

Entre as brincadeiras favoritas do pastor australiano estão as de perseguição de objetos. Portanto, para ter um cachorro desse tem que arrumar um tempinho para as brincadeiras de forma diária.

Leal

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), essa raça é uma companheira leal para os humanos. Por isso, quem busca uma amizade verdadeira, pode encontrar no pastor australiano.

Reservado com estranhos

Mesmo sendo um cachorro afetuoso, pode demonstrar-se reservado com estranhos. Isso se deve ao fato de ser instintivamente um cão de guarda.

Dedicado

Dê uma tarefa ao pastor australiano e surpreenda-se com a maestria e a competência desse cãozinho. Tudo isso porque ele é dedicado, inteligente e gosta de agradar. 

Carinhoso

Por fim, mas não mesmo importante, essa raça é extremamente carinhosa. Além de apreciar a companhia dos humanos, gosta mesmo de ser acariciado e de receber toda a atenção que os cães merecem.

Informações e características importantes

A expectativa de vida do pastor australiano varia de 12 a 15 anos, de acordo com informações da American Kennel Club (AKC). Para prolongar a vida desse animal, são necessários alguns cuidados específicos com a saúde, desde filhote até a velhice.

Como cuidar de um pastor australiano?

Assim como outras raças, o pastor australiano pode desenvolver problemas comuns de saúde. Entre as possíveis doenças estão o hipotireoidismo, a anomalia do olho do collie (CEA, sigla em inglês) e a epilepsia.

Displasia da anca, cataratas e alguns tipos de câncer são problemas de saúde que podem surgir nessa raça, segundo a AKC. Por todos esses desafios, é recomendado manter o contato com o veterinário. Quanto mais cedo descobrir a doença, mais fácil é a recuperação.

Mas além dos cuidados com a saúde, é importante atentar-se com as questões estéticas da raça. Como possuem muito pelo, o cãozinho precisa de duas escovações semanais na pelagem. Porém, essa frequência pode aumentar em períodos de muda.

Cores dessa raça

É mais comum ver pastor australiano da cor azul merle, que é aquela mistura de cores (preto, branco, cinza, marrom). Contudo, essa raça também pode ser completamente preta, vermelha merle ou apenas vermelha. Segundo a CBKC, manchas brancas ou castanhas são possíveis e não possuem ordem.

O pastor australiano é alegre e afetuoso sendo indicado para casas com crianças

Esse cão é muito esperto, aprendendo e atendendo comandos com facilidade (Foto: depositphotos)

Pastor australiano preço

Um filhote de pastor australiano pode ser vendido por preços que variam entre R$ 2.500 a R$ 6 mil. Esse valor vai depender do tipo de vendedor, que pode ser um canil especializado na raça ou um criador independente.

De uma forma ou de outra, recomenda-se que antes da compra você veja em quais condições vivem os animais de procriação. Infelizmente, algumas pessoas comercializam os cães de raça, mas não cuidam da saúde e do bem-estar dos pais. Para evitar esse tipo de situação de vez, opte pela adoção. 

Cuidados com o filhote

Desde a fase filhote o pastor australiano precisa de cuidados. Por exemplo, após os 45 dias de vida o cão deve receber as primeiras doses de vacinas polivalentes. Assim, evita-se o contágio de doenças virais sérias, como cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Além das vacinas, é importante conversar com o veterinário e estabelecer um calendário para o uso de vermífugo, eliminando os vermes. E ficar sempre atento às medidas preventivas contra pulgas e carrapatos.

Veja também: Saiba como escolher a escova ideal para usar no pelo do seu cão

Pastor australiano: ter ou não ter um cão dessa raça?

Ter ou não ter um pastor australiano só depende de você. Isso porque, agora você já sabe tudo o que precisava sobre personalidade e comportamento dessa raça.

Ou seja, sabe que o cachorro tem um temperamento de boa natureza, afetuoso e inteligente. Também já entendeu que ele é ativo e protetor, por isso precisa de exercícios físicos e um bom adestramento.

Nesse momento, resta apenas escolher qual as cores do filhote, o canil mais responsável e preparar o bolso para o alto preço dessa raça. Depois disso, experimente de um amor que nem um valor no mundo pode comprar.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.