,

Personalidade e características do pastor alemão: 15 coisas que você precisa saber

Essa raça pode ser muito mais do que os esterótipos criados em torno dela

Quando se pensa em personalidade e características do pastor alemão, logo vem o pensamento de um cão feroz e com bravura. Mas será mesmo que essa raça se limita a esses dois aspectos? Na verdade, esse cão também pode ser forte, corajoso e até mesmo afável.

Pensando em todos os interessados nessa raça, o Clube para Cachorros preparou um conteúdo especial. São 15 verdades sobre o comportamento e temperamento dessa raça. Pois assim fica mais fácil de imaginar como é ter um animal desse em casa.

Além disso, você fica por dentro de outras informações sobre a raça. Por exemplo, o preço desse cão e os principais tipos como: pastor alemão de capa preta, o todo branco e o preto.

Pastor alemão: 15 coisas sobre personalidade e características

Pastor alemão

Por ser inteligente, obediente e ágil, o pastor alemão é um excelente cão policial (Foto: depositphotos)

  • Afável
  • Confiável
  • Forte
  • Ágil
  • Alerta
  • Amigável
  • Protetor
  • Obediente
  • Inteligente
  • Corajoso
  • Leal
  • Atlético
  • Dominante
  • Brincalhão
  • Focado

Afável

Com toda a fama de feroz que o pastor alemão tem, a característica afável pode soar um tanto quanto espantosa. Mas não se engane pelas falsas aparências, isso porque a raça é extremamente carinhosa com as pessoas da família.

Confiável

Além de afável, esse pode ser considerado um cão confiável. Tanto que é reconhecido por especialistas como o cão policial e militar mais bem-sucedido do mundo, conforme aponta o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da editora Zahar, Bruce Fogle.

Forte

Essa deve ser a característica física mais comum atribuída a um pastor alemão. E de fato, trata-se de um cachorro com estrutura corporal muito forte. De acordo com a American Kennel Club (AKC), as patas dianteiras são poderosas, o pescoço forte e as coxas musculosas.

Ágil

Outro importante aspecto da raça é a agilidade, por isso é reconhecido como um cachorro de trabalho versátil. Entre os trabalhos desenvolvidos pelo pastor alemão estão: cão policial, cão de guarda, cão de busca e resgate e até mesmo como cão-guia.

Alerta

Por ser um cão que vive em alerta, é um excelente cão de guarda. Absolutamente nada escapa ao olhar atento e a audição aguçada da raça, principalmente se tratando de um pastor alemão de capa preta.

Amigável

Enquanto o pastor alemão vive em alerta e desconfiado com estranhos, ele também mantem-se amigável com as pessoas da família. Além disso, a raça aprecia viver na presença dos seres humanos. Por isso, é tido como um companheiro inseparável.

Protetor

Como age com desconfiança e vigilância na presença de pessoas estranhas, o pastor alemão é um cão protetor da família e do lar. Também por essa razão que é tido com um cão de guarda e um cão policial.

Obediente

Ainda de acordo com as informações oferecidas por Bruce Fogle, o adestramento com um pastor alemão é muito fácil. Isso porque, ele é um cachorro obediente, que vive ansioso para agradar o tutor e que gosta disso.

Inteligente

No livro “A Inteligência dos Cães”, da editora Ediouro, o professor da Universidade de Columbia, no Canadá, Stanley Coren fez uma relação das raças mais inteligentes. Com 110 tipos de cães, o autor da pesquisa percebeu que o pastor alemão de capa preta é o terceiro mais inteligente. A raça só perde para o border collie e o poodle, respectivamente.

Corajoso

De uma maneira geral, o pastor alemão é um cachorro corajoso. É possível dizer que ele pode dar a vida para salvar ou ajudar as pessoas que ele gosta. Sendo assim, a raça combina coragem e sensibilidade.

Leal

A lealdade é uma característica pertinente na personalidade de um pastor. Além de tutores constatarem esse aspecto, especialistas em animais de estimação também reafirmam esse lado do cão, a exemplo disso está a American Kennel Club.

Atlético

“Com seu caminhar ritmado, é um cão multiuso que participa de provas de pastoreio e localização e sobressai em agility e obediência“, define o PhD em medicina veterinária. Por tudo isso, é considerado um cachorro atlético.

Dominante

Apesar de obediente, o pastor alemão pode ser um cachorro dominante. Isso significa dizer que ele precisa de um tutor experiente e ativo. Adestramento desde filhote é o mais recomendado para cães dessa raça.

Brincalhão

Mesmo com toda a fama de durão, esse cão consegue preservar um lado brincalhão que se aflora com os tutores. Além disso, adora aventuras e pode ser um excelente companheiro para viagens ou atividades ao ar livre.

Focado

Por fim, uma outra característica da personalidade do pastor alemão é o foco que a raça tem. Esse aspecto é o que faz o adestramento ser mais fácil com essa raça. Além de torná-lo um excelente oficial.

Outras informações e importantes sobre o pastor alemão

Além de saber sobre personalidade e características do pastor alemão, há ainda outras informações importantes sobre essa raça. Por exemplo, de acordo com Bruce Fogle, os tutores precisam estar atentos aos cuidados com a saúde do pet.

Entre os possíveis problemas estão: displasia coxofemoral e mielopatia degenerativa (MD). Além disso, deficiência do pâncreas que pode restringir a digestão e, consequentemente, leva à perda de peso. No geral, a AKC afirma que o pastor alemão pode viver entre 7 a 10 anos.

Outros tópicos importantes sobre o pastor alemão são os tipos de cão dessa raça e o preço desse animal. Acompanhe!

Os principais tipos de cães pastor alemão

Existem alguns tipos de pastor alemão, confira a seguir quais são eles e quais as principais características deles!

Pastor alemão capa preta

O pastor alemão de capa preta é o tipo mais comum dessa raça. Por isso, são os mais utilizados como policial e militar. Esse animal possui o pelo amarelo e manchas prestas no dorso e, possivelmente no focinho.

Pastor alemão preto

O pastor alemão preto é completamente escuro. Além disso, o pelo desse cão é longo e possui um aspecto brilhante. Também trata-se de um cachorro forte fisicamente e muito inteligente.

Pastor alemão branco

Ao contrário do pastor alemão de capa preta e do totalmente preto, o pastor alemão branco não é reconhecido como padrão dessa raça. Conforme os padrões britânicos, essa cor é “indesejada”, como diz Bruce. Além disso, nos Estados Unidos, ela é “proibida” em competições.

Pastro alemão branco

Esse tipo de pastor não é aceito em competições nos Estados Unidos (Foto: depositphotos)

Pastor alemão belga

Na verdade, esse é um tipo diferente de pastor. Chamado apenas de pastor belga, o cão dessa raça é também brincalhão, ágil e vigilante. Dentro dessa categoria também há subtipos, como: Pastor belga malinois, pastor belga groenendael, pastor belga tervueren e pastor belga laekenois.

Preço de cães dessa raça

Por ser um cachorro popular, sendo considerado a raça mais popular de acordo com a AKC, o cão desse tipo possui um preço elevado. De uma maneira geral, o preço de um pastor alemão de capa preta pode ser, em média, de R$ 1 mil a R$ 5 mil.

Pastor alemão: ter ou não ter?

Agora que você já sabe que ser forte e feroz não são os únicos adjetivos para o cão dessa raça. E que bravura também faz parte da personalidade e características do pastor alemão, que tal pensar na possibilidade de ter um em casa?

Além de ter um companheiro protetor, você também passa a ter um amigo leal no seu lar. Além de se tornar rapidamente um membro da família carinhoso, afável e confiável.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.