Os cachorros podem ter sonhos enquanto dormem?

Dormir é muito importante não apenas para nós, seres humanos, mas também para os cachorros. É durante o sono que eles descansam e o seu organismo recupera a energia, fazendo com que o sistema imunológico funcione da maneira correta. Mas, quem tem um cãozinho em casa, já deve ter visto o seu animal de estimação ganir, ranger, se mexer bastante ou apresentar outra reação enquanto está dormindo. Por que isto ocorre?

Assim como ocorre com os seres humanos, alguns cachorros têm o sono mais agitado que outros, o que pode ter relação com os sonhos.

Os estágios do sono dos cães

O sono dos cães tem três estágios:

• NREM (movimento não-rápido dos olhos);
  • REM (movimento rápido dos olhos);
  • SWS (sono de onda lenta) – Neste estágio o cão respira profundamente enquanto dorme.

Os cães dormem, em média, nove horas por dia e, na fase superficial do sono, eles ficam quietos e alertas, apresentando uma respiração profunda e ritmada, com a redução da pressão sanguínea, metabolismo e atividade cerebral. Já no estágio REM, os olhos do cão se mexem e a respiração é considerada mais irregular, rápida e superficial. Durante o estágio REM, os cães podem mexer as orelhas, patas e até fazer alguns ruídos estranhos.

Os cachorros podem ter sonhos enquanto dormem?

Sim, os cães também sonham!

De acordo com pesquisas realizadas, existem ondas elétricas no cérebro dos cachorros parecidas com as dos humanos, o que torna possível a afirmação de que os animais também sonham. A estrutura do cérebro canino permite que eles experimentem diferentes estágios enquanto dormem, sendo que é durante o REM (movimento rápido dos olhos) que os sonhos acontecem.

Com o auxílio de um eletroencefalograma (EEG), os estudiosos foram capazes de analisar a atividade cerebral de um cachorro durante o sono e observar os padrões de ondas cerebrais, que são muito semelhantes aos dos seres humanos. Assim sendo, se você já presenciou o seu cãozinho tendo contração muscular ou outros tipos de movimento, é bastante provável que ele estava sonhando com algum evento ocorrido durante o dia.

Os estudos também sugerem que existem diferenças nos sonhos de cães de diferentes tamanhos. As raças menores, por exemplo, como maltês, podem sonhar mais frequentemente do que raças maiores, como golden retriever. Além disso, os filhotes sonham com mais frequência, pois experimentam coisas novas todos os dias.

As pesquisas também sugerem que os cães que foram traumatizados por determinados eventos, como doença ou abuso, podem reviver essas más experiências em seus sonhos.

Se você perceber que o seu cachorro está se mexendo muito durante o sono, não faça nada, pois poderá assustá-lo. Se ele estiver muito agitado, chame-o pelo nome calmamente, sem tocá-lo.

O tutor pode acompanhar o sono do seu melhor amigo canino de perto e ver se nota algum dos sinais de sonhos.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.