,

Lhasa apso: 18 fatos sobre personalidade e comportamento

Antes de querer comprar um lhasa apso é importante conhecer personalidade e comportamento da raça. Isso porque as características desse cachorro mudam ao passo em que ele deixa de ser filhote para se tornar um adulto.

De uma maneira geral, órgãos que classificam as raças afirmam que o lhasa apso é obediente, assertivo e alerta. Além disso, também citam outras características como firme, dedicado e brincalhão.

Por essa razão, quem está interessado nesse cachorro precisa conhecer o temperamento do peludinho. Só assim é possível entender se o cão combina ou não com o estilo de vida da família. Portanto, confira aqui 18 verdades sobre personalidade e comportamento do lhasa apso.

Além disso, você também fica por dentro de outras informações sobre a raça, como quais os cuidados que ela precisa ao longo da vida. Também entender as necessidades de um lhasa apso filhote e as possíveis cores que um cãozinho desse pode ter.

Lhasa apso personalidade e comportamento

Lhasa apso no parque

O lhasa apso é destemido e enfrenta qualquer problema (Foto: depositphotos)

  • Obediente
  • Assertivo
  • Alerta
  • Firme
  • Dedicado
  • Brincalhão
  • Destemido
  • Amigável
  • Confiante
  • Inteligente
  • Engraçado
  • Reservado com estranhos
  • Energético
  • Companheiro
  • Leal
  • Calmo
  • Protetor
  • Carinhoso

Veja tambémRaças de cães que não crescem muito

Obediente

De acordo com a American Kennel Club (AKC), o lhasa apso é um cachorro que gosta de agradar ao tutor. Por essa razão, o animal vai se empenhar em obedecer ao dono e atender as ordens que recebe.

Assertivo

Como é um cão obediente, consequentemente é um cachorro assertivo também. Sendo assim, é positivista durante os treinamentos que devem ser feitos de forma criativa, tendo em vista que o lhasa fica entediado com a repetição demasiada.

Alerta

Quando os monges budistas criaram o lhasa apso, eles tinham a intenção de ter um cachorro que servisse tanto como companhia como também de guarda. Por essa razão, a raça vive sempre em alerta, apesar de tratar os tutores com muito amor.

Firme

O porte pequeno dessa raça pode até dá uma impressão de fragilidade, no entanto o cachorro lhasa é firme nas atividades. Como serve para cão de guarda, mantem uma postura de confiança. Tanto que o nome da raça tibetana significa “cão leão peludo”.

Dedicado

Por ser obediente, logo se imagina que o cachorro também é dedicado. E de fato isso é verdade, uma vez que ele esta sempre disposto a ajudar a família e a servir da melhor forma possível. Fazer o dono feliz é um “mantra” para raça de criação budista.

Brincalhão

Por ter um comportamento brincalhão, o lhasa apso se perde no meio da meninada. Aliás, essa característica é uma das tantas que faz desse cachorro uma opção ideal para casas com crianças. 

Destemido

Cães de guarda tendem a ser muito corajosos e com essa raça não é diferente. Apesar do porte pequeno, o lhasa apso é destemido e enfrenta qualquer problema. Por isso, não se engane com os 28 centímetros e o focinho doce desse cão.

Amigável

Com os membros da família, o lhasa apso é um amor. E apesar de se afeiçoar a uma única pessoa da casa com mais facilidade, trata-se de um cachorro amigável com todos os conhecidos.

Confiante

Outra característica destacada pela AKC, é o jeito confiante desse cãozinho. Até mesmo no jeito de andar essa firmeza é percebida. Por isso, quem tem um lhasa apso do lado pode se sentir seguro e protegido.

Inteligente

Mesmo não estando na lista das 10 raças mais inteligentes criada pelo especialista em comportamento canino, Staney Coren, é possível dizer que o lhasa apso possui uma inteligência diferenciada.Isso porque com os métodos corretos de treinamento, a raça aprende rápido.

Engraçado

Além de todas essas características já mencionadas, o cachorro dessa raça também é tido como o grande “palhaço” dentro de casa. Por essa razão, está sempre nas rodas de conversas humanas fazendo de tudo para chamar e receber toda a atenção.

Reservado com estranhos

Enquanto é um amor com as pessoas da família, apresenta-se reservado com estranhos. Nesse sentido, recomenda-se cuidado com todos os tipos de visitas, sejam elas pessoas ou outros animais de estimação.

Energético

Apesar de não ser um cachorro esportivo, o lhasa apso é considerado energético. Dessa maneira, para suprir a energia da raça é recomendado fazer caminhas diárias com o cão em um parque. Além disso, se ele tiver como correr dentro de casa, algumas brincadeiras podem ser feitas no próprio lar.

Companheiro

Como já mencionado anteriormente, essa raça foi criada pelos monges do Tibete para servir de companhia. Por isso são cachorros muito dependentes da presença humana e que precisam ser treinados desde filhotes para evitar a ansiedade de separação.

Veja também: Conheça as raças consideradas mais calmas do mundo

Leal

Diante de um cão companheiro, a lealdade é tida como uma característica intrínseca da raça. Sendo assim, é comum afirmar que o lhasa apso é um cachorro leal por natureza.

Calmo

Mesmo com um nível de energia relevante, a raça é classificada como calma. No entanto, essa é uma característica que só existe se o animal estiver com suas necessidades físicas e mentais supridas. Caso contrário ele pode demonstrar um comportamento destrutivo.

Protetor

Unindo as características de alerta, reservado com estranhos e leal aos tutores, é possível afirmar que o lhasa apso é um cachorro protetor. Mas além de bom guardião da família, ele também atua como excelente guarda da casa.

Carinhoso

Por fim, mais uma qualidade atribuída ao cão dessa raça: carinhoso. Com uma disposição tranquila, adora receber carinho do dono ao mesmo tempo em que também faz.

Outras informações e características importantes

Ainda segundo informações da American Kennel Club, o cachorro dessa raça é considerado longevo, geralmente. Por isso que a expectativa de vida do lhasa apso é de 12 a 15 anos, podendo variar de acordo com o estilo de vida que ele leva.

Portanto, para prolongar ainda mais a vida do cachorro dessa raça, é necessário estar atento aos cuidados com a saúde do animal. Desde a fase filhote até a velhice, o cão precisa de atenção do tutor quando o assunto é qualidade de vida.

Lhasa apso filhote

Logo após o desmame, o filhote precisa receber atenção veterinária. O primeiro passo é descobrir como está a saúde do peludinho através de uma bateria de exames de sangue, bioquímicos entre outros.

Lhasa apso deitada com lacinho na cabeça

A expectativa de vida do lhasa apso é de 12 a 15 anos (Foto: depositphotos)

Depois do médico visualizar as taxas do cachorrinho, ele vai receitar os cuidados necessários. Por exemplo, nessa primeira fase da vida o lhasa apso vai precisar tomar as vacinas polivalentes responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico do cão.

Além das vacinas que previnem vírus de doenças sérias como cinomose, parvovirose, hepatite etc., outros medicamentos podem ser receitados pelo veterinário. Nesse caso, entram os carrapaticidas, os vermífugos e os anti-pulgas. 

Cuidados com essa raça

Já com relação a saúde de um cachorro adulto, é preciso cuidado com outras doenças comuns nessa raça. Segundo a AKC, a medida que o lhasa apso vai envelhecendo ele fica mais propenso a desenvolver uma disfunção renal hereditária.

Nesse sentido, recomenda-se procurar por cuidadores que trabalham com programas de melhoramento. Atualmente, criadores responsáveis só fazem cruzamentos de animais saudáveis e que não possuem esse tipo de problema na árvore genealógica.

“Outras condições a serem investigadas são olho seco, atrofia progressiva da retina (PRA), escorregamento do joelho, displasia da anca e olho de cereja“, explica o órgão norte-americano.

Diante desse quadro, é indicado que o animal seja levado ao veterinário, pelo menos, uma vez ao ano para realizar um check up. Desta maneira o cachorro tem mais chances de receber o tratamento adequado e o mais rápido possível.

Veja também: Como posso encontrar um bom veterinário para o meu cachorro?

Além dos cuidados com a saúde, o tutor também precisa estar atento a pelagem do animal. Tanto com os pelos longos como também tosado, o lhasa apso precisa de escovação diária, evitando nós nos fios.

Existe lhasa apso preto?

Existe lhasa apso preto e de outras cores. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a raça pode ser dourada, areia, mel, cinza escuro, ardósia, de fumaça, particolor, preto, branco ou amarronzado.

Lhasa apso: ter ou não ter um cachorro dessa raça?

Agora você já sabe sobre personalidade e comportamento do Lhasa apso. Também conhece quais são os cuidados necessários com esse cachorro, desde filhote até a fase idosa. Além disso, você descobriu características físicas do cão, como as cores que ele pode ter.

Com tudo isso em mente está na hora de decidir se a raça combina ou não com o estilo da sua família. Mas ao tomar a decisão, lembre-se de levar em consideração aspectos como obediente, assertivo, alerta, firme, dedicado e brincalhão.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.