Fila brasileiro: 17 verdades sobre personalidade e comportamento

Quer saber sobre personalidade e comportamento do fila brasileiro? Então você está no lugar certo, pois o Clube para Cachorros preparou esse artigo completo para quem está interessado na raça. Mas antes de querer comprar ou adotar esse cachorro gigante, confira detalhes do temperamento dele.

Por exemplo, todo mundo sabe que esse cão é corajoso, mas você sabia que ele também é dócil e leal? Além disso, o fila é obediente e determinado. Mas apesar dessas características prevalecerem na raça, elas podem ser aprimoradas com a criação.

Assim, se você deseja saber mais sobre esse cão, acompanhe o “Fila brasileiro: 17 verdades sobre personalidade e comportamento”. Esse artigo é composto por informações seguras retiradas de órgãos como a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

No entanto, além de falar sobre o temperamento dessa raça, você também pode conferir outras informações importantes. Por exemplo, você sabe como cuidar desse cão? Conhece os cuidados com um fila brasileiro filhote? Tudo isso e muito mais você encontra aqui, confira!

Fila brasileiro personalidade e comportamento

Cachorro da raça fila brasileiro

Apesar do porte gigante, esse cão é dócil e carinhoso com os tutores (Foto: depositphotos)

• Corajoso
  • Dócil
  • Leal
  • Obediente
  • Determinado
  • Amoroso
  • Dedicado
  • Companheiro
  • Fiel
  • Calmo
  • Protetor
  • Explorador
  • Forte
  • Paciente
  • Alerta
  • Confiante
  • Valente

Corajoso

Como todo mundo pode imaginar, o fila brasileiro é um cachorro corajoso. Por essa razão é muito utilizado como um cão de guarda em empresas, sítios ou propriedades no geral.

Dócil

Mesmo sendo um cachorro usado como cão de guarda, o fila é considerado dócil. Isso significa dizer que ele é um cachorro bondoso com as pessoas conhecidas, especialmente com os membros da família.

Leal

Falando em família, essa raça parece mesmo saber o significado dessa palavra. Sendo assim, demonstra uma lealdade sem tamanho com todos da casa, sempre protegendo e cuidando dos tutores.

Obediente

Por ser leal, sabe como ser obediente. De uma maneria geral, vai aprender e fazer o que você mandar de forma rápida. No entanto, para ter melhores resultados no adestramento, opte por fazê-lo desde a fase filhote.

Veja também: 10 lições para adestrar seu cachorro

Determinado

Geralmente a característica determinado é dada a animais que são relativamente teimosos. Porém, no caso do fila brasileira esse traço está relacionado a habilidade do cão de concluir suas atividades com foco e determinação.

Amoroso

Há quem não acredite que essa característica pode determinar o comportamento de um cachorro como o fila. Apesar do senso comum colocá-lo como um cão frio e sem sentimentos, a raça é um verdadeiro poço de amor para com seus donos.

Dedicado

Dê uma tarefa para esse gigante do mundo canino e surpreenda-se com a facilidade dele em conclui-la com êxito. Isso acontece com frequência porque o fila é um cachorro dedicado e gosta de satisfazer o tutor.

Companheiro

Podem até duvidar, mas a Confederação Brasileira de Cinofilia garante: esse cachorro possui um comportamento sereno. Nesse sentido, é um companheiro amável e delicado com todos da família.

Fiel

Ser fiel é mais uma características dessa raça. Ainda segundo a CBKC, “é proverbial sua fidelidade, procurando com insistência a companhia dos donos.”

Calmo

A personalidade do fila brasileiro, na maioria das vezes, é calma. Trata-se de um cachorro tranquilo, que só reage quando algo parece ameaçar a ele ou ao ambiente onde vive.

Protetor

Esse grandalhão é fiel à guarda, por isso a protege de forma exemplar. Se você busca por um cão que tem coragem para cuidar da sua propriedade, você acaba de encontrá-lo no fila brasileiro.

Explorador

Quando o cachorro não está protegendo ou descansando, ele com certeza vai estar explorando ambientes. Por possuir um bom faro, adora ficar cheirando tudo a sua volta.

Forte

Corpulento do jeito que é, a característica forte lhe cai muito bem. E caso essa força não seja controlada, ela pode acabar atrapalhando os passeios. Nesse caso, ensine ao filhote de fila que não se deve puxar a guia durante as atividades físicas.

Paciente

Pode até não parecer, mas a raça é extremamente paciente. Esse dom é especialmente utilizado com crianças, com as quais o fila brasileiro pode se dar muito bem. No entanto, o porte gigante desse cão pode espantar a meninada.

Alerta

Não é a toa que além de todas essas características, a raça também é considerada alerta. Por mais esse traço, o fila brasileiro consegue ser um ótimo cão de guarda.

Confiante

Dotado de uma confiança própria, o cachorro dessa raça revela e transmite uma segurança a todos da família.

Valente

Por fim, mas não menos importante, além de corajoso o fila é valente. Por isso, é um cachorro capaz de enfrentar qualquer situação perigosa só para salvar a família e proteger à propriedade onde vive.